Dr Thiago Marra realiza o sonho de mastectomia do trans Richard Almeida que estava 5 anos na fila de espera do SUS

Richard tem 24 anos e sonha em ser bombeiro civil. Ele nasceu com sexo feminino, mas foi na adolescência que descobriu que estava em corpo errado. Aos 20 anos se reconheceu como homem Transgênero. Um ano depois buscou orientação médica para começar uma terapia com hormônios masculinos. Logo vieram a barba, o timbre de voz mais grave, o nome masculino e a esperança de um trabalho.

foto
Reprodução

Mas foi depois de uma entrevista em junho desse ano, quando emocionou o Brasil por estar 5 anos na fila do SUS para a retirada das mamas, uma surpresa inesperada. Dr. Thiago Marra o procurou pelas mídias sociais e ofereceu uma mastectomia masculinizadora gratuita. A técnica usada para a retirada da mama foi pela auréola. “Retiramos a glândula, mas deixamos uns 10% do tecido mamário que compõe a região”, comenta o médico ao informar que a cirurgia durou duas horas.Na recuperação Richard ficou vários dias de repouso, fez sessões de fisioterapia e drenagem linfática. “… me sinto pleno, feliz e agradecido por me tornar um homem completo”, agradece Richard.

O reconhecimento do cirurgião plástico vem de longa data. Ele se tornou referência nacional com ações como esta. Recentemente retirou parte do silicone industrial da Youtuber Luisa Marilac e passou a alertar em lives sobre o perigo da demora dos procedimentos que podem agravar o quadro dos pacientes e responder perguntas de pacientes. Com a cirurgia do Richard Almeida, Dr. Thiago Marra iniciou uma campanha de conscientização de outros médicos particulares para que cada um adote um paciente do SUS com objetivo de colocar a fila para andar.

O número de demandas represadas é provavelmente mais alto, já que o Levantamento do Conselho Federal de Medicina reúne apenas dados de 16 secretarias estaduais e 10 municipais; Há ainda a fila por procedimentos nos serviços de saúde federais, sem falar ainda naquelas pessoas que precisam da cirurgia, mas nem sequer têm acesso ao especialista que dá o encaminhamento. No Estado de São Paulo, há casos em que o paciente aguarda desde 2005, recorde entre os Estados que responderam ao CFM. Na rede paulista, 143 mil esperam por cirurgia.

Entre os procedimentos com o maior número de demandas represadas no Brasil estão as cirurgias de catarata (113.185), correção de hérnia (95.752), retirada da vesícula (90.275), varizes (77.854) e de amídalas (37.776). Só estes cinco tipos concentram quase metade de todos os pedidos na fila. O Estado de SP lidera o ranking com 143 mil procedimentos cirúrgicos na fila e os Estados como MG, CE, RJ, RS,DF, PR, POA, MS e GO estão entre os 10 primeiros colocados

Serviço

Lives

Dia: todas às segundas-feiras

Horário: 20h

Link: https://www.instagram.com/drmarra/

https://www.instagram.com/drmarra/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *