brasileiro
0
Posted in NOTÍCIAS
18 de dezembro de 2018

Pesquisa: perfil do viajante brasileiro conectado

As pessoas utilizam, como item primordial, o acesso à internet para pesquisar e planejar viagens. Pensando nisso, o blog e canal de viagem Estevam Pelo Mundo(www.estevampelomundo.com.br) realizou uma pesquisa com pouco mais de 2 mil pessoas para entender como os hábitos dos viajantes mudaram com a diversidade de conteúdo formada por formadores de opinião.

Segundo a pesquisa, 92% dos entrevistados procuram informações sobre viagens em blogs ou em canais de influenciadores digitais. A maioria, quase 100%, afirma que acompanha blogueiros de viagem em suas redes sociais.

“A gente observa que o comportamento das pessoas acaba se modificando em razão das oportunidades e desse vasto bom conteúdo disponível na internet. Hoje pesquisamos em guias de viagem, revistas, jornais, mas principalmente em canais que podem ser acessados facilmente através de poucos cliques em seu smartphone”, comenta Lucas Estevam, blogueiro e influenciador digital do Estevam Pelo Mundo.

Seguro Viagem Allianz é eleito o melhor do Brasil pelo segundo ano consecutivo

Usuário de iPhone x Android 

De acordo com um estudo da consultoria IDC Brasil, 2017 proporcionou o segundo melhor desempenho da história no mercado brasileiro de smartphones. Ao todo foram 47,7 milhões de aparelhos vendidos, um crescimento de 9,7% em relação a 2016 no Brasil.

Com as pessoas mais conectadas com seus aparelhos no Brasil e, com a oportunidade de definir uma viagem em poucos cliques, a pesquisa mostra que os smartphones são ainda mais utilizados pelos viajantes, sendo que 43% das pessoas utilizam iPhone e 40% celular Android, para acompanhar, pesquisar e planejar suas viagens. O desktop corresponde a apenas 17%. “O viajante quer enxergar o destino através dos olhos dos influenciadores. Por que a gente explica a realidade em tempo real. O interessante é que mais de 80% gostam de acompanhar e planejar viagens através do Instagram que é um aplicativo de fotos e vídeos com textos muitas vezes sucintos. O viajante quer acompanhar tudo nos stories, que nada mais é do que a nossa realidade do dia a dia”, explica Estevam.

Vídeos no YouTube são apostas dos viajantes

Uma recente pesquisa do YouTube Insights afirma que cerca de 95% da população online brasileira acessa o site pelo menos uma vez por mês. O canal Estevam pelo Mundo conta hoje com mais de 350 mil inscritos e é um dos principais canais de viajante solo do Brasil. “O mais importante é entender o seu público e analisar o tipo de conteúdo que mais agrada. Na pesquisa, mais de 50% dos viajantes afirmaram terem preferência para vídeos de no máximo 20 minutos de duração. Quando entendemos nosso público fica ainda mais fácil transmitir um conteúdo de qualidade, principalmente quando o assunto é turismo”, finaliza.

*A pesquisa contou com 2.090 viajantes de todo o Brasil.

 

Confira o resultado completo da pesquisa realizada pelo Estevam pelo Mundo abaixo:

 

QUANDO VOCÊ PESQUISA SOBRE VIAGENS, PREFERE PESQUISAR EM:
Blogs e influenciadores 92%
Jornais, revistas e mídias convencionais 8%

 

VOCÊ COSTUMA ACOMPANHAR BLOGUEIROS DE VIAGENS NAS REDES SOCIAIS?
Sim 99%
Não 1%

 

QUAL É A REDE SOCIAL QUE VOCÊ MAIS ACOMPANHA?
Instagram 88%
YouTube 9%
Facebook 2%
Pinterest 1%
Twitter

 

O QUE VOCÊ MAIS VÊ NO INSTAGRAM?
Stories 89%
Feed 11%

 

QUAL A DURAÇÃO IDEAL PARA UM VÍDEO SOBRE VIAGENS NO YOUTUBE?
Até 20 minutos 51%
10 minutos 31%
Mais de 20 minutos 13%
5 minutos 5%

 

POR QUAL DISPOSITIVO VOCÊ PROCURA PESQUISAR SOBRE VIAGENS?
iPhone 43%
Android 40%
Desktop 17%

 

VOCÊ COSTUMA RESERVAR HOTEIS OU ALUGAR CARROS DENTRO DE UM BLOG DE VIAGENS?
Nunca fiz isso 82%
Faço raramente 11%
Faço isso com frequência 7%

 

VOCÊ COSTUMA VIAJAR:
À lazer 90%
Por outro motivo 6%
À trabalho 4%

 

ONDE VOCÊ GOSTA DE COMPARTILHAR AS FOTOS DA SUA VIAGEM?
Instagram 87%
Facebook 12%
Snapchat 1%

 

Estevam Pelo Mundo 

Tagged with: , ,

Deixe uma resposta