Camarote Solidário da Agência AIDS recebe apoio da farmacêutica GSK/ViiV

Com o objetivo de arrecadar alimentos para ONGs que acolhem pessoas vivendo com HIV/AIDS, o Camarote Solidário chegou a sua 17ª edição no dia 23 de junho, no Parque Mário Covas, e pelo segundo ano consecutivo recebeu apoio da GSK/ ViiV Healthcare. O espaço, que reúne personalidades, jornalistas, profissionais de saúde e executivos, é uma iniciativa da Agência de Notícias da AIDS, existe desde 2002 e acontece durante a Parada do Orgulho LGBTI de São Paulo. O evento, que reuniu um total de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista em 2018, fez homenagem aos 50 anos de Stonewall, uma série de manifestações que deu início ao atual movimento LGBTI.

“Como pioneiros em soluções para o tratamento de HIV/AIDS, entendemos que somos parte chave no esforço global de combate ao HIV e na quebra dos estigmas e preconceitos com este tema.  Apoiamos a meta 90-90-90 do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), cujo objetivo principal é aumentar os índices de diagnóstico, tratamento e supressão do vírus. Temos ainda muito orgulho de ser, desde 2017, fornecedores do mais avançado tratamento para pessoas que vivem com HIV no SUS1”, afirma Vinicius Bergamim, gerente Comercial da GSK/ViiV.

“Estamos muito felizes em poder viabilizar e realizar mais um Camarote Solidário. Queremos agradecer a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, através do secretário Eduardo de Castro, do secretário-adjunto Ricardo Viegas, da jornalista Márcia Coelho, de Mara Matos e Érica Gartner. A GSK/ViiV Healthcare, através de Vinícius Bergamim, Patrícia Nascimento e Marina Passianoto. Tanto a Parada quanto o Camarote significam respeito à democracia, diversidade, tolerância, ao acolhimento e a história que todos nós construímos por todos esses anos. Nosso muito obrigada à todos e todas”, diz Roseli Tardelli, idealizadora do Camarote Solidário.

No camarote também são feitas ações de conscientização sobre o HIV com a distribuição de preservativos e folhetos informativos sobre testagem e prevenção.

Uma das principais conquistas da GSK para as pessoas que vivem com HIV é o desenvolvimento do primeiro medicamento para HIV/AIDS no mundo, em 19872. Desde então, a companhia busca novos meios para melhorar a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV e entender a melhor maneira de prevenir e tratar a doença, além de aumentar o acesso ao tratamento. Nessa linha de continuidade, em 2009, a GSK se uniu à Pfizer para criar a joint venture farmacêutica GSK/ViiV Healthcare,, que é especializada no desenvolvimento de terapias para a infecção pelo HIV.

Segundo o último boletim epidemiológico, nos últimos 11 anos foram notificados mais de 247 mil casos de HIV no Brasil, considerando que 17.248 notificações aconteceram de janeiro a junho de 20183.  Como parte do compromisso com a meta da UNAIDS, a GSK promove iniciativas com o intuito de gerar discussão em torno do tema, como:

Apoio a ONGs: a GSK/ViiV Healthcare está constantemente se aliando a organizações que têm o objetivo de ajudar pessoas que vivem com HIV em situação vulnerável. Em 2018, a empresa foi parceira da Associação de Auxílio à Criança e Adolescente Portador de HIV, localizada em São Paulo, e da Instituição Assistencial Beneficente Conceição Macedo, na Bahia. Com o apoio da GSK para essas instituições, jovens puderam completar o ano letivo e obter auxílio para conquistar empregos.

 Projeto Atitude Positiva: realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan/Dinre) e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o projeto aborda de forma lúdica e divertida temas como gravidez na adolescência, infecções sexualmente transmissíveis, HIV/AIDS, violência e diversidade. A iniciativa, que existe há 15 anos e já beneficiou mais de 135 mil alunos e professores, faz uso de diferentes linguagens como ferramenta de transformação social e viabiliza o acesso à arte e informação para jovens de regiões periféricas do Rio de Janeiro.

Campanhas de conscientização: para entrar em contato com o público e gerar conversa sobre o assunto, a GSK/ ViiV Healthcare criou o projeto Match de Responsa, um movimento nas redes sociais com o intuito de desmistificar diversas questões que giram em torno do HIV. Da mesma forma, a campanha Teste na Testa, de 2018, teve como propósito incentivar e criar o hábito da realização do teste de HIV em jovens. Microinfluenciadores e influenciadores digitais direcionaram o público para o site www.testenatesta.com.br, onde era possível encontrar informações referentes a testagem para o HIV.

Portal ParticipatHIVos: para auxiliar profissionais de saúde envolvidos na rede de cuidado de pessoas vivendo com HIV, a GSK/ViiV Healthcare desenvolveu o portal ParticipatHIVos, onde reúne informações e materiais educativos.

GSK – A GSK – uma das empresas farmacêuticas e de assistência à saúde líder do mundo – está comprometida para melhorar a qualidade da vida, permitindo que as pessoas façam mais, sintam-se melhor e vivam mais. Para mais informações, visite www.gsk.com.br.

Material dirigido ao público em geral. Por favor, consulte seu médico.

Declaração de advertência relativa a declarações prospectivas

A GSK adverte os investidores de que quaisquer declarações ou projeções prospectivas feitas pela GSK, incluindo aquelas feitas neste anúncio, estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes daqueles projetados. Tais fatores incluem, mas não estão limitados a aqueles descritos no Item 3.D ‘Principais riscos e incertezas’ no Relatório Anual da companhia no Formulário 20-F para 2016.

 

Referências bibliográficas:

  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Estudo Brasileiro demonstra maior eficácia do medicamento Dolutegravir. Disponível em: <http://www.AIDS.gov.br/pt-br/noticias/estudo-brasileiro-demonstra-maior-eficacia-do-medicamento-dolutegravir>. Acesso em 13 de dezembro de 2018
  2. GSK. 300 Years of GSK Celebrating three centuries of Innovation
  3. BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim epidemiológico HIV/AIDS 2018. Disponível em: < http://www.AIDS.gov.br/pt-br/pub/2018/boletim-epidemiologico-hivAIDS-2018>Acesso em 30 de maio de 2019.

contato@gay.tur.br

E-MAIL: contato@gay.tur.br

Deixe uma resposta