Viaje sozinho – um mochilão pela Europa

Por Verônica Guerra, redatora do Hurb

Fazer uma viagem com amigos é incrível, poder dividir momentos com quem gostamos é essencial. Mas sabemos que tem alguns amigos são muito diferentes de você, enrolam para tomar decisões, não querem acordar cedo e durante uma viagem vocês pode acabar se desentendendo, não é mesmo? Que tal fazer uma viagem internacional e ainda embarcar em sua próxima aventura sozinho? Não deixe o medo de estar em um lugar novo sozinho, você vai ver que você pode curtir e passar momentos incríveis sozinho.

Viajar sozinho não é nenhum bicho de sete cabeças, você terá liberdade na hora de montar o seu roteiro e fazer apenas o que quiser fazer. Vai poder conhecer os melhores pontos turísticos e se for viajar para um parque de diversão por exemplo, alguns tem fila preferencial para quem não se importa de ir sozinho na atração. Para te incentivar a viajar sozinho, o Hurb separou algumas dicas para você viajar sozinho pela Europa, fazendo um mochilão.

Foto: reprodução

Roteiro

Aproveitar as férias para conhecer algumas cidades de Portugal? Ou quem sabe fazer Porto, Lisboa e Paris? Você pode e deve, basta se atentar ao deslocamento e se cabe tudo em seu orçamento. Separamos alguns roteiros de mochião para você.

Leste Europeu

Já pensou em conhecer cidades de alguns países do Leste Europeu? Berlin, Praga, Viena, Bratislava e Budapeste, esse pode ser o roteiro ideal para você, são cidades belas, que tem muitas opções de turismo histórico, você pode curtir a vida noturna e também durante o dia nessas cidades.

Europa Central

A Europa Central costuma ser o destino mais buscado pelos viajantes de primeira viagem pela Europa. Lisboa, Barcelona, Paris e Londres são os mais desejados junto com Amsterdam e Roma. São os passeios clássicos que você vai encontrar na Europa, é uma viagem que você nunca vai se esquecer.

Europa Oriental

Tem alguns países como os da Europa Oriental que não são tão procurados como: Varsóvia, Croácia, Budapeste e Bratislava, mas que valem totalmente uma viagem para a Europa. Não importa se você vai embarcar nessa aventura sozinho ou até mesmo com a família, o importante é se divertir e poder conhecer o máximo possível de cada cidade.

Faça você mesmo

A Europa oferece uma facilidade de locomoção para os seus viajantes, você pode ir de um país ao outro em uma viagem de trem, avião e as vezes até ônibus. Escolha seus países e cidades favoritas e monte o roteiro do jeito que você quiser, só se atente se valerá a pena o deslocamento.

Foto: reprodução

O que levar

Ao viajar sozinho, procure ficar o mais confortável o possível para ser o mais fácil para se locomover. Opte por mochila mesmo, malas de rodinhas podem ser ruins para se movimentar na rua, ainda mais se for de paralelepípedo. Leve uma bolsa de ombro, pochete ou algo fácil para você guardar os documentos e dinheiro que você precisa estar sempre na mão. Leve apenas o essencial para os dias que vai passar. Alguns itens que você não pode esquecer:

  • Adaptador e extensão;
  • Carregador portátil;
  • Cadeado;
  • Organizador de documentos;
  • Tripé;
  • Bastão de self;
  • Fone de ouvido;

Onde se hospedar

Para quem deseja viver a experiência do mochilão, os hostels e albergues são as melhores opções, são mais em conta, para quem viaja sozinho e deseja economizar, são mais acessíveis. O conforto não será o mesmo de hotéis cinco estrelas, mas você vai encontrar o básico e alguns hostels tem até opção de café da manhã. Ao se hospedar em hostel, você pode conhecer pessoas novas e fazer novos amigos, afinal, a maioria dos hospedes também estão em sua jornada solo.

Como se locomover

Viajar de uma cidade para a outra da Europa é bem fácil, contudo, depois das regras de bagagem serem alteradas, tem opção de passagem aérea que nem inclui bagagem de mão. Na hora de garantir suas passagens fique atento no que está incluso. Os valores de trem e avião costumam ser bem parecidos, por isso é bom realizar uma pesquisa antes, mas leve em consideração se é preciso ou não realizar o despacho de bagagem, se não, você pode ter que pagar a mais na hora de embarcar. Os trens não costumam ter regra de bagagem, o que pode valer a pena na hora da locomoção e bom, você está fazendo um mochilão pela Europa, tente em pelo menos uma de suas viagens, fazer de trem.

Quando viajar

Vai depender de qual estação você deseja pegar na Europa. Na hora de planejar sua viagem sozinho, você precisa ter em mente que as estações da Europa são trocadas com as do Brasil. Quando é verão aqui, lá é inverno e quando é outono no Brasil, na Europa é primavera. Todas as estações são bem definidas e diferente do Brasil, alguns destinos europeus no inverno podem chegar a ter neve. Precisa se prevenir muito na hora de se aventurar no inverno estrangeiro, costuma ser bem mais rígido do que o nosso.

  • Primavera: 21 de março até 20 de junho;
  • Verão: 21 de junho até 20 de setembro;
  • Outono: 21 de setembro até 20 de dezembro;
  • Inverno: 21 de dezembro até 20 de março;

Depois de viajar sozinho pela primeira vez você não vai querer outra vida, vai conhecer um mundo novo em sua frente e fazer os seus próprios horários sem depender de ninguém. Viajar sozinho é se conectar com o mundo e com você mesmo, aproveite essa experiência com você mesmo. Seja para a Europa ou uma viagem nacional, você merece planejar e fazer algo por você. Viaje mais e viva mais experiências! O Hurb valoriza o que é importante: Você! ♥

contato@gay.tur.br

E-MAIL: contato@gay.tur.br

Deixe uma resposta