Movimento Empresa Júnior incentiva a diversidade LGBTQIA+ em cargos de liderança

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Levantamento feito pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), que representa o Movimento Empresa Júnior (MEJ) em todo o país, revela que 20% dos empresários juniores se autodeclaram parte do grupo LGBTQIA+, e, entre as lideranças, essa porcentagem aumenta para 22%. Esses números contrastam com a realidade do mercado corporativo do país, que ainda engatinha no quesito diversidade de gêneros. Dados da Gestão Kairós, especializada em sustentabilidade e diversidade, revelam que, em nível de gerência ou acima nas grandes empresas, apenas 1,21% e 0,08%, respectivamente, contam com pessoas LBTQIA+.

foto
Reprodução

A diversidade LGBTQIA+ no mercado de trabalho, apesar de alguns avanços nos últimos anos, ainda é tratada como tabu em muitas empresas. Principalmente quando se fala em liderança e cargos executivos. De acordo com estudos feitos pelo Center for Talent Innovation, no Brasil, apenas metade dos funcionários LGBTQIA+ se sentem confortáveis para assumir a sua orientação sexual ou identidade de gênero no ambiente de trabalho. Além disso, esses dados também revelam a relutância der diversas empresas em relação à contratação ou efetivação de membros da comunidade LGBTQIA+, independentemente da área de atuação e de suas qualificações.

– O Movimento Empresa Júnior tem consciência que ainda tem muito a evoluir, pois somos um recorte da sociedade. Porém, olhar para nossos defeitos e nos comprometermos a agir nos mantém em evolução constante. É assim que criamos pouco a pouco um espaço seguro para o Movimento Empresa Júnior mais diverso. O MEJ abriu as portas para uma presidente mulher, negra e LGBTQIA+, assim como para várias outras lideranças. Fazemos questão de abrir as portas para os que virão em seguida. O mercado que nos acompanhe – diz Fernanda Amorim, Presidente Executiva da Brasil Júnior.

Outro dado da mesma pesquisa realizada Brasil Júnior aponta que 0,39% dos empresários juniores se identificam como não-binários, ou seja, pessoas que não se identificam completa ou parcialmente como homem ou mulher. As mulheres transgêneros representam 0,19% dos empresários neste segmento, e os homens trans, 0,13%, o que reflete que ainda há um longo caminho pela frente.

Além de ter a diversidade e as cores do Brasil como um dos pilares principais do Encontro Nacional de Empresas Juniores em sua edição de 2021, a Brasil Júnior vem, durante o mês do Orgulho LGBTQIA+,, reforçando a necessidade de discussão sobre a temática e promovendo uma série de conteúdos em seu Instagram (@bjnoinsta) e no seu podcast bit.ly/BjCast.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Uber para Empresas oferece viagens de limousine para divulgar serviços premium em São Paulo

Iniciativa contemplou colaboradores de empresas parceiras com passeios por pontos turísticos da capital

More Articles Like This

- Publicidade -