GPTW: Cognizant entra para o ranking de 10 melhores empresas para pessoas LGBTQIA+ trabalharem

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

A consultoria global Great Place To Work (GPTW) classificou a Cognizant, uma das empresas líderes mundiais em tecnologia e negócios, como a oitava melhor empresa para membros da comunidade LGBTQIA+ trabalharem no Brasil em 2021. Realizada em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a edição da premiação contou com a participação de mais de 100 corporações, que somam cerca de 300 mil colaboradores globalmente.

foto
Reprodução

A Cognizant não mede esforços para integrar diversidade ao seu quadro de colaboradores, incentivando a criação de grupos de afinidade internos focados na inclusão, que desenvolvem ações de conscientização e engajamento. É o caso do comitê Embrace, criado em junho de 2019 para auxiliar e acolher a comunidade LGBTQIA+ dentro da empresa, e que faz parte da estratégia de diversidade da Cognizant ao lado de outras iniciativas, como o WE (para mulheres), o Etnias (para religião e grupos étnicos) e o Unite (para PCDs).

“É a primeira vez que a Cognizant participa da premiação nessa categoria e estamos extremamente felizes pelo reconhecimento. Demonstra que estamos no caminho certo com nossos esforços para sermos globalmente uma empresa inclusiva. No entanto, sabemos que ainda há muito a se fazer, especialmente na formação e captação de talentos para compor um time amplamente diverso. Temos nos empenhado com ações e colaborações com ONGs para aumentar a empregabilidade da população LGBTQIA+”, revela Tatiana Romero, Líder de Recursos Humanos da Cognizant no Brasil.

A participação no Embrace é voluntária, o que torna o engajamento dos funcionários parte fundamental para o sucesso das ações realizadas. Entre elas, destacam-se publicações de conscientização em datas relevantes, como o Dia Internacional contra LGBTfobia, celebrado em 17 de maio, no qual a empresa postou nas redes sociais internas depoimentos de colaboradores sobre a importância de se ter aliados na luta contra o preconceito. Ainda nesse dia, o Embrace promoveu um webinar de mesmo tema, que contou com a participação do Google, Cargil, Bayer, Cogna e outros clientes.

Outras ações foram realizadas no LinkedIn e no Yammer. Por exemplo, no Dia Mundial do Rock, a Cognizant explicou a história do gênero e exaltou o Glam/Queer Rock como uma importante ferramenta para a liberdade de expressão da comunidade LGBTQIA+. Também foram publicados posts em diversas datas comemorativas, como no Dia da Memória Transgênera e no Dia Internacional do Orgulho Não-Binária. Além disso, threads foram criadas nas redes sociais para explicar de maneira clara e objetiva temas importantes como o significado das cores da bandeira do movimento gay e a importância da visibilidade transgênera, bem como da representação da diversidade na cultura pop, utilizando filmes e séries para contextualizar colaboradores sobre o tema, de maneira leve e divertida.

Barreiras para o público LGBTQIA+

A inserção e manutenção de profissionais LGBTQIA+ no mercado de trabalho brasileiro tem sido um desafio e isso é retratado em números. De acordo com dados de uma pesquisa realizada em 2021 pela consultoria de engajamento Santo Caos, 41% dos entrevistados gays afirmam ter sofrido discriminação por sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho. Além disso, 61% optam por esconder sua sexualidade de seus gestores e colegas.

Outro dado alarmante revelado pela pesquisa é o de que 33% das empresas brasileiras não contratariam pessoas LGBTQIA+ para cargos de liderança. Em contrapartida, segundo um estudo realizado pela Câmara de Comércio LGBT e conduzido pela Universidade de Marquette, nos Estados Unidos, 61% das empresas entrevistadas têm um ou mais profissionais em cargos de liderança.

Para os pesquisadores, os impactos que a composição de times diversos têm nas organizações são facilmente notados. Além de alcançarem melhores resultados no geral, também foram percebidas melhorias na performance dos funcionários e uma maior responsabilidade social no ambiente corporativo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Uber para Empresas oferece viagens de limousine para divulgar serviços premium em São Paulo

Iniciativa contemplou colaboradores de empresas parceiras com passeios por pontos turísticos da capital

More Articles Like This

- Publicidade -