Conheça Fernando Bertozzi, pioneiro no turismo LGBTI de Búzios

Finalizando o mês do Orgulho LGBTQIA+, o escritor e ativista Fernando Bertozzi tem planos para o turismo da sua cidade. Em fevereiro deste ano, Fernando Bertozzi foi nomeado “Gerente” na Secretaria de Turismo de Armação dos Búzios. Mas antes, sua luta contra LGBTfobia e um turismo com inclusão começou há quase dez anos atrás.

foto
Reprodução

Em julho de 2013, foi fundada a primeira ONG LGBT de Búzios, o Coletivo Freedom Búzios. O grupo deu início à todas as movimentações do segmento na cidade. Com apenas 18 anos de idade, Fernando Bertozzi assumiu a presidência, e com todas as dificuldades e ataques de conservadores, conseguiu colocar na rua a 1º Parada do Orgulho LGBT de Búzios, que continuou acontecendo anualmente. Foram 6 edições do evento, que se transformou num festival chamado Pride Búzios.

 

A cultura também tomou conta da cidade, com o Show Diversidade, onde artistas do segmento se apresentavam no teatro da cicade. E também, aconteceu duas edições do Freedom Cine Fest, o festival de cinema sobre sexualidade e gênero. E no carnaval, foi lançado do “Carnagay”, único bloco voltado para o público LGBT e considerado um dos maiores blocos de carnaval da cidade. Todos assinados por Fernando Bertozzi. Em 2018 a ONG Freedom foi extinta dando espaço à DiverTur em 2020, um núcleo de turismo LGBT do município. Até o momento, foi lançado uma edição do Guia LGBTfriendly, apresentado no Congresso Estadual de Turismo.

 

“Com a Divertur falaremos do turismo LGBT com responsabilidade, e meu objetivo é fazer com que nossa cidade seja receptiva para este segmento. Com educação, cultura, respeito e igualdade venceremos essa luta. 2022 que nos aguarde!” frisou Fernando Bertozzi. Ainda em 2020, ele lançou seu primeiro livro “O irmão da minha amiga”. Trata-se de um conto juvenil onde um jovem passam por conflitos em relação à sua sexualidade. E no ano seguinte, foi nomeado “Gerente” na Secretaria de Turismo de Búzios.

 

Hoje, Fernando Bertozzi tem 26 anos e atua no Poder Público municipal da cidade que vem lutando há 8 anos por mais diversidade e inclusão. Seu maior objetivo é realizar em 2022 o maior Pride Búzios da história, se todos estiverem vacinados contra a COVID-19.

 

Deixe uma resposta