Em preparação para a alta temporada de fim de ano, a companhia aérea LATAM anunciou que realizará 2,3 mil voos extras, entre nacionais e internacionais, no Brasil durante o período de 1º de dezembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025. A decisão faz parte de um planejamento estratégico para atender ao aumento de 8% no volume de passageiros em relação à mesma temporada do ano passado. A companhia estima transportar cerca de 7,9 milhões de pessoas, evidenciando a retomada do turismo e do fluxo de viagens nesse período tradicionalmente movimentado.
Os destinos brasileiros mais procurados incluem as cidades de Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre e Curitiba. O Rio de Janeiro, por exemplo, se destaca como um dos principais polos turísticos do país, especialmente durante o Réveillon e o Carnaval, atraindo milhões de turistas. A LATAM também reforçou as operações nos aeroportos de São Paulo, Brasília e Salvador, ampliando as opções de conectividade para quem deseja viajar dentro do Brasil.
Aumento da malha aérea e conectividade internacional
Segundo a LATAM, a ampliação na oferta de voos abrange 51,5 mil partidas domésticas, focadas principalmente nos principais aeroportos de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Brasília e Salvador. Além disso, serão 6,4 mil partidas internacionais, conectando o Brasil a destinos em países como Argentina, Chile e Portugal, importantes mercados para o turismo brasileiro e rotas de alta demanda nesse período.
A diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, Aline Mafra, destacou a importância do planejamento para garantir uma experiência de viagem mais eficiente: “Mais pessoas vão usar o avião para encurtar distâncias nesta época de reencontros e festas. Por isso, planejamos a nossa malha aérea com cuidado para oferecer a melhor conectividade e já reforçamos o nosso atendimento para que mais de 7 milhões de brasileiros e estrangeiros com viagem marcada conosco neste fim de ano possam voar com agilidade e tranquilidade”, afirmou.
Expansão de rotas
Além do foco na alta temporada, a LATAM tem expandido sua atuação ao longo de 2023 com novas rotas internacionais. A companhia aérea passou a conectar o Brasil diretamente a cidades como Melbourne (Austrália), Caracas (Venezuela), Havana (Cuba) e Atlanta (Estados Unidos), todas operadas via Lima, no Peru. Outros destinos recentes incluem rotas como Santiago-Porto Alegre, Los Angeles-São Paulo, Santiago-Florianópolis, e a recém-lançada rota Santiago-Belo Horizonte, ampliando a conectividade entre o Brasil e o exterior.
Parcerias e novas rotas regionais
No mercado doméstico, a LATAM também expandiu sua malha aérea por meio de parcerias estratégicas. Em 2023, a companhia ampliou seu acordo de codeshare com a Voepass, oferecendo passagens aéreas para mais 16 destinos regionais, além de seis novas rotas no Nordeste, facilitando o acesso a áreas menos atendidas por grandes companhias aéreas.
Com essas novas operações e a reabertura do aeroporto de Porto Alegre prevista para a última semana de outubro, a LATAM visa trabalhar na divulgação de seis novas rotas no Nordeste.
LATAM foi eleita pelo público como “Melhor Posicionamento do Ano” no Poc Awards 2020