Coletivo Cultural Sankofa propõe reflexão artística sobre o afeto destinado à corpos LGBTQIA+

Quais são os afetos destinados a corpos LGBTQIA+? A pergunta que segue por anos e anos e que não possui apenas uma resposta, é a temática central do projeto Trilogia da Resistência, que traz a partir do dia 15 de julho, sempre às 19h, uma série de atividades artísticas e online, sobre o universo e os corpos LGBTQIA+.

A partir das experiências vivenciadas pelos artistas do Coletivo Cultural Sankofa – grupo de pesquisa e prática teatral – sobre os afetos violentos que transitam entre os espaços públicos das ruas e os espaços institucionais, além da dialética entre resistir e existir, o grupo transformou suas inquietações em arte.

Neste sentido, a programação conta com bate-papos, exibições do vídeo documentário e uma mostra com processos artísticos que trazem performances e atividades musicais. Ao todo, oito atividades integram a programação. São elas:  Mostra Excêntrica | dia 15, abertura com Ana Giselle/TRANSÄLIEN & Aretha Sadick; dia 16, bate papo com Leona Jovs, (atriz e diretora) e Tiely Queen (multiartista e ativista LGBTQIA+); dia 17, Performance Teatral com Coletiva Profanas, e dia 18, Pocket Show com MC Dellacroix, todas as atividades da mostra Excentrica acontecem às 19h, no perfil do Coletivo Cultural Sankofa, no Instagram. O Ciclo de Bate-Papos acontece nos dias 21 e 23 de julho, às 19h, com o Coletivo Revista Alternativa L e mediação de Tata Ribeiro, na terça-feira, e com o Coletivo Arouchianos e mediação de Rodrigo Mar, na quarta-feira, no perfil do Coletivo Cultural Sankofa do Instagram. Já as exibições do Vídeo Experimental “Pão sem queijo ou tem mais presença em mim aquilo que me falta”, que foi produzido dentro do período de pandemia, acontece nos dias 27, 28, 29 e 30 de julho, às 19h, no perfil do Facebook do Coletivo Cultural Sankofa, com mediações de Murilo Gaulês, Tata Ribeiro, Helena Araújo e Rodrigo Mar, respectivamente.

Mostra Excêntrica – Em sua 6ª edição, traz para o ambiente online suas multilinguagens, assumindo arte produzida por corpos LGBTQIA+ como plataforma estética, ética e política, um lugar possível para denuncia, conscientização e celebração. Nesta edição, a mostra será composta por artistas tranvestigeneres do teatro, da música e da performance para questionar os espaços da própria arte diante das ausências de seus corpos-narrativas. A Mostra Excêntrica busca provocar questionamentos e reflexões sobre as realidades vivenciadas por corpos LGBTQIA+ no contexto social brasileiro. Quais afetos são destinados a estes corpos e de que modo são direcionados tais afetos?

Ciclo de bate-papos  Artistas e ativistas LGBTQIA+ dialogam sobre suas presenças nas regiões que vivem e como seus corpos-afetos marcam presença nas superfícies urbanas dessa cidade.

Vídeo experimental documentário  “Pão sem queijo ou tem mais presença em mim aquilo que me falta”, é resultado do processo criativo em que artistas se redescobrem durante o isolamento social provocado pela pandemia do covid19.

Coletivo Sankofa – O Coletivo Cultural Sankofa, é um grupo de pesquisa e prática teatral criado em 2012, no extremo leste da cidade de São Paulo. Reúne artistas e educadores em torno de uma poética autoral pautada na dramaturgia do texto e do movimento como estratégia estética e ética para refletir as diferenças que marcam, atravessam, violentam e potencializam os corpos contemporâneos.

A reelaboração cênica e poética permeia as realidades vivenciadas por corpos LGBTQIA+ no contexto social brasileiro, considerando os pontos de vista sociopolítico e sociocultural. O processo desta pesquisa continuada se pauta principalmente sobre a possibilidade de afetar e ser afetado durante a movimentação do mundo e quais os encontros afetivos são possíveis para corpos LGBTQIA+ em uma cidade como São Paulo.

Programação completa

MOSTRA EXCENTRICA

Quarta-feira (15)

19h – PERFORMANCE MUSICAL COM ANA GIZA E ARETHA SADICK

Local: Instagram @coletivoculturalsankofa

Quinta-feira (16)

19h – BATE PAPO COM LEONA JOVS (ATRIZ E DIRETORA) E TIELY QUEEN (MÚLTI ARTISTA E ATIVISTA LGBTQIA+)

Local: Instagram @coletivoculturalsankofa

Sexta-feira (17)

19h – PERFORMACE TEATRAL COM COLETIVA PROFANAS

Local: Instagram @coletivoculturalsankofa

Sábado (18)

19h – POCKET SHOW COM MC DELLACROIX

Local: Instagram @coletivoculturalsankofa

CICLO DE BATE-PAPOS

Terça-feira (21)

 19h – COLETIVO REVISTA ALTERNATIVA L

mediação com Tata Ribeiro

Local: Instagram @coletivoculturalsankofa

Quinta-feira (23)

19h – COLETIVO AROUCHIANOS

mediação com Rodrigo Mar

Local: Instagram @coletivoculturalsankofa

EXIBIÇÃO DO VIDEO

Segunda-feira (27)

19h – COLETIVO SANKOFA

Mediação de Murilo Gaulês

Local: Facebook Coletivo Cultural Sankofa

Terça-feira (28)

19h – COLETIVO SANKOFA

Mediação de Tata Ribeiro

Local: Facebook Coletivo Cultural Sankofa

Quarta-feira (29)

19h – COLETIVO SANKOFA

Mediação de Helena Araujo

Local: Facebook Coletivo Cultural Sankofa

Quinta-feira (30)

19h – COLETIVO SANKOFA

Mediação de Rodrigo Mar

Local: Facebook Coletivo Cultural Sankofa

contato@gay.tur.br

E-MAIL: contato@gay.tur.br

Deixe uma resposta