Bemti lança “Samba!”, single com participação do duo ÀVUÀ

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Com as gravações do segundo disco intitulado LOGO ALI (Natura Musical) finalizadas, o mineiro Bemti apresenta o single Samba! A música tem participação do novo duo paulista ÀVUÀ, formado por Bruna Black e Jota Pê, e sai acompanhada de clipe que ilustra a faixa: VEJA AQUI

foto
Reprodução

Neste momento, o artista segue revelando o universo sonoro e conceitual do novo disco que teve como ponto de partida o single Catastrópicos!, faixa com participação de Jaloo e que já conta com mais de 180 mil plays no Spotify. Quem assina a produção musical do disco são Luis Calil (Cambriana) e Pedro Altério (5 a Seco).

O novo single, Samba!, começa como uma bossa guiada pela voz de Bemti e sua viola caipira de 10 cordas, logo toma curvas inesperadas até atingir proporções épicas num som colorido com sopros, sintetizadores, cuíca e construções com as vozes marcantes de Bruna Black e Jota Pê. A composição, segundo o artista, é uma “ressaca de um carnaval que não aconteceu”, caminhando entre a resignação e a insatisfação de uma solidão sem precedentes. Assombrado por uma cara que ele viu “em tantos caras”, o cantor se pergunta sobre os tamanhos de um amor definitivo e da própria companhia.

Assim como em Catastrópicos! (e no restante do disco LOGO ALI) o tema do “fardo tropical” volta de diferentes maneiras em Samba!. O peso de existir como brasileiro nesse contexto histórico e sendo um artista LGBTQIA+ atravessa os sons e os temas do disco, misturando catarses e apocalipses coletivos e individuais. Mas o artista busca letras que refletem o que sentimos sem ficarem presas à catástrofe atual. Que possam ser lidas de maneira íntima hoje e no futuro sem soarem datadas.

“No período em que eu trabalhei no meu primeiro disco, o ‘era dois’, ouvi de diversas pessoas que o meu som era ‘estrangeiro demais’. Eu sempre achei isso bem intrigante porque eu canto em português e a base do meu som é um instrumento que surgiu no Brasil. O que é essa brasilidade que as pessoas esperam? É um código a ser seguido ou um clichê? As músicas do LOGO ALI apontam para diferentes Brasis, mas o objetivo é fazer do meu jeito, transgredindo essas expectativas e o autocomentário do clichê pra tentar executar essas ‘brasilidades’ do jeito mais honesto que eu conseguir. Samba! é um ótimo exemplo dessa jornada (e o ponto de exclamação desse e de outros títulos é um elemento para construir essa intensidade).” conta Bemti.

“Quando Catastrópicos! saiu, fiquei feliz que as pessoas abraçaram esse ‘cavalo de Troia’: a música foi super bem recebida e ainda leio muitos comentários de que é minha música ‘mais brasileira’ até hoje, sendo que as influências e a própria estrutura super quebrada dela vêm de muitos lugares inusitados. No caso da Samba! dá pra pontuar como referências o disco Elza Soares de 1974, os Afrosambas de Vinícius e Baden Powell, o Reflektor do Arcade Fire (que é bastante influenciado pelo Carnaval), Moses Sumney, Bon Iver e até músicas como my future de Billie Eilish” conclui.

O duo ÀVUÀ, formado por Bruna Black e Jota Pê, surgiu em 2019. O primeiro single oficial do duo foi a música A Partida presente no disco ONZE (Músicas Inéditas de Adoniran Barbosa) – que reuniu artistas como Elza Soares, Zeca Baleiro, Francisco El Hombre entre outros.

Já o clipe de Samba! foi dirigido pelo premiado diretor mineiro Ricardo Alves Jr. (“Elon Não Acredita Na Morte”, “Vaga Carne”) e filmado no emblemático Teatro Francisco Nunes, que fica dentro do Parque Municipal de Belo Horizonte e já foi palco para artistas como Caetano, Gal, Vinícius de Moraes e Baden Powell. No clipe filmado em plano sequência, Bemti e os bailarinos Andreia Deom e Pedro Verçosa se alternam em diferentes ambientes dentro do teatro, se envolvendo e se afastando envoltos por um carnaval fantasma: uma euforia que passa e deixa marcas.

Duas semanas antes de Samba!, Bemti lançou Canções para a série Hit Parade: duas músicas escritas exclusivamente para a série que estreou no Canal Brasil e Globoplay.

Bemti foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais (LEIC), ao lado de Luiza Brina, Pássaro Vivo, aocoral, Mostra Negras Autoras e Casa Poça, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para mais de 140 projetos de música até 2020, como Bemti, Fernanda Takai, Lô Borges e Meninos de Araçuaí.

“A música propõe debates pertinentes, que impactam positivamente na construção de um mundo melhor. Acreditamos que os projetos selecionados pelo edital Natura Musical podem contribuir para a construção de um futuro mais bonito, cada vez mais plural, inclusivo e sustentável”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Uber para Empresas oferece viagens de limousine para divulgar serviços premium em São Paulo

Iniciativa contemplou colaboradores de empresas parceiras com passeios por pontos turísticos da capital

More Articles Like This

- Publicidade -