A LATAM deu início neste domingo à nova rota direta entre o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos e o Aeroporto Internacional de Córdoba, na Argentina. A cerimônia de inauguração contou com corte de fita no terminal paulista, com a presença de executivos da companhia aérea e da GRU Airport. A nova operação será diária, com sete frequências semanais, em horários pensados para conectar os principais hubs da LATAM a voos internacionais e domésticos no Brasil.
Segundo Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, “esta rota nos permitirá fortalecer nossa posição no mercado aéreo entre Argentina e Brasil, especialmente ao atrair mais clientes que viajam a partir de Córdoba, e não de Buenos Aires. O voo será feito de uma forma que conecte Córdoba aos nossos grandes centros de conexão no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, tanto nos horários de pico da manhã quanto da tarde/noite, que são usados para voos internacionais de longa distância, e também aos nossos voos domésticos. Assim, seguimos com nossa meta de ligar Córdoba ao resto do mundo e, é claro, ao mercado brasileiro”.
A operação está dividida em dois blocos de horários. Às segundas, quartas, sextas e domingos, os voos partem de Guarulhos às 08h00 e chegam a Córdoba às 11h35. O retorno ocorre às 12h35, com chegada prevista às 15h35. Já às terças, quintas e sábados, a partida acontece às 13h00, com pouso na Argentina às 16h35. A volta é às 17h35, com chegada em São Paulo às 20h35 (horários locais).
Claudio Ferreira, diretor comercial da GRU Airport, afirmou que “estamos muito felizes com a inauguração da nova rota para Córdoba, resultado da parceria entre a GRU Airport e a Latam. A operação contará com voos diários, fortalecendo ainda mais a nossa conectividade internacional. Expandir a malha aérea e oferecer novas opções de destinos é parte do nosso compromisso em proporcionar mais acesso, conveniência e experiências aos viajantes brasileiros”.
Para Marcelo Freixo, presidente da Embratur, “esta nova rota é estratégica para o nosso turismo internacional, ampliando a nossa conectividade com o mercado argentino, que somente este ano já enviou para o Brasil 2,8 milhões de visitantes. Em São Paulo, entre janeiro e setembro, foram mais de 300 mil visitantes vindos da Argentina. É um novo caminho que se abre também para facilitar o acesso a outros destinos brasileiros a partir de Guarulhos, um dos maiores hubs do país. Com parcerias como esta, com a LATAM, impulsionamos o nosso turismo para que ele tenha ainda mais participação na nossa economia, sendo uma fonte de geração de emprego e renda para o povo brasileiro”.
A cidade de Córdoba, segunda maior da Argentina, oferece uma combinação de patrimônio histórico, turismo de natureza e eventos culturais, sendo uma alternativa relevante para viajantes brasileiros interessados no interior argentino. A nova rota permite aos passageiros de Córdoba conexão com a malha doméstica da LATAM no Brasil, além de destinos internacionais operados via Guarulhos.
Além da ligação com Córdoba, a LATAM já iniciou em 2025 as rotas Rio de Janeiro/Galeão–Buenos Aires/Ezeiza, Porto Alegre–Buenos Aires/Aeroparque e São Paulo/Guarulhos–Bariloche (sazonal de inverno), e anunciou voos diretos para Rosário e Florianópolis–Buenos Aires/Ezeiza, totalizando sete rotas entre Brasil e Argentina no início de 2026.
No cenário nacional, a LATAM passou de 44 para 59 aeroportos desde 2021, ampliando a oferta de assentos em até 10,5% neste ano. Entre as novas bases brasileiras estão Fernando de Noronha, Bonito, Parnaíba e Pelotas.

Com 90 destinos internacionais conectados diretamente a partir do Brasil, a LATAM mantém a liderança no setor aéreo internacional e doméstico do país, segundo dados da ANAC. Também foi apontada pela Abracorp como a preferida de viajantes corporativos pelo segundo ano seguido.
A expansão de voos internacionais está alinhada à parceria com a Embratur para promoção do Brasil no exterior. “A LATAM é parceira do turismo brasileiro, e esse investimento na ampliação da frequência dos voos que nos conectam com a Europa e Estados Unidos está casada com ações da Embratur de promoção do Brasil no exterior, que vão garantir que essa oferta crescente de voos resulte em muito mais turistas internacionais chegando em nosso país”, conclui Freixo.
LATAM foi eleita pelo público como “Melhor Posicionamento do Ano” no Poc Awards 2020

