Homossexualidade na formação dos professores é tema de livro

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

“A suposta homossexualidade” (editora Appris) novo livro de Ronaldo Alexandrino, será lançado no próximo dia 16 de novembro, terça-feira, às 20h, no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi, em Campinas, São Paulo (Avenida Iguatemi 777, Vila Brandina). O evento terá ingressos limitados, atendendo os protocolos de distanciamento social. Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, Ronaldo apresenta o resultado do trabalho de mestrado em Educação sobre a homossexualidade na formação de professores.

foto
Reprodução

“O livro mostra que o conceito de homossexualidade que temos hoje é uma construção, portanto como uma representação social. Esse conceito também foi criado em outras sociedades, em outros momentos. O que a gente chama hoje de homossexualidade já foi chamado, por exemplo, de homofilia na Grécia e Roma Antiga, sodomia no período da Idade Média e pederastia no movimento higienista na Europa nos séculos 17 e 18”, lembra Ronaldo Alexandrino.

Para o autor, o Brasil vive hoje um cenário de negação da discussão da temática nas escolas em relação às questões de gênero. “O documento oficial para construção curricular, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), excluiu a palavra gênero do documento. Mas qual é o impacto disso na escola? Se não está no documento, não é mais uma possibilidade de discussão. Diante de desafios como esses, o livro constrói possibilidades e práticas de discussão para a formação de professores sobre o tema”, destaca.

Sobre o autor: Doutor e mestre em Educação na área de Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, vinculado ao grupo de pesquisa DiS (Diferenças e Subjetividades em Educação) como professor colaborador. Pós-doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/UFMS, vinculado ao grupo de pesquisa GEPPE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação). Possui graduação em Letras (Português/Inglês — Tradutor/Intérprete) pela Universidade Paulista, com especialização em Psicopedagogia (Clínica e Institucional) pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2005). Atualmente é professor concursado do ensino fundamental na Prefeitura Municipal de Hortolândia (SP), atuando também na função de diretor escolar desde 2017.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

‘Cabaré Coragem’, com direção de Júlio Maciel, estreia no no Sesc Belenzinho, em SP

O espetáculo nasce da pesquisa sobre a linguagem do cabaré – que mistura música, teatro, dança – e a obra poética e musical de Bertolt Brecht

More Articles Like This

- Publicidade -