Acontece LGBTI+ realiza estudos preliminares do Plano Municipal de Políticas e Direitos Humanos de LGBTI+ em Florianópolis

A Acontece Arte e Política LGBTI+ realizará entre os dias 9 de setembro e 09 de dezembro de 2021 estudos preliminares do Plano Municipal de Políticas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Pessoas Intersexo e demais identidades de gênero e orientações sexuais em Florianópolis. A série de encontros será aberta ao público, que pode se inscrever de forma gratuita através da plataforma Sympla. A intenção é permitir que a sociedade civil e os movimentos sociais da capital catarinense possam somar esforços no desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas que assegurem os direitos fundamentais da população LGBTI+ na cidade.

foto
Reprodução

Os Estudos Preliminares, integram as ações que estão sendo realizadas pela Acontece LGBTI+ no âmbito do projeto Fundo Brasil de Direitos Humanos. De acordo com Alexandre Bogas Fraga Gastaldi, Diretor Executivo da Acontece Arte e Política LGBTI+ e Presidente do Conselho Municipal de Direitos LGBTI+ de Florianópolis, os estudos preliminares serão determinantes para o futuro das LGBTI+ em Florianópolis. “Vivemos no Estado com o maior percentual de mortes violentas de LGBTI+ por milhão de habitantes (0,8) e Florianópolis concentra 80% das ocorrências registradas em Santa Catarina. Não podemos fechar os olhos para essa realidade dramática, por isso, é fundamental que possamos nos unir na construção das políticas públicas que assegurem os nossos direitos humanos fundamentais e constitucionais”.

Alexandre reforça o convite a todo o movimento LGBTI+ da cidade e também à população que queira contribuir com essa discussão. “Se nós não nos mobilizarmos, a violência contra as nossas vidas e nossos corpos não será combatida. Precisamos romper com a LGBTIfobia em nossa sociedade e contribuir com a construção de um Plano Municipal LGBTI+ que efetivamente garanta o nosso direito de existir e o acesso aos serviços públicos municipais.

Sobre a Acontece

O grupo Acontece Arte e Política LGBTI+ é uma das organizações mais atuantes do Brasil na defesa dos direitos da população LGBTI+. Ao longo dos seus 8 anos de história, foram inúmeras ações e eventos realizados em Florianópolis e em Santa Catarina e, desde 2020, a Acontece produz, junto com o grupo Gay da Bahia (GGB), o Relatório do Observatório de Mortes Violentas de LGBTI+ no Brasil. O Relatório é um importante instrumento de denúncia das violências sofridas pela população LGBTI+, portanto pode e deve ser utilizado pelos diferentes poderes e entes federativos, no sentido de desenvolver políticas públicas de combate a esta violência.

Os estudos preliminares do Plano Municipal de Políticas e Direitos Humanos de LGBTI+ de Florianópolis conta com a parceria das seguintes instituições:

Instituto de Estudos de Gênero – IEG

OAB Santa Catarina

MUDIÁ Coletiva Lésbica Floripa

ADEH – Associação em Defesa dos Direitos com enfoque em gênero e sexualidade

COMBI SC – Coletivo de Mulheres Bissexuais de Santa Catarina

Fundo Brasil

ROMA – Instituto de Diversidade Sexual da Grande Florianópolis

Estrela Guia Associação em Prol da Cidadania e dos Direitos Sexuais

GAPA Santa Catarina

Instituto Arco-Íris Direitos Humanos

Fundo Brasil de Direitos Humanos

 

Deixe uma resposta