O SCRUFF, aplicativo mais seguro e melhor classificado para gays, bissexuais, trans e queer se conectarem e o único fundado e gerido por pessoas LGBTQ, tem em sua cultura apoiar eventos ligados à comunidade LGBTQIAP+, e estará presente apoiando blocos de Carnaval em São Paulo e no Rio de Janeiro, entre os quais estão “Domingo Ela Não Vai” (12/02), “Festa Megazord” com Sheila Mello (17/02), “CarnaUrsos” (19/02), “Desfile Bloco da Mama” (21/02) e no Rio de Janeiro, o Carnafunk+ Poczera (18/02).
Para curtir as festas com segurança, reunimos uma série de dicas e sugestões para que a diversão aconteça e os foliões estejam protegidos em sua integridade e em seus bens. Bruno Legítimo, da Festa Megazord, traz alguns aspectos importantes para a sua proteção. “Utilize uma doleira para guardar documentos, dinheiro e celulares. Há a tecnologia que consegue aproximar máquinas de pagamento do seu cartão e autorizar pequenos valores sem que você perceba. Entre no APP do seu banco e, no período de carnaval, desabilite a opção de pagamento por aproximação”, destaca.
Além da segurança financeira e dos bens, o close não pode estar errado na hora de escolher a fantasia. “Cuidado com as fantasias: cocar de índio, blackface e apropriação cultural não é legal. Tome cuidado para não transformar a diversão em ofensa”, salienta Legítimo.
Aproveitar a diversão começa na escolha dos looks, que devem ser leves e combinando com um tênis confortável. Essa é a dica de Felipe Ferreira, do Rio de Janeiro, que lembra a importância do filtro solar e a moderação no álcool. “Beba água entre uma bebida e outra para ajudar a diminuir os efeitos da ressaca. E use camisinha”.
Para os cuidados pessoais é importante não abusar da bebida alcoólica e não aceitar bebidas de estranhos, utilizar o transporte público, beber muita água, usar sapatos confortáveis e respeitar as pessoas, entendendo que “Não” é “Não”.
Para Eduardo Viola, do Bloco CarnaUrsos, o planejamento e organização do trajeto prévio é importante para aproveitar a folia. “Neste ano a Prefeitura destacou muito a preocupação da Policia Civil em manter a segurança dos foliões. Todo planejamento de trajetos e horários privilegiou que os blocos encerrem até às 18h, horário onde ainda há iluminação natural do dia”.
Dicas do SCRUFF para um Carnaval seguro:
Alimente-se bem; Hidrate-se; Use protetor solar; Não aceite bebidas de desconhecidos; Ao comprar com ambulantes, procure saber se são credenciados pela Prefeitura e opte por dinheiro ao invés de cartão bancário; A melhor dica é ter uma doleira e deixar o celular, dinheiro e algum documento ou cartão; Cuidado com a selfie no meio do bloco; Na volta pra casa, não fique no meio-fio (entre a calçada e a rua) com o celular em mãos aguardando o motorista por aplicativo.
E o SCRUFF reforça:
Para sua segurança: Reúna amigos e evite andar sozinho; Prefira o transporte público; Leve apenas o necessário; Informe-se sobre o trajeto.
Quer levar o celular? Siga as seguintes dicas: Saiba o IMEI do seu celular; Deixe o GPS ativado; Configure os aplicativos com verificações de duas etapas; Faça o Back-Up.
Cidadania: Não urine nas ruas; Não suje as ruas; Jogue o lixo no lixo.
Fundado em 2010 por Johnny Skandros e Eric Silverberg, agora seu CEO, disponível gratuitamente em dispositivos iOS e Android, o SCRUFF é uma gigante comunidade que conecta mais 15 milhões de membros em todo o mundo, em 180 países e 6 continentes e pode ser acessado em 9 idiomas: inglês, italiano, espanhol, português, alemão, francês, japonês, chinês e árabe.
SERVIÇO
São Paulo
- Bloco Domingo Ela Não Vai
- 12/02, domingo, 11h
- Local: Av. Ipiranga com Av. São João.
- Festa Megazord – Com Sheilla Mello
- 17/02, sexta-feira, 22h
- Local: Kat Klub
- Ingressos: de R$ 20 a R$ 50
- https://www.sympla.com.br/megazord–sheilla-mello-segura-o-tchan-carnaval-anos-90__1862866
- Bloco CarnaUrsos
- 19/02, domingo, 13h
- Local: Largo do Arouche
- Desfile Bloco da Mama
- 21/02, terça-feira, 12h
- Local: Praça Marechal Teodoro – Santa Cecília.
Rio de Janeiro
- Carnafunk + POCZERA
- 18/02, sábado, 23h
- Local: Praça Marechal Ancora