inhotim
0
Posted in TURISMO ✈
1 de junho de 2018

Inhotim promove Semana do Meio Ambiente com foco na conservação de plantas nativas

Entre os dias 5 e 10 de junho, o Inhotim promove a Semana do Meio Ambiente (SMA), que terá como ponto de partida as coleções de plantas nativas cultivadas e preservadas no Instituto, além da apresentação de boas práticas voltadas para a conservação da biodiversidade local e global. Entre outras atividades, a programação para o público inclui distribuição de mudas nativas, apresentação da Escola de Cordas Inhotim, visitas mediadas, experiências audiovisuais, jogos e rodas de conversa.

Para 2018, a equipe técnica do Jardim Botânico Inhotim fez uma seleção inédita de plantas nativas de seu acervo, que serão utilizadas nas diversas atividades ofertadas ao público. Ao longo da programação, os participantes poderão levar para casa mudas de ipê-branco, palmeira-juçara e tamboril. Serão disponibilizadas 250 mudas produzidas no Viveiro Inhotim a partir de sementes das árvores matrizes que compõem o acervo botânico do Instituto.

Para o diretor do Jardim Botânico, Lucas Sigefredo, a Semana do Meio Ambiente, realizada anualmente, reafirma o compromisso do Inhotim com a conservação da biodiversidade: “O evento é um convite ao público para se engajar nas questões ambientais. Entender o papel das plantas nativas é fundamental no processo de sensibilização e de engajamento individual e coletivo. Na medida em que as pessoas conhecem e se aproximam do meio que as circundam, elas atribuem valor e cuidam. Nesse contexto, o Inhotim é um importante espaço de troca, reflexão e inspiração”.

Localizado na cidade de Brumadinho (MG), o Inhotim está inserido no bioma Mata Atlântica com encraves de Cerrado – dois biomas com alta riqueza biológica. Além das plantas exóticas (provenientes de fora da flora original local), o Instituto abriga um relevante acervo botânico com milhares de espécies nativas, incluindo plantas raras, endêmicas e ameaçadas de extinção. As espécies são usadas pela equipe do Jardim Botânico e pelo Educativo Inhotim para atividades de educação, pesquisa, conservação e lazer.

Confira abaixo algumas atividades da programação. Mais informações e a programação completa você encontra neste link:

http://www.inhotim.org.br/blog/inhotim-promove-semana-do-meio-ambiente-com-foco-na-conservacao-de-plantas-nativas/

Os admiradores da natureza vão conhecer de maneira mais aprofundada as principais famílias botânicas com foco nas plantas nativas, incluindo as raras, endêmicas e as ameaçadas de extinção. O convite é à experimentação dos singulares jardins do Instituto de maneira exclusiva, percorrendo também espaços que não são abertos à visitação livre, como o epifitário e a estufa equatorial. Os participantes e mediador vão conversar sobre paisagismo, história dos espaços botânicos, manutenção dos jardins, produção de plantas e a aplicabilidade de algumas técnicas no dia a dia. A visita é mediada pelo engenheiro agrônomo Juliano Borin e possui duração de 2h30.

Quando: 09/06 (sábado)

Horário: 14h às 16h30

Local: Saída da Recepção

Vagas limitadas: 25 vagas – R$ 40 por pessoa.

Inscrição prévia: Na Recepção, no dia da atividade, entre 9h30 e 14h.

Ativação do Jardim Temático Veredas

Nesta atividade, os visitantes são convidados a participarem de uma ação em um dos sete jardins temáticos do Instituto, o Jardim Veredas. No espaço, é possível conhecer espécies típicas desta fitofisionomia do Cerrado, as Veredas, como a Mauritia flexuosa, popularmente conhecida como buriti, que é uma das maiores palmeiras brasileiras existentes. Referência na literatura brasileira, as Veredas também são importantes pelas relações socioambientais estabelecidas com as comunidades. As populações locais se refugiam nesses espaços de atalho e abrigo da fauna e fazem uso dos recursos naturais presentes. A proposta educativa é, então, a criação de um “atalho” para que os visitantes ativem suas percepções sensoriais, integrando-se aos elementos sutis que se fazem presentes nesse jardim do Inhotim.

Quando: 05, 07, 12 e 14 de junho (terças e quintas)

Horário: 14h às 16h

Local: Jardim Temático Veredas (J5, no mapa)

Público: livre

Visita Temática – Syagrus

O Jardim Botânico Inhotim tem uma importante coleção composta por grande variedade de plantas brasileiras, além de espécies originárias dos cinco continentes. A Visita Temática convida o público a conhecer a expressiva coleção das palmeiras cultivadas e salvaguardadas do gênero Syagrus, que é bastante representativo dentro do acervo botânico do Inhotim, incluindo algumas espécies presentes na lista vermelha de extinção. A maioria das espécies encontra-se sob ameaça pela expansão da agricultura, especialmente as de pequeno porte, comuns nos cerrados.

Quando: 06 a 29 de junho (quartas, sábados, domingos e feriados)

Horário: 10h30

Local: Saída da Recepção

Público: livre, 25 vagas, inscrição no local a partir das 10h.

Estação Educativa para Visitantes – Experiência Macro-Micro

Produzida originalmente para a exposição internacional “Inhotim: at the Crossroads of Glocal Change” (Inhotim: na encruzilhada da mudança glocal), realizada pelo Inhotim em Washington (EUA), em 2017, este trabalho será disponibilizado na Estação Educativa. O jogo de aproximação do macro ao micro revela novas texturas, cores e formas. Propõe uma reflexão sobre o outro, sobre o todo e sobre a vastíssima diversidade do nosso planeta. Uma trilha sonora produzida pelo grupo O Grivo acompanha a atividade. Além desse trabalho, estarão em exposição lâminas de espécies nativas do Inhotim para observação em microscópio. Os visitantes também serão convidados a interagir no mural de experiências presente na Estação, respondendo à pergunta: “qual seu papel individual e coletivo para a conservação da biodiversidade?”.

Quando: 05 a 09 de junho (terça a sábado)

Horário: 10h às 16h (terça a sexta) e 10h às 17h (sábado)

Local: Centro de Educação e Cultura Burle Marx

Público: livre

Experiência de realidade virtual – Inhotim 360°

Produzida originalmente para a exposição internacional “Inhotim: at the Crossroads of Glocal Change”, a experiência “Inhotim 360°” será remontada na Biblioteca do Inhotim. Experimentar as paisagens de Inhotim é um convite ao deleite dos sentidos. O exercício da percepção através de um passeio virtual em 360 graus pelos jardins e remanescentes de mata nativa nos incita a buscarmos mais conhecimento e intimidade com a natureza que nos cerca e nos compõe. Equipamentos utilizados: óculos de realidade virtual e fones de ouvido sem fio.

Quando: 01 a 30 de junho (de terça a sábado)

Horário: 09h30 às 16h30

Local: Biblioteca Inhotim

Público: livre

Apresentação Escola de Cordas Inhotim

Criada em 2012, a Escola de Cordas Inhotim oferece a oportunidade de aprendizado musical em instrumentos de corda. Sua realização tem evidenciado a vocação musical de Brumadinho e ampliado o leque de experiências e referências musicais dos alunos, que têm entre 10 e 18 anos. Na SMA, sob regência do maestro César Timóteo, os alunos apresentarão um repertório variado, incluindo composições de cunho didático e pedagógico trabalhadas durante o processo de formação musical dos alunos. A Escola de Cordas tem o patrocínio exclusivo da Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Quando: 08 de junho (sexta-feira)

Horário: 15h

Local: Centro de Educação e Cultura Burle Marx

Público: livre

INSTITUTO INHOTIM

Centro de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, o Instituto Inhotim apresenta ao público uma coleção artística de relevância internacional, exibindo de forma permanente obras de renomados artistas brasileiros e estrangeiros. Ao integrar arte, botânica, paisagismo, arquitetura e educação, o Inhotim proporciona uma experiência singular ao visitante, diferente de outras instituições museológicas convencionais. Desde a sua abertura ao público, em 2006, o Instituto tornou-se um dos principais destinos turísticos e culturais de Minas Gerais e do Brasil. Cerca de 2,9 milhões de visitantes, sendo 400 mil de outros países, já passaram pelo Inhotim em onze anos.

Nos 140 hectares de visitação, o visitante encontra 23 grandes galerias – 19 permanentes e quatro temporárias – e outras 23 obras de grande escala distribuídas em uma bela paisagem. No campo botânico, o público tem a oportunidade conhecer espécies de todos os continentes, que integram uma coleção de cerca de 4,5 mil plantas – algumas delas raras e ameaçadas de extinção. Para além da estética, os acervos artístico e botânico são amplamente utilizados em projetos socioeducativos e ambientais do Inhotim que visam à promoção do desenvolvimento humano e à conservação da biodiversidade.

Instituto Inhotim

Rua B, 20 – Brumadinho/MG

www.inhotim.org.br

31 3571-9700 | 31 3194-7300

Tagged with: ,

Deixe uma resposta