Marta se une à Centauro para lançar marca Go Equal e ampliar movimento pela equidade de gênero no esporte

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Poucos dias antes de entrar em campo pelo Brasil, Marta, a renomada estrela do futebol feminino, decidiu concretizar o movimento Go Equal. Iniciado em 2019 como uma campanha em prol da igualdade de gênero no esporte, a causa se transforma agora em uma marca, com uma coleção de peças exclusivas, a fim de ampliar a visibilidade desse movimento. Para isso, a também embaixadora global da ONU Mulheres escolheu a Centauro, maior rede multicanal de produtos esportivos da América Latina, para criar a Go Equal e concretizá-la como uma marca que fomenta a liberdade para jogar, como forma de inspirar a prática esportiva feminina.

À venda nas lojas e e-commerce da Centauro e no Studio78, ambas parte do ecossistema esportivo do Grupo SBF, a primeira coleção de Go Equal está disponível nas versões treino, com produtos voltados à prática esportiva; e casual, que reúne peças para uso no dia a dia. Composta por camisetas, bermudas, calças, bonés e tops, todas com o símbolo e frases do movimento, as peças foram desenvolvidas para inspirar e empoderar mulheres e homens que se identificam com a causa. Nesse sentido, todos os royalties das vendas serão doados para projetos de empoderamento feminino.

Foi durante uma partida entre Brasil e Austrália, ao comemorar um gol de pênalti, que Marta – a maior artilheira de todos os tempos do torneio mundial, entre mulheres e homens -, chamou atenção pela primeira vez para a desigualdade de oportunidades no futebol. A chuteira, inteira preta, exibia um sinal de igual (=) nas cores azul e rosa, símbolo da iniciativa de Go Equal, que tem como papel legitimar e promover o espaço da mulher no esporte para que ela tenha liberdade de atingir o seu melhor.
”Como falamos no início, quando entrei no movimento, a bola é igual, o campo é igual, as regras são iguais. As mulheres jogam futebol da mesma forma que os homens. Não há motivo para não receberem o devido reconhecimento”, afirma Marta. “Estou extremamente feliz com a parceria com a Centauro, que me permitiu transformar a causa que defendo em uma marca, para que os fãs de futebol e aqueles que se identificam com a causa possam, assim como eu, fazer parte dessa iniciativa tão importante. Acredito que ter ao lado a maior rede de artigos esportivos do país, que apoia o fomento do esporte feminino e vende a marca Go Equal, ampliará ainda mais o alcance da causa”, complementa a jogadora.
Para a Centauro, a parceria com a atleta colabora para a promoção do protagonismo feminino no esporte e contribui para jogar mais luz na busca por uma sociedade mais justa e igualitária. “Apoiamos o esporte feminino e o lançamento de Go Equal enquanto marca é uma oportunidade de reverberar a causa e amplificar o legado da Marta, que inspirou e inspira tantas outras atletas e mulheres em todo o mundo. A Centauro tem muito orgulho de ter sido escolhida para esse projeto tão significativo”, afirma Fernanda Arechavaleta, diretora de marketing e reputação da Centauro.

 

Empoderar e apoiar o público feminino na prática esportiva está entre os pilares de maior atenção da Centauro. No campo social, por meio do programa Centauro Transforma, que tem como objetivo conectar e empoderar as mais variadas organizações que trabalham com inclusão de pessoas em vulnerabilidade social por meio do esporte, a empresa atingiu um número de mais de 5 mil meninas e mulheres atendidas. Para este ano, a projeção é ultrapassar a marca de 10 mil. Entre as organizações apoiadas, com foco no público feminino, está o Meninas em Campo. O projeto tem o intuito de tornar o futebol feminino mais acessível por meio de um ambiente esportivo seguro e inclusivo, promovendo saúde, convivência social, construção de valores coletivos, além do aprimoramento da consciência crítica e da cidadania. A rede é ainda patrocinadora e detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Paulista Feminino de Futebol até 2024.
Campanha Liberdade para Jogar

A campanha de lançamento da marca Go Equal foi inspirada em uma carta escrita por Marta em 2017. O texto intitulado ‘Carta para eu mesma quando jovem’, traz toda a trajetória com os desafios, as conquistas e o preconceito vivido por uma garota que amava futebol. Agora, às vésperas de entrar em campo para defender a camisa verde e amarela mais uma vez, a atleta escreve uma nova carta. Desta vez, imaginando a Marta do futuro. E projeta um mundo em que mulheres vão jogar em estádios lotados, com a torcida vibrando nas arquibancadas e com igualdade de oportunidades e reconhecimento. O vídeo gravado traz a jogadora dizendo que o pontapé inicial foi dado e convidando todos a fazerem parte do movimento Go Equal. Confira o vídeo completo aqui.

 

Com rebranding da marca do movimento realizado pela Rebu e campanha assinada pela DM9, a iniciativa será divulgada nas redes sociais da Centauro e amplificada por influenciadores digitais e personalidades do esporte. Todos serão convidados a se juntar ao movimento. O objetivo é transmitir e ampliar a mensagem de equidade de gênero no futebol e no esporte em geral, reverberando a importância da causa que tem a atleta como sua principal representante desde 2019.

 

Para promover a ação, serão realizadas algumas ativações entre os meses de julho e agosto. Está previsto um “tuitaço” em que influenciadores e personalidades vão compartilhar o filme da campanha. Já a Centauro, vai trocar a foto de perfil em todas as redes sociais com o sinal de igual do logo da marca e convidar a jogadora Marta e influenciadores a aderirem ao movimento. Haverá também pílulas de conteúdo em collab com a Centauro, shorts no YouTube do canal Desimpedidos e reels na página do Instagram da apresentdora Marília Galvão.

 

Nas lojas, além da coleção exposta em destaque, os conteúdos da campanha estarão presentes nos videowalls para engajar o consumidor final com o movimento.

 

Em agosto, os influenciadores Fred, Marília Galvão e Bianca dos Santos do canal Desimpedidos da NWB, que também faz parte do Grupo SBF, estarão na Austrália e na Nova Zelândia para cobertura dos jogos, produzindo conteúdos que contribuirão para reverberar as mensagens do movimento.

Coleção inspirada na atleta
A estilista da Centauro, Marcela Moreira, que desenvolveu a coleção, conta que a jogadora foi sua principal influência para criação de todas as peças. “Marta foi a persona que mantive em mente desde o início até o desfecho da criação da coleção. Levei em consideração sua personalidade e representatividade no esporte, sendo uma atleta e ídolo que inspira as novas gerações. Sua história, trajetória e preferências foram cuidadosamente consideradas em cada peça”, afirma.
A cartela de cores do movimento, que tem o roxo como tom principal, também foi levada em consideração. Na marca, a cor representa a igualdade e valorização das mulheres no esporte. Outro tom predominante, o laranja tem um significado relevante na construção do logotipo, trazendo vibração e irreverência. Tons como bege e marrom foram adicionados à paleta. Além disso, a coleção traz mensagens acolhedoras, convidando todos a jogarem juntos. O símbolo de igualdade (=), logotipo da marca, foi desconstruído, incorporando elementos gráficos como texturas e emblemas, simulando um brasão de time.
Nas peças de treino, foram considerados aspectos técnicos, como a necessidade de tecnologia e ergonomia para proporcionar conforto e alívio térmico. Para isso, foram escolhidos tecidos com tecnologia de secagem rápida, alta sustentação e toque agradável. O objetivo é oferecer o que há de melhor em matéria-prima esportiva disponível no mercado nacional.
A coleção conta com produtos diversos com frases de empoderamento, a partir de R$89,99 até R$139,99. São eles:

  • Camiseta cropped estampada: malha de algodão com contrastes na gola e punhos, dando um visual retrô;
  • Camiseta de malha: malha de algodão com contrastes nas mangas, trazendo visual bicolor, marca no peito e estampa nas mangas;
  • Camiseta de compressão de poliamida: modelagem para encaixe perfeito no corpo e tecido de toque agradável, leve e confortável, que evita superaquecimento e proporciona alívio térmico. A marca estampa a frente da camiseta, seguida por uma frase de efeito nas costas;
  • Camiseta feminina de treino: relevo na camisa com elementos da marca, tecido dry, que seca rápido. A peça roxa e laranja possui gola redonda e frase motivacional frente e verso.
  • Camiseta Unissex de treino: também com relevo na camisa com elementos da marca e tecido dry, que seca rápido. A camisa, nas cores verde e rosa, possui gola V e frase motivacional na parte da frente.
  • Bermuda compressão feminina de treino: modelagem ajustada no corpo para aderir sem apertar e alívio térmico. Com toque agradável e leve em poliamida;
  • Calção de treino feminino estampado: tecido dry, que seca rápido, cós de elástico que proporciona conforto e segurança sem apertar e detalhes nas laterais da barra;
  • Top alta sustentação de poliamida: tecido leve e confortável com bojo removível, elástico interno, proporcionando bem-estar e respirabilidade nas costas;
  • Boné: sarja com detalhe, em roxo, na aba. Logo e mensagem lateral em alto relevo emborrachado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

A importância do marketing inclusivo na indústria de viagens

O marketing inclusivo tornou-se uma peça fundamental na estratégia das empresas que buscam se destacar no mercado atual

More Articles Like This

- Publicidade -