Inserção da pessoa trans no trabalho é tema de webinar

Em antecipação ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, a consultoria Tree Diversidade realiza no dia 21 de janeiro, às 11 horas da manhã, um webinar gratuito sobre a inserção da pessoa trans no mundo do trabalho. O evento será capitaneado por Pedro Sampaio, que além de trabalhar com diversidade e inclusão na consultoria paulistana, é homem trans. Ele vai explicar conceitos básicos, mas ainda hoje essenciais, sobre o que significa ser uma pessoa trans e seus desafios na sociedade de hoje.

Reprodução

“Vamos falar da diferença entre sexo biológico, identidade de gênero, orientação sexual e expressão de gênero, explicar os conceitos por trás da sigla LGBTQI+, do nome social, além de abordar a inserção da comunidade trans no mercado de trabalho e os direitos já conquistados”, antecipa.

Embora já existam iniciativas de inserção profissional, ainda são raros os programas de diversidade corporativa com ações para a inclusão de pessoas trans na alta gestão, ou mesmo nos níveis operacionais Para Sampaio, a razão da baixa inserção ainda se deve ao preconceito, à falta de empatia e respeito que caracteriza o tratamento geral da sociedade dirigido à pessoa trans. Segundo o especialista, esses fatores ainda influenciam decisões conscientes e inconscientes de preterir o ou a profissional trans a outros perfis em processos de seleção, em muitos casos sob a alegação da melhor qualificação dos demais candidatos.

Reprodução

“A pessoa trans tem uma infância e adolescência transpassada por questões que, por vezes, resultam no abandono da família, no acesso limitado à educação e na inserção precária ou nula no mercado de trabalho. Mesmo os que não passam por isso, quase sempre enfrentam preconceito diário no ambiente de trabalho”, diz Sampaio.

Nos raros casos em que a contratação chega a acontecer, é bastante comum profissionais trans relatarem enfrentar preconceito diário de chefes e colegas, pela ausência de uma cultura corporativa de inclusão e empresas despreparadas para recebê-los. Sampaio pontua que a inserção profissional das pessoas trans passa pelo reconhecimento de que elas merecem respeito, visibilidade, escuta e legitimação como qualquer pessoa.
Ele acrescenta que as empresas têm um papel importante na inserção dos membros dessa comunidade. “As pessoas são plurais, têm diferentes protagonismos e vivências e sempre têm o que agregar a uma organização”, finaliza.

O conteúdo do evento ficará disponível nas redes sociais da Tree Diversidade.

Serviço: Webinar Visibilidade Trans
Data: 21/1, às 11 horas
Inscrições: encurtador.com.br/elE39

Sobre a Tree Diversidade

A Tree Diversidade é uma das mais importantes consultorias brasileiras especializadas em diversidade e inclusão, que tem como missão trabalhar por organizações e pessoas mais diversas e inclusivas. Conta com uma equipe que carrega por si só a diversidade, composta por profissionais com expertise e certificados por organismos reconhecidos. A metodologia é proprietária, com base em estudos e métodos internacionais adaptados à cultura brasileira. A Tree traz no DNA a busca por resultados positivos e sustentáveis para as empresas e instituições que desejam capturar integralmente o valor da diversidade e da inclusão.

Saiba mais em https://www.treediversidade.com.br .

Informações à imprensa: a4&holofote
Daniel Medeiros | 11 992259634 | danielmedeiros@a4eholofote.com.br

Deixe uma resposta