Ravih – Cantor de Parelheiros (SP) chega com mensagem otimista no Dia Nacional da Consciência Negra

Ravih é nascido e criado em Parelheiros, bairro do sul de São Paulo, e não é de hoje que a música é sua ferramenta de trabalho. Incentivado pelos pais, começou a dedilhar instrumentos aos 11 anos, o que lhe rende uma boa base como compositor e cantor, agora que faz sua estreia solo. Para ele, que também multi-instrumentista, a música é móvel e está aí para ser experimentada. Sem se inibir a estilos que possam colocá-lo numa bolha, Ravih busca trazer o que a música pede naturalmente, ora romantismo, ora consciência social, bases mais cheias ou mais minimalistas, às vezes house, R&B e até folk alternativo.

divulgação
Ravih – Reprodução

Neste primeiro single, “Lanterna”, ele se empodera com a batida do afrobeat, pano de fundo para a mensagem que quer passar sobre a força negra, a resiliência. O lançamento vem proposital neste 20 de novembro, celebrado Dia da Consciência Negra, força e história de Zumbi dos Palmares, influência direta no pensamento do músico e sua auto-educação sobre raça, classe e negritude.

Em “Lanterna”, transformou sua revolta quanto ao assassinato de crianças negras em uma canção que desdobra a tristeza dos fatos em superação, garra, arte. Sua voz macia não deixa de trazer o peso da realidade, exposto através da poética da letra.

divulgação
Ravih Reprodução

O clipe é uma produção notável, gravado nas proximidades de Parelheiros, o vídeo tem como tema um paraíso para onde vão as crianças e jovens pretos que tiveram suas vidas interrompidas. O assunto é forte mas consegue ser abordado com a aura leve, talvez trazida pelas cores predominantemente primárias do vídeo ou pela natureza usada como cenário.

Com o lançamento de “Lanterna”, Ravih começa a se inserir no crescente movimento de artistas autorais e independentes que despontam das periferias com muito a dizer e cantar. Na sequência deste single, o músico lança o primeiro EP, Distância, com quatro faixas, em 4 de dezembro.

Deixe uma resposta