Sodexo desenvolve iniciativas e projetos em prol da diversidade e inclusão

É cada vez maior o número de empresas que possuem programas de diversidade e inclusão voltadas ao público LGBTI+. Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) descobriu que, globalmente, 25% dos funcionários alvo das iniciativas dizem se beneficiar delas, sendo que, no Brasil, a inclusão destes profissionais no mercado de trabalho ganhou reforço conforme o respeito à diversidade entrou no debate público do país.

Na Sodexo, este assunto é levado a sério, pois a diversidade e inclusão não estão apenas em seu discurso, mas enraizadas nas parcerias, programas e ações de conscientização que são promovidas pela companhia, formatada em uma cultura organizacional que engloba diferenças e principalmente entende que cada indivíduo é único.

A Diversidade e Inclusão está nos valores da Sodexo e é parte da estratégia do seu negócio, influenciando diretamente em nosso crescimento sustentável. Entendemos que empresas que contam com equipes diversas são mais engajadas, inovadoras e performam muito melhor, porém isso acontece quando há a conscientização que todos somos iguais e deve haver respeito mútuo. Neste sentido, a empresa conta com uma Diretoria Mundial de Diversidade e Inclusão, que replica todas as suas ações para o resto do mundo e no Brasil, tem uma área específica para gestão dos projetos de Diversidade e Inclusão, sempre buscando contribuir para um ambiente mais inclusivo a todos.

Como signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, dos 10 Compromissos da Empresa com os Direitos LGBT e com a assinatura da Carta de Apoio à Diversidade, ao Respeito e à Inclusão de Pessoas LGBTI+, a Sodexo tem o compromisso de garantir um ambiente onde seus colaboradores possam se expressar livremente, bem como a promoção e o engajamento dos direitos humanos das pessoas LGBTI+ visando à expansão desses direitos na sociedade e no âmbito da empresa.

Abaixo, algumas iniciativas:

  • Empregabilidade Trans: a Sodexo, busca proporcionar oportunidades para pessoas transexuais que procuram um trabalho por meio de parcerias e ações internas. Como o projeto Cozinha e Voz, desenvolvido pelo Ministério do Trabalho em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O projeto busca oferecer formação profissional básica para travestis e transexuais e ajuda-los a ingressar no mercado de trabalho por meio da articulação com empresas de diferentes ramos, e a Sodexo é uma empresa apoiadora da iniciativa e participou ativamente do primeiro grupo do projeto piloto Trans-empregabilidade. Com o apoio da instituição de educação vocacional OTEC e Txai Consultoria, a chef Paola Carosella desenvolveu um curso com nove matérias sobre as habilidades básicas para se trabalhar em uma cozinha de restaurante. Uma parceria entre a Sodexo e um de nossos clientes permitiu que um dos participantes do primeiro grupo fosse contratado para trabalhar como oficial de cozinha.

A Sodexo também patrocina o Fórum Out & Equal Brasil. Em 2018 teve a oportunidade de participar da programação do evento para compartilhar as iniciativas para a inclusão LGBTI+ no ambiente de trabalho.

A companhia também esteve presente na 1ª Feira de Empregabilidade Trans e Travesti, onde cerca de 150 candidatos se cadastraram para as vagas oferecidas por 11 empresas, entre elas a Sodexo.

Hoje, a Sodexo conta com mais de 50 pessoas transexuais em quadro de colaboradores – número estimado (por meio do censo – projeto em implementação citado abaixo – será possível obter um número mais próximo da realidade e conhecer mais sobre nossas pessoas). Temos a preocupação de respeitar o nome social indicado pelo colaborador, que é usado em seu crachá, e-mail e por toda a equipe.

  • Sodexo Pride Group: grupo de afinidade para o tema orientação sexual e identidade de gênero com o objetivo de debater o assunto e promover iniciativas de educação e sensibilização, oferecer suporte e proporcionar visibilidade interna e externa sobre o tema por meio de ações de comunicação, desenvolvimento de talentos e criação de uma cultura inclusiva. A Iniciativa está consolidada em diversos países e foi lançado no Brasil em junho de 2016, com encontros periódicos abertos aos colaboradores que se identificam com a comunidade LGBTI+ e seus aliados. Um guia LGBTI+ também foi lançado para orientar e expandir o conhecimento de líderes da companhia com relação ao tema.

  • Implementação do Censo: iniciativa que será aplicada em toda a companhia para conhecer mais sobre os colaboradores (sua orientação sexual, sua origem etc.) e direcionar melhor as iniciativas e ações internas, sempre buscando a qualidade de vida de todos (a pesquisa será feita de maneira confidencial).

 

Sobre a Sodexo

Fundada em 1966 por Pierre Bellon, em Marselha, a Sodexo é líder global em serviços que melhoram a qualidade de vida, um fator essencial para o desempenho dos indivíduos e das organizações. Presente em 72 países, a Sodexo atende 100 milhões de consumidores todos os dias por meio de uma combinação exclusiva de Serviços On-site, Serviços de Benefícios e Incentivos, além de Serviços Pessoais e Domiciliares. Por meio de mais de 100 tipos de serviços, a Sodexo proporciona aos clientes soluções integradas desenvolvidas em mais de 50 anos de experiência: desde recepção, manutenção e limpeza até serviços de alimentação com restaurantes corporativos, cafeterias e gastronomia clínica; cartões de benefícios, incentivo e reconhecimento como Refeição Pass, Alimentação Pass, Gift Pass, Premium Pass e Combustível Pass para os funcionários até os serviços de concierge. O sucesso e desempenho da Sodexo são pautados em sua independência, no modelo de negócio sustentável, e na capacidade de desenvolver e incentivar a participação de seus 460 mil colaboradores por todo o mundo. Há 14 anos, o grupo marca presença no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, renomado ranking que avalia de forma criteriosa as iniciativas das empresas junto ao meio ambiente e com os stakeholders. A Sodexo está incluída nos índices CAC 40, FTSE 4 Good e DJSI.

Indicadores (em Agosto, 2018)

20.4 bilhões de Euros de faturamento

460.000 funcionários

19º maior empregador mundial

72 países

32.000 sites

100 milhões de consumidores atendidos diariamente

13.5 bilhões de Euros em valor de mercado (em 09 de janeiro, 2019)

 

contato@gay.tur.br

E-MAIL: contato@gay.tur.br

Deixe uma resposta