O Beach Park promove durante o mês de setembro a Jornada Sustentável Ceará, parte de um dos maiores movimentos globais de ação social de combate ao descarte indevido de resíduos sólidos. As ações irão incluir limpeza da praia, mangue e do oceano com voluntários, pescadores e mergulhadores e plantio de cerca de 15 mil mudas nas margens do Rio Pacoti.
Com novas parcerias firmadas para 2019 com o projeto Mares Limpos da ONU Meio Ambiente, Limpa Brasil, Menos 1 Lixo, Aquasis, a Escola de Mergulhadores Mar do Ceará, a Colônia de Pescadores de Aquiraz – Z9 e a Associação Caatinga, a estimativa é aumentar para 500 o número de voluntários e realizar uma limpeza de 30 toneladas de lixo na cidade, na praia, no mar e no mangue. A ação ocorre sábado dia 28 de setembro com concentração às 7 horas na Vila Azul do Mar.
A programação completa será lançada em um almoço para jornalistas, políticos, empresários e sociedade em geral no dia 19 de setembro no Beach Park, em Aquiraz.
Setembro é o Mês Internacional dos Mutirões de Limpeza de Praia marcado principalmente pelo movimento global World Clean up Day. Para se ter ideia da dimensão da iniciativa, em 2018 cerca de 18 milhões de pessoas em 157 países participaram do maior dia de coleta de resíduos da história da humanidade.
No Brasil essa mobilização é liderada pelo Instituto Limpa Brasil, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil.
Na edição de 2018, o Beach Park Entretenimento, com apoio da Pordunas, contou com 300 voluntários que coletaram mais de 23 toneladas de lixo no Porto das Dunas em sete dias. A associação fundada pelo Beach Park e formada por representantes de condomínios, empreendimentos e moradores do Porto das Dunas, realiza há 8 anos operações de limpeza na cidade, nas vias e na praia.
Os dias de 23 a 27 de setembro serão reservados para cuidar também do Rio Pacoti, um dos maiores rios da região, que banha o estado do Ceará e desagua no mar do Aquiraz. Em ação inédita, o Beach Park promoverá o plantio de cerca de 15 mil mudas nas margens do rio em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) com a participação de 300 crianças das escolas públicas de Aquiraz, que além de plantar também terão aulas de educação ambiental.
Para essa atividade, o Beach Park contará com o apoio da Associação Caatinga, organização sem fins lucrativos que desenvolve projetos de conservação de áreas naturais, restauração florestal e recuperação de nascentes.
Programação
Outras atividades estão programadas pelo Beach Park Entretenimento para o mês de setembro. Entre os dias 23 a 27, a Jornada Sustentável Ceará vai promover visitação de universidades e escolas, para conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e o tratamento de água das piscinas do Complexo. Na visita, os alunos entenderão como funciona o processo para o reuso da água na irrigação das áreas verdes. A ETE do Beach Park é referência no Estado do Ceará: funcionando 24 horas por dia, gera 3.200 m³/mês de água para irrigação além de reutilizar 168 m³ por mês para tratamento das piscinas através do sistema de retrolavagem dos filtros.
A sustentabilidade faz parte do negócio do Beach Park Entretenimento. São ações diárias de reuso da água, destinação correta de resíduos sólidos e redução do uso de plástico dentre outros cuidados que resultaram na certificação do selo ISO 14.001, reconhecimento internacional em gestão ambiental e norma adotada por grandes empresas de todo o mundo que têm o compromisso de ampliar os negócios reduzindo o impacto ambiental.
Os interessados em participar desta e de outras atividades da Jornada Sustentável Ceará poderão se inscrever no http://blog.beachpark.com.
CONHEÇA OS PARCEIROS
Projeto Mares Limpos
O projeto Mares Limpos da ONU Meio Ambiente chegou no Brasil em setembro de 2017 com objetivo de reduzir os impactos dos plásticos descartados nos oceanos. Ele tem duração de 5 anos e prevê ações capazes de contribuir para um cenário diferente da estimativa de que em 30 anos vamos ter mais plástico do que peixes nos oceanos. A campanha quer mobilizar governos, ativistas, empresas e a sociedade civil para fortalecer a conscientização da necessidade de reduzir drasticamente os plásticos descartáveis e banir as microesferas em produtos de higiene e cosméticos, além de apoiar o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar do Ministério do Meio Ambiente.
Limpa Brasil
Fundado a partir da empresa Atitude Brasil, o Instituto Limpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos responsável pela execução brasileira do maior movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos, o Let’s do it! – que já atraiu voluntários em ações de limpeza em mais de 158 países.
No Brasil já foram realizadas intervenções em mais de 20 cidades com o objetivo promover a conscientização para o problema do descarte irregular do lixo urbano. Com a participação de mais de 180 mil pessoas foram coletadas de 3,2 toneladas de resíduos que foram enviados para cooperativas de catadores, gerando assim trabalho e renda para centenas de famílias que vivem da reciclagem.
Menos 1 Lixo
O Menos 1 lixo é um movimento sobre consumo consciente criado pela ativista ambiental Fe Cortez. A organização, que tem como missão reduzir o número de descartáveis no mundo, atua através das dicas práticas do site e das redes sociais, palestras gratuitas em instituições públicas, consultorias, campanhas internas, produção de conteúdo e produção de copos personalizados para as empresas que buscam uma política consciente de seus impactos socioambientais.
Aquasis
A Aquasis é uma ONG, fundada há mais de 20 anos, que tem como missão proteger e evitar a extinção das espécies ameaçadas e habitats importantes no Nordeste do Brasil, com foco principal no Estado do Ceará. Possui uma equipe multidisciplinar, e é apoiada por parceiros nacionais e internacionais.
Escola de Mergulhadores Mar do Ceará
A Mar do Ceará – Escola e Operadora de Mergulho promove mergulho recreativo e estudos e pesquisas com foco nos naufrágios do litoral cearense. A Escola tornou-se referência no Brasil como o centro de mergulho recreativo que mais forma mergulhadores no Estado. Até 2018 já foram formados mais de 500 de mergulhadores, além da identificação de naufrágios e corais, organização de trips marinhas e a publicação do Atlas de Naufrágios do Ceará.
Associação Caatinga
Uma organização, sem fins lucrativos, fundada em 1998, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), tem como missão de promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. A entidade desenvolve projetos de conservação de áreas naturais, restauração florestal e recuperação de nascentes, disseminação de tecnologias sustentáveis de convivência com o semiárido, educação ambiental, apoio à pesquisa para a conservação e articulação para a formulação de políticas públicas ambientais.
Pordunas
A Associação Pordunas foi fundada pelo Beach Park há 8 anos, é formada por empreendimentos e moradores do Porto das Dunas e tem como propósito desenvolver a região de forma sustentável.