Festival Love Noronha completa 10 anos reverencia o turismo ecológico e o circuito gastronômico do aquipélago

A paradisíaca Ilha de Fernando de Noronha receberá turistas do Brasil e exterior na décima edição do Festival Love Noronha. O evento será no final de semana de 18 a 21 de agosto e é direcionado a todos, mas especialmente para o público LGBTQI+. Neste período o arquipélago receberá uma programação especial voltada para passeios ecológicos, mergulhos, circuito gastronômico e festas noturnas.

O Festival organizado desde de 2012 pelo Grupo Metrópole totalizou nas suas edições anteriores um número de cerca de oito mil turistas. Este ano a expectativa é de receber cerca de 40% a mais do a dos outros anos. “Os empresários e ilhéus colaboram dando as boas-vindas aos visitantes que estão voltando para participarem do evento que acontece no mês de agosto propositalmente por causa do clima tropical da ilha com suas águas mornas e cristalinas”, diz Maria do Céu.

O Love Noronha tem o objetivo de promover o Turismo LGBTQI+ no Brasil e internacionalmente que obteve um crescimento de 30% no mercado econômico, em 2021 segundo dados da IGLTA – International Gay & Lesbian Travel Association. Além disso, o objetivo é preparar o trade turístico da ilha para receber este público durante o ano inteiro. “O turista bem recebido retorna e indica fortalecendo a rede de turismo inclusiva”, afirma Maria do Céu, coordenadora do Festival Love Noronha.

O projeto que completa 10 anos sempre foi marco com as bandeiras da diversidade fincadas em pontos turísticos, restaurantes, pousadas, aeroporto, posto de combustível e praias do arquipélago. “O Love Noronha é um evento internacional e deverá receber um público que preza pelo novo e que investe numa excelente oportunidade de turismo ecológico e lazer”, completou Maria do Céu.

ECO + MERGULHOS + CIRCUITO GASTRÔNOMICO – Os três itens somados traduzem a programação do Love Noronha. Uma mistura de ecologia, circuito gastronômico, esportes aquático e festas para celebrar a energia do arquipélago dos golfinhos rotadores e tartarugas marinhas e até mesmo descobrir curiosidades sobre a história da ilha.

O roteiro começa na quinta-feira, 18/08, a partir das 20h, no open Night Gipsy, no Gastrobar ‘Cigana do Cajueiro’, animada pelos DJ’s Flávio Noronha, Pax e Maca. O espaço super descolado é dos empresários Caco e Rodrigo Valença, que fizeram questão de receber este welcome drink, pois eles se conheceram na primeira edição do Love Noronha, em 2012. “Caco, ilhéu e Rodrigo participava do Festival. Eles se apaixonaram e oficializaram a união no primeiro casamento homoafetivo na Ilha”, revela Maria do Céu.

Na manhã de sexta-feira 19/08, a partir de 8h30 um passeio de canoa havaiana, esporte indicado para testar a força e malhar o bíceps. A proposta é vivenciar a navegação das embarcações milenares, aventura e contemplação do cenário paradisíaco de Fernando de Noronha contemplando os golfinhos rotadores. A expedição tem saída na Praia do Porto, passando pelo Air France, Rugido do Leão, Praia do Cachorro, Praia do Meio e Conceição, com parada pra banho e mergulho. Tudo sob orientações de guias experientes.

A partir das 12h30 com saída também da Praia do Porto acontecerá a flutuante Love Beats uma festa flutuante – uma experiência do Love em alto mar – a bordo de uma embarcação com chuveirão, dois caiaques de passeio e até tobogã. No trajeto um open bar de cerveja, espumante, água e open food. Tudo isto animado pelos DJ’s Filipe Guerra (PE), Luan Poffo (SC) e Gabriel Tibery (SP). A Festa é disputadíssima e à venda da pulseira de acesso está no último lote por R$ 500,00.

Após um breve descanso, partir das 22h, todos em rumo ao Centro Cultural Muzenza para a Festa Gera uma balada pop com um pocket show do cantor pernambucano Romero Ferro, que leva para o Love Noronha a turnê do seu segundo álbum “Ferro”. Será um espetáculo dançante, vibrante e visual com seus hits “Pra te conquistar” (TOP 50 Viral Spotify BR) e “Verdadeiro Amor”, “Corpo em Brasa”, “Love por você”, “Quando ele Perguntar por Você” e “Tolerância Zero”. A noite ainda contará com o som dos DJ’s Tekila (Noronha), Maca (Club Metrópole), Adrienny Causadora (Club Metrópole). O espaço super badalado fica na Praça Eurico Dutra, 06, ao lado da Igreja dos Remédios de Fernando de Noronha.

No sábado 20/08 logo após o café da manhã, para quem optar, pode escolher fazer um ilha tour e passear pelas trilhas e principais praias, como a do Sancho – uma das mais lindas do mundo -, do Leão, de Atalaia, da Conceição, a Cacimba do Padre, do Meio, Baía dos Porcos, a Baia e Porto de Santo Antonio, entre outros pontos pitorescos.

Quem preferir poderá comprar acesso aos passeios de barco que percorrem todo o oceano de Noronha e assistir o espetáculo dos golfinhos rotadores e depois mergulhar no mar azul e cristalino, tudo com ajuda de experientes instrutores e guias turísticos.

Para quem curte há ainda o Festival Love Noronha incentiva o mergulho submarino, o chamado “batismo” com direito a fotografias e filmagem nas profundezas do mar de Noronha onde terão a oportunidade ver navios naufragados.

A partir das 22h, haverá Rebel XX Noronha Edition no tradicional Bar do Cachorro animada pelos DJ’s Luan Poffo (SC), Filipe Guerra (PE), Pax (Club Metrópole) e Gabriel Tibery (SP). “É uma energia incrível fazer um evento fora do continente e principalmente quando estamos com um público especial vindo de todas as partes do mundo. Noronha com seus encantos do mar de dentro, voltado para o Brasil e o mar de fora de cara com a África”, diz Maria do Céu.

O turista que já comprou suas passagens ou já estará na ilha durante o Festival pode garantir a pulseira única das festas na plataforma Sympla no link: sympla.com.br/clubmetropole. Já os ingressos dos ilhéus custam R$ 50,00 (para as festas noturnas) e estarão disponíveis a partir do dia 26 de julho no contêiner do Costa Noronha, na Praça Flamboyant.

No domingo 21/08, a manhã ficará livre para mergulhos e visitas às praias ou Parque Nacional Marinho. A tarde aeroporto, pois é hora de voltar e contar os meses para a edição 2023.

GASTRONOMIA – A programação do Love Noronha incentiva também a gastronomia local do arquipélago. O Festival indica bares e restaurantes parceiros que darão descontos aos turistas participantes identificados com a pulseira do Love. Fazem parte do roteiro os bares e restaurantes Cacimba, Varanda, Valdenio, Creperia Euforonha, Bares do Cachorro, Duda Rei, El Perro, Cigana do Cajueiro e a Gelataria Paradiso – que até fez um sorvete exclusivo batizado de Love Noronha.

Todo o circuito, pratos promocionais e endereços dos estabelecimentos estão no site do Festival www.lovenoronha.com.br ou no Instagram @lovenoronha.

O Love Noronha conta com apoio da Empetur-Empresa Pernambucana de Turismo, que tem incentivado o turismo LGBTQI+, um dos que mais cresce no país. A Azul Viagens (que está com pacotes com hospedagem, traslado de ida e volta aeroporto – hotel), parcelados em até 10 vezes. Também a Econoronha, concessionária dos serviços turísticos do Parque Nacional Marinho, também está dando apoio a iniciativa. O empresariado local está colaborando com a Associação de Pousadeiros e a Abreno – Associação Noronhense de Bares e Restaurantes e Grupo Metrópole.

Os pacotes incluindo as festas e passeios do Festival estão disponíveis na agência oficial do evento Tuca Noronha @agenciatucanoronha, Curta Noronha @curtanoronha e Viva Noronha @vivanoronha. Mais informações no direct do Instagram @lovenoronha, no Whatsapp (81) 99633-1272 ou no e-mail cliente@tucanoronha.com.br

Deixe uma resposta