Comidas portuguesas que você precisa experimentar em sua viagem

Foto: Hurb
Foto: Hurb
LOJA DAS POCS

Por Verônica Guerra, redatora do Hurb

Uma das belezas de conhecer novos lugares é além dos passeios, conhecer a cultura do país, não só histórica, mas também gastronomicamente. Óbvio que você não será obrigado a experimentar todas as iguarias locais. Faça sua viagem internacional com mente aberta e não procure só restaurantes que sirvam algo parecido com a comida brasileira, saia nas suas férias do habitual do feijão com arroz.

Portugal é um destino completo, cheio de turismo histórico, com diversas praias e belezas naturais. Algumas delicias gastronômicas de Portugal nos conhecemos em nosso dia a dia, como o pastel de belém. Se você estiver visitando as terras portuguesas, você precisa experimentar essas guloseimas feitas diretamente em Portugal. Por isso o Hurb separou 10 pratos portugueses para você se deliciar em sua viagem.

Pastéis de Bacalhau

Conhecidos aqui no Brasil como bolinhos de bacalhau, essa delicia ganha os nossos corações em épocas festivas, principalmente na Semana Santa e Natal. A quem diga que existem mais receitas de bacalhau do que dias no ano. Por isso, nada melhor do que se deliciar com esses pasteis ou melhor, bolinho de bacalhau do que de onde eles nasceram.

Foto: Hurb

Ginjinha

Se sua viagem passar por Lisboa, você precisa dar a oportunidade para o licor regional, o Ginjinha. O licor é obtido a partir da maceração da fruta ginja que é muito comum em algumas cidades portuguesas.

Pastel de Belém

Hoje em dia é muito fácil encontrar essa delicia portuguesa em terras brasileiras, em diversas padarias e confeitarias têm o pastel de Belém. Só que nessa viagem para Europa, você precisa degustar o verdadeiro pastel de belém ou como também conhecido, pastel de nata. O famoso docinho, foi criado na cozinha do Mosteiro dos Jerónimos.

Comidas portuguesas que você precisa experimentar em sua viagem
Foto: Hurb

Bifana no pão

Outro sanduiche tipicamente português é o bifana no pão, que é uma comida de rua, como se fosse os nossos “podrões” e são bem comuns no norte e sul do país. A receita inclui alho, piripiri, folhas de louro e vinho branco, dá até para fazer em casa, mas para tornar sua viagem ainda mais autentica, você precisa comer enquanto estiver viajando por Portugal.

Ovos Moles de Aveiro ou Barriga de Freira

Um dos ingredientes especiais da maioria dos doces portugueses são os ovos, principalmente a gema. Os ovos moles de aveiro ou barriga de freira é o doce que não pode faltar em sua viagem para Portugal. Consiste em uma deliciosa massa feito com gemas de ovo envolvidas em uma película que é bem parecida com a hóstia.

Foto: Hurb

Pudim da Batalha

Só por conta do nome pudim da vontade de comer! Muitos dos doces tradicionais de Portugal nascerem em mosteiro, como esse pudim que é tradicional da vila Batalha. Apesar de parecer uma queijadinha, ao morder você sente a textura diferente que é bem molhado e tem sua corânica por conta das amêndoas.

Francesinha

Apesar desse prato remeter a uma viagem à França, essa iguaria portuguesa nasceu na cidade de Porto. Será um dos sanduíches mais icônicos que irá experimentar em sua vida. O sanduíche leva linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias, tudo isso coberto por queijo derretido. Ainda leva um molho à base de tomate, piripiri e cerveja, para finalizar é acompanhado por ovo e batata frita para deixar um pouco saudável.

Foto: Hurb

Brisa do Liz

Esse doce típico da cidade de Leira, é bem parecido com o nosso quindim, mas ao invés de colocar coco, é usado amêndoas. Dá para imaginar que delicia isso vai ficar? Deu até água na boca! Por isso, não importa se está em uma viagem em família, com amigos ou sozinho, você precisa dar uma parada para apreciar e saborear essa delícia.

Sericaia

Da região de Alentejo, o Sericaia também é conhecido como Sericá ou Cericá. É provavelmente um doce de origem indiana, mas chegou ao Brasil através de Portugal e continua muito famoso no país. É um delicioso bolo molhado que leva bastante ovo, como a maioria dos doces da região. Esse doce é uma ótima pedida durante a tarde nessa sua viagem em família.

Foto: Hurb

Alheira de Mirandela

As alheiras foram criadas pelos judeus e são algo entre salsichas defumadas e chouriço, um chouriço sem porco, pois inicialmente eram feitas de galinha. Atualmente as alheiras podem ser de porco ou frango e as vezes os dois juntos com alho. Essa iguaria é servida normalmente com um ovo estalado e batatas.

Muitas gostosuras que comemos no Brasil, têm decadência portuguesa, como o arroz doce e o caldo verde. Mesmo que você conheça essas receitas a lá Brasil, dê uma oportunidade para sair de Portugal com a barriga cheia. Procure hotéis em Porto, Lisboa ou na cidade que for ficar hospedado perto de restaurantes, para realizar um tour gastronômico completo. Com um monte de comidas boas, você não vai nem se arrepender se ganhar alguns quilinhos a mais.

Foto: Hurb

No Hurb, você já consegue programar sua viagem de férias de 2021. Não perca essa oportunidade de se organizar e viajar com a oportunidade de parcelar sua viagem no boleto em até 15x! O Hurb valoriza o que é importante: você! ♥

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta