Oito meses depois de se separarem, os atores Gustavo e Hamilton, recebem um comunicado de que foram contemplados num edital no qual se inscreveram quando ainda eram casados. Apesar do término turbulento, eles decidem retomar o projeto, no entanto, quando começam a ensaiar a peça, percebem que as feridas que foram abertas ainda não estão cicatrizadas. Assim se desdobra “Ensaio sobre a Perda”, comédia dramática que estreia na programação do Mês do Orgulho LGBTQIAP+ do teatro Glaucio Gill, em Copacabana, de 3 a 25 de junho, às 20h. Com direção de João Fonseca, o espetáculo é uma criação de Herton Gustavo Gratto, que o encena com Hamilton Dias pela primeira vez nos palcos.
A peça apresenta texto e interpretações instigantes e desafiadoras que entrelaçam realidade e ficção transportando o público para o espaço cênico em outra perspectiva, como espectadores dos bastidores conturbados de uma produção marcada pelo afeto e pela dor da perda.
– A sala de ensaio se transforma num campo de guerra, onde ressentimentos vêm à tona, fazendo com que eles questionem se retomar o convívio profissional foi a melhor decisão, uma vez que a dramaturgia da peça que será montada os transporta para um mar de recordações. O texto foi escrito por Alonso, um dramaturgo argentino, que durante o processo de escrita, mergulhou profundamente na pesquisa: se tornou amante dos dois, antes de ir embora e deixar a peça sem final – conta o diretor.
Da internet para os palcos
O projeto faria sua estreia em 2020, mas precisou ser interrompido por causa da pandemia de Covid-19. Com o objetivo de mantê-lo em andamento, João Fonseca teve então a ideia de adaptar o espetáculo para uma plataforma online. A experiência foi ganhando repercussão e se tornou um sucesso de público, lotando todas as apresentações nas duas temporadas, realizadas entre agosto e outubro de 2020, e chamando a atenção de artistas consagrados, como Matheus Nachtergaele e Vera Holtz. Tamanha projeção rendeu convites para importantes festivais, como o “Festival Midrash de Teatro” e o festival internacional “Niterói Em Cena”, onde representou o Brasil.
– Nosso intuito é convidar o público a compreender diferentes formas de afeto através de uma situação de identificação universal que é a perda. Dessa forma, propõe-se um recorte da comunidade LGBTQIAP+, a partir de um debate fundamental nos dias de hoje – explica João Fonseca
Para viabilizar o projeto, a equipe criou uma campanha de financiamento coletivo. Para colaborar, acesse https://benfeitoria.com/
Serviço:
- Ensaio sobre a Perda
- Temporada: de 3 a 25 de junho
- Data e horário: sábados e domingos, às 20h
- Local: Teatro Glaucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, s/n – Copacabana, Rio de Janeiro
- Entrada: R$ 50
- Duração: 60 minutos
- Mais informações:
- Instagram: @ensaiosobreaperda
Ficha técnica:
- Direção – João Fonseca
- Assis. de direção: André Celant
- Texto: Herton Gustavo Gratto
- Elenco: Hamilton Dias e Herton Gustavo Gratto
- Produção: Beatriz Souto Maior
- Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
João Fonseca – Ator, diretor de teatro, tv e cinema. Entre seus principais trabalhos se destacam: “O Casamento”, “R&J de Shakespeare”, “Minha Mãe é uma peça”, “Tim Maia – Vale Tudo, o Musical”, “Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz – o Musical”, e “Maria do Caritó”, com o qual ganhou seu segundo Prêmio Shell. Na TV, é codiretor de “Vai que Cola” (atualmente na sétima temporada), programa do Canal Multishow. No cinema, dirigiu o longa “Não Vamos Pagar Nada”.
André Celant – Ator formado pela UNIRIO e assistente de direção. Dentre seus trabalhos, integra o coletivo “Prática de Montação”, onde atuou no espetáculo “Cabeça de Porco”. Fez assistência de direção em “Grau Zero”, texto de Diogo Liberano e direção de Marcéu Pierrot, e participou do espetáculo “Quase”, com direção de Vanessa Garcia.