Deloitte ingressa no Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e reforça compromisso de oferecer oportunidades iguais a seus profissionais

A Deloitte, maior organização de serviços profissionais do mundo, passou a integrar, a partir do mês de junho, no Brasil, o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, movimento empresarial que reúne grandes companhias em torno de dez compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+ no ambiente corporativo e na sociedade. O ingresso no Fórum representa mais um importante passo na estratégia global de inclusão e diversidade da Deloitte. A assinatura da carta com os dez compromissos ocorreu no evento de abertura do mês do Orgulho LGBTI+ e contou com a participação do CEO da empresa no Brasil, Altair Rossato, de representantes do Fórum, Reinaldo Bulgarelli e Raphael Pagotto, e de líderes do Pilar LGBTQIA+ do programa de diversidade All IN da Deloitte Brasil.

foto
Reprodução

“Na Deloitte, é responsabilidade das lideranças construir e manter um ambiente que respeite as pessoas como elas são e valorize as suas contribuições únicas”, destaca Altair Rossato, CEO da Deloitte. “Essas e outras diretrizes fazem parte de nossa Estratégia ALL IN, um programa amplo que reúne diversos grupos de afinidade, entre eles o Pilar LGBTQIA+, para praticar um de nossos valores compartilhados no mundo todo: Foster Inclusion”, complementa Altair Rossato, ao reiterar que a Deloitte no Brasil está comprometida com a promoção de uma cultura de diversidade e inclusão.

Os dez compromissos assinados pela Deloitte ao ingressar no Fórum são: Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBTI+; promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+; promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+; sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+; estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+; promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing; promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes; promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+; promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor e promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade.

Ao aderir à iniciativa, a Deloitte reforça ainda mais seu compromisso de oferecer as mesmas oportunidades a seus profissionais, promovendo um ambiente ainda mais inclusivo com ações afirmativas. Tais mudanças já podem ser observadas nas novas políticas internas que impactam diretamente a população LGBTQIA+ da empresa, por meio de treinamentos específicos e espaços de fala. Por meio do Pilar LGBTQIA+, que compõe o programa de diversidade All IN e que constitui uma comunidade de afinidade com cerca de 100 membros, a Deloitte promove encontros mensais, chamados de “Pride Talks”, convidando todos os profissionais para debaterem os mais diversos temas dentro da comunidade LGBTQIA+. Atualmente, esse pilar promove debates na mudança de políticas voltadas a sua comunidade, conforme pesquisas de clima e censo que foram implementados neste ano para que as diretrizes acompanhem o crescimento orgânico da população LGBTQIA+ na empresa.

“Nosso propósito é promover o conhecimento sobre questões LGBTQIA+ dentro e fora da nossa empresa. Há uma importância do reconhecimento do profissional LGBTQIA+ dentro do ambiente de negócios, uma vez que as empresas que acolhem esses profissionais e que possuem políticas voltadas para esse público cresceram, segundo pesquisas internacionais, 6.5 vezes mais”, afirma Elias de Souza, sócio da Deloitte e sponsor da inciativa. “Estamos mudando vidas e isso é o mais importante. Nossos profissionais se sentem confortáveis no ambiente de trabalho para serem eles mesmos. Segundo relatos, a relação entre esses profissionais e seus familiares melhorou significativamente. Ou seja, estamos impactando vidas dentro e fora da nossa empresa”, diz Souza.

Sobre o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Criado em março de 2013, o Fórum é movimento empresarial com atuação permanente reunindo grandes empresas em torno de 10 Compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+. Nosso propósito é articular empresas em torno do compromisso com o respeito e a promoção aos direitos humanos LGBTI+ no ambiente empresarial e na sociedade. Além de eventos periódicos para compartilhar as melhores práticas das empresas signatárias, fomentar o respeito à diversidade sexual e identidade de gênero e abrir espaços para diálogos entre empresas e a comunidade, “10 Compromissos para a Promoção dos Direitos LGBTI+”, expressam o entendimento sobre o papel das empresas e uma agenda de trabalho. Conheça mais em: https://www.forumempresaslgbt.com/

Deixe uma resposta