Museu do Amanhã apresentará Instalação no 8º Fórum Mundial da Água

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

O Museu do Amanhã, que recebeu desde sua abertura, em 2015, 2,6 milhões de visitantes e se tornou um dos um dos mais visitados do Brasil, trará do Rio de Janeiro para a Vila Cidadã uma instalação inspirada na Exposição Principal.

Chamada “Águas do Planeta”, a experiência convida os visitantes a conhecer um cubo recoberto por fotografias de satélite que mostram a Terra vista do espaço.

Dentro desse ambiente, as pessoas utilizarão óculos de realidade virtual e cadeiras giratórias para assistir a um filme sobre o Antropoceno, que de acordo com a teoria apresentada pelo museu, é a época geológica dominada pelos humanos. O filme mostra ainda os efeitos da exploração descontrolada do planeta pela espécie humana.

“Nós consumimos mais recursos do planeta nos últimos 60 anos do que tudo o que foi consumido nos 200 mil anos anteriores. A ideia do cubo é mostrar os resultados das ações humanas sobre a Terra, que é a nossa única casa”, afirma Ricardo Piquet, diretor-presidente do Museu do Amanhã.

Na atração apresentada em Brasília, grupos de 15 visitantes podem participar por vez da experiência, que apresentará um vídeo de 10 minutos, dividido em duas partes: um conteúdo que fala sobre a situação das águas no planeta e o vídeo exibido na área do Antropoceno, instalada na Exposição Principal do Museu.

Do lado de fora do cubo, outro vídeo apresentará o Museu do Amanhã a todos os visitantes do 8º Fórum Mundial da Água.

Museu do Amanhã

Eleito o melhor museu da América do Sul e Central pelo Leading Culture Destinations Awards, “Oscar” britânico do setor, o Museu do Amanhã, espaço gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), se consolidou como uma das principais atrações turísticas e culturais do país no seu primeiro ano de operação.

O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho tendo o Santander como patrocinador Máster. A rede de patrocinadores e parceiros do Museu do Amanhã também inclui Shell, IBM, IRB-Brasil RE, Engie, Grupo Globo, CCR, Deloitte, Intel, Cisco, Fundation Engie, JCDecaux e Suvinil. Além desses, Governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente, e Governo Federal, pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), apoiam a instituição.

O local foi o mais fotografado no Brasil em 2016, de acordo com o Instagram, e também ficou na primeira colocação entre as instituições mais visitadas do país com a marca de 1,5 milhão de visitantes. Em seu primeiro ano de operação, o Museu do Amanhã firmou parcerias e acordos de cooperação científica com instituições de renome como Google, Science Museum Group, British Council, ACNUR- ONU, Fundação Dom Cabral e Fundação Engie, entre outras.

Vila Cidadã

A Vila Cidadã ocupará uma área de 10 mil metros quadrados no Estádio Nacional Mané Garrincha. O espaço será aberto ao público no dia 17 de março e terá atividades interativas voltadas para a construção de diálogos com a sociedade, como exposições, talk shows e ambientes imersivos.

O objetivo é ampliar a consciência, a atenção pública e a participação social para assuntos relacionados à água, além de promover soluções inovadoras para os problemas que os cidadãos enfrentam no cotidiano.

Confira a programação completa da Vila Cidadã e faça seu credenciamento gratuito para visitação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

CVC lança ‘Me Leva’ com mais de 80 roteiros nacionais e internacionais

Projeto oferece roteiros planejados, tanto nacionais quanto internacionais, visando uma experiência de viagem completa com preços competitivos

More Articles Like This

- Publicidade -