Principal Festival de Fotografia brasileiro chega a sua 13ª edição

Principal Festival de Fotografia brasileiro chega a sua 13ª edição Os destaques ficam por conta de artistas que ultrapassam com o bidimensional da fotografia.

Durante os dias 21 e 25 de agosto acontece a 13ª edição da SP-Foto, que é tido como o mais importante evento dedicado a fotografia no Brasil, reunindo galerias e museus de diversas regiões do país, o evento reúne importantes nomes das artes visuais nacional e internacional, que possuem obras atreladas a técnica da fotografia.

Nessa edição alguns dos destaques fica por conta de artistas que tem a fotografia como parte do processo de concepção da obra, as vezes como registro de um ato performático e em alguns momentos extrapolando o limite bidimensional da própria imagem, dessa forma explorando intervenções sobre a fotografia, até porque uma das principais características da arte contemporânea são as experimentações de novos materiais unidos a técnicas já usuais.

E por conta de tais processos criativos, um dos grandes expoentes para ficar de olho nessa edição é o sergipano Nario Barbosa, representado pela OMA Galeria durante anos o artista vem desenvolvendo trabalhos onde o bordado aparece como seu principal meio de intervenção, uma herança resgatada de sua família de bordadeiras. Nascido em Cedro de São João, Barbosa atualmente vive e trabalha em Santo André e há mais de 20 anos atua como fotojornalista, se apropriando de imagens cotidianas durante o exercício de suas funções, suas ações sobre as fotografias, proporcionam ao seu trabalho uma releitura muito singular que se vê diretamente associada a questões que o próprio artista carrega. Através das cores e de um trabalho delicado, cenas por vezes melancólicas ou do dia-a-dia ganham novos significados pelo olhar sensível do fotógrafo.

Outro grande destaque fica por conta da jovem artista paraense Luciana Magno, representada pela Galeria Janaina Torres, com um trabalho performático, sua obra aborda questões políticas e antropológicas, se relacionando a impactos ambientais, dessa forma a artista insere o corpo junto a paisagem, criando uma atmosfera quase lúdica perante a união da carne junto a terra e a floresta. Partindo desse mesmo princípio da performance um grande nome de peso e presença certa na SP-Foto é a também paraense Berna Reale, conhecida por sua obra que encarna uma visceralidade corporal e social, a artista possui uma vasta produção e uma carreira proeminente, sendo atualmente um dos grandes expoentes brasileiros no exterior.

O estreante Ricardo Sanchez, aparece como uma das gratas surpresas, realizando experimentações a partir da fotografia e elementos que simbolizam o território urbano. O artista imprime suas fotografias sobre suportes não convencionais, por exemplo: concreto, serra, cutelo, cerrote, parafuso, pá de pedreiro, dessa forma criando um discurso que relaciona imagem e objeto, gerando uma espécie de atrito aflitivo entre a imagem representada e o objeto utilizado, pois Sanchez busca em sua obra questionar as diferentes formas de opressão do espaço urbano em confluência a sociedade.

O evento é uma grande oportunidade para conhecer as produções mais recentes relacionadas a fotografia em território brasileiro, e ocorrerá em São Paulo no Shopping Jk Iguatemi, com visitação de 21 a 25 de agosto com entrada gratuita.

Facebook: www.facebook.com/feira.sparte

Instagram: @sp_arte

Site: www.sp-arte.com/

Serviço:
Exposição Individual: Nario Barbosa: nas entrelinhas
Local: Shopping JK Iguatemy
Abertura: 21/08/2019 – 17h as 21h
Visitação: 21/08 a 26/08/2018.
Horário de Funcionamento: Quar. á Sex. 12h ás 21h / Dom. 11h ás 20h.
Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, São Paulo
Telefone: +55 (11) 3077 2880

Valor: gratuito

Loading...

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta