Assistentes sociais na luta pelos direitos LGBT+*

Como parte da agenda do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo — 9ª Região (CRESS-SP) no Mês do Orgulho LGBT+, o Núcleo Descentralizado Leste do Conselho na capital paulista (NUCRESS Leste) promove nesta segunda-feira, dia 28 de junho, uma reunião on-line aberta para debater o tema “Trabalho social com a população LGBTQIA+”.

foto
Reprodução

Um dos destaques do encontro é a convidada Raphaela Fini, assistente social, profissional da base do CRESS-SP, mulher trans e ativista dos direitos LGBT+, com forte experiência no campo da saúde, como em projetos de prevenção em DST/AIDS. A assistente social atua, entre outros, na equipe de apoio do projeto PrEP 1519, da Faculdade de Medicina da USP, e atende a população LGBT+, como travestis e transexuais, mais especificamente, em situação de vulnerabilidades, trabalhadores/as do sexo e pessoas vivendo com HIV.

“As demandas apresentadas giram em torno da transfobia estrutural, da exclusão e desumanização que dela decorrem. Isso se materializa na falta de acesso a todos os direitos, desde ir à escola e tê-la como um espaço seguro de desenvolvimento e aprendizagem às barreiras de acesso à saúde, moradia, vida digna. Minha intervenção incide no grupo ao qual pertenço. Isso faz com que eu consiga perceber diversas nuances da exclusão social, pois também passei por esse processo”, comentou Raphaela em reportagem do Jornal Ação, do CRESS-SP (Jornal Ação, edição nº 95, dezembro de 2020: “População LGBT+: o impacto do Serviço Social”).

Voltado a assistentes sociais e ao público em geral, o evento do NUCRESS Leste será realizado na plataforma Google Meet, com inscrições gratuitas no link https://bit.ly/NucressLesteJunho

*O CRESS-SP, em decisão colegiada, opta pela utilização da sigla “LGBT+” em função das consultas a movimentos sociais, que indicam não haver consenso na utilização das demais siglas que se somam às primeiras. O entendimento é de que o símbolo “+” abarca as demais representações simbólicas.

 

Serviço:
Reunião aberta “Trabalho social com a população LGBTQIA+”
Data: 28/06, segunda-feira.
Horário: 19h30.
Local: on-line, no Google Meet (inscrições gratuitas em https://bit.ly/NucressLesteJunho).

Deixe uma resposta