Empresas que contam com diversidade e inclusão são mais inovadoras e criativas

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Atualmente a diversidade tem sido pauta de diversas campanhas de marketing, principalmente das grandes empresas, com o objetivo principal de ganho de imagem. Entretanto, a diversidade e inclusão dentro das empresas tem um potencial muito maior, que é o fomento à inovação. Segundo um estudo publicado pela consultoria Accenture, eleita em 2018 a empresa mais diversa e inclusiva do mundo, colaboradores de companhias que contam com diversidade e inclusão enxergam menos barreiras para inovar e são seis vezes mais criativos do que os concorrentes. Para os resultados financeiros, conforme a McKinsey, empresas com diversidade de gênero e étnica tendem a ter uma performance financeira 25% acima da média.

foto
Reprodução

De acordo com Renata Horta, Sócia-fundadora e Diretora de Inovação e Conhecimento da Troposlab, para sobreviver na Quarta Revolução Industrial, que traz consigo a transformação digital, as companhias precisam prever e entender melhor as necessidades dos seus clientes para criar soluções bem-sucedidas. “Quando falamos em inovação, estamos falando de repertório para criar soluções e transpor diversas barreiras que surgem durante o processo de inovação e, para isso, é vantajoso ter as visões diversificadas de pessoas com histórias únicas. Dessa forma, a diversidade se torna uma ferramenta importante de inovação para as empresas. Assim como a inovação pode ser utilizada como vantagem competitiva pelas empresas, a diversidade no ambiente de trabalho também pode. Somente com um time mais diverso, que consiga representar as diferentes parcelas da população, será possível entender e reconhecer os problemas de grande parte da sociedade que não está inserida ou tem voz dentro da empresa”.

Assim que uma companhia se propõe a criar um produto ou serviço para o público LGBTQI+, é necessário que o seu time entenda e compreenda as necessidades destes consumidores. Ou seja, a empresa deve incluir essa parcela da sociedade na discussão. O mesmo se aplica para os demais grupos que normalmente não estão representados no ambiente corporativo. O investimento em diversidade e inclusão pode refletir não somente em resultados financeiros, mas também no bem-estar dos colaboradores. Criar ambientes de trabalho mais diversos é também um fator determinante para promover a resiliência da cultura da empresa, pois corporações que valorizam e investem em ambientes abertos às diferenças tendem a ter colaboradores mais engajados e uma maior flexibilidade para promover mudanças.

“Entender as necessidades da sociedade é necessário e fundamental. Ter a diversidade como pauta estratégica interna e constante na empresa não traz apenas ganho de imagem. Os resultados vão além disso e permitem maior inovação, motivação, bem-estar dos colaboradores e, por fim, vantagem competitiva e ganhos financeiros. Incluir a sociedade de uma forma mais completa em uma organização será sempre benéfico e enriquecedor”, finaliza Horta.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

CVC lança ‘Me Leva’ com mais de 80 roteiros nacionais e internacionais

Projeto oferece roteiros planejados, tanto nacionais quanto internacionais, visando uma experiência de viagem completa com preços competitivos

More Articles Like This

- Publicidade -