Aruba e Curaçao reforçam laços com o Brasil durante celebração do ‘Dia do Rei’

Celebração do "King’s Day" evidencia conexões culturais e econômicas entre Brasil e Caribe neerlandês

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Durante a celebração do Dia do Rei, Aruba e Curaçao foram os destaques do evento promovido pelo Consulado Geral dos Países Baixos no Brasil, na última quinta-feira, 24. A cerimônia, que reuniu cerca de 200 pessoas no Solar Fábio Prado, ressaltou a presença caribenha dentro da estrutura do Reino dos Países Baixos, composto por territórios na Europa e no Caribe.

Comemorado oficialmente em 27 de abril, o Dia do Rei homenageia o aniversário de Willem-Alexander, atual monarca neerlandês. A festa paulistana aconteceu contou com autoridades diplomáticas, representantes comerciais e membros das comunidades holandesa e latino-americana.

Time Aruba no Brasil com o Cônsul e a Consulesa dos Países Baixos - Divulgação
Time Aruba no Brasil com o Cônsul e a Consulesa dos Países Baixos – Divulgação

Aruba foi representada por Carlos Barbosa, diretor da Autoridade de Turismo da ilha no Brasil. Em sua fala, ele destacou a relevância do mercado brasileiro para o turismo arubano. “Um destino onde o sol brilha o ano todo e cada experiência é pensada para toda a família. Aruba é assim: a Ilha Feliz, onde a hospitalidade do seu povo – formado por mais de 100 nacionalidades – faz toda a diferença. Essa pluralidade se reflete na cultura vibrante, na gastronomia única e até no idioma: o papiamento, que tem português na sua estrutura, tornando a comunicação fácil para os brasileiros. E o melhor? Os brasileiros descobriram esse paraíso! No último trimestre, crescemos mais de 100% em visitantes vindos do Brasil, e para 2025, a meta é ainda mais ambiciosa.”

Segundo Barbosa, o turismo representa entre 80% e 85% do PIB da ilha. Ele também mencionou preocupações com sustentabilidade e custos. “Também estamos atentos ao custo de vida em Aruba e buscando formas de mitigar esses impactos, inclusive explorando possibilidades de importação de alimentos e insumos da América Latina.”

Curaçao foi representada por Marcos Oliveira, responsável pelas relações-públicas do destino no Brasil, e pela influenciadora digital Lala Rebelo, que atua como embaixadora da marca no país. Oliveira reforçou o papel estratégico da participação no evento. “Sempre participamos destas festividades pelo Dia do Rei, pois acreditamos que apresentar essa parte do Reino cria uma curiosidade para quem não conhece a conexão holandesa no Caribe.”

Carlos Barbosa, Lala Rebelo e Marcos Oliveira - Divulgação
Carlos Barbosa, Lala Rebelo e Marcos Oliveira – Divulgação

Em 2024, mais de 40 mil brasileiros visitaram Curaçao, e a projeção para 2025 é de 51 mil. A presença brasileira nas ilhas tem aumentado, impulsionada por ações de promoção e pela conectividade aérea com o Caribe holandês.

Além do viés cultural, o evento também serviu como plataforma de divulgação de futuras atividades que integram o Brasil às ilhas caribenhas. Entre elas, a terceira edição do Torneio de Lendas do Futebol, que ocorrerá em Curaçao nos dias 28 e 29 de maio. Estão confirmadas as presenças de nomes como Rivaldo, Carlos Germano, Adriano, Valderrama, Higuita, Goycochea, Ortega, Seedorf, Ronald de Boer e van Hooijdonk.

As celebrações do King’s Day ressaltam o caráter multicultural do Reino dos Países Baixos, que inclui, além dos Países Baixos europeus, os territórios autônomos de Aruba, Curaçao e Saint Maarten, bem como as ilhas de Bonaire, Saba e Santo Eustáquio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Nomad lança cobertura estendida de seguro viagem como cortesia para acompanhante

Clientes que contratarem plano da Assist Card ganham cobertura gratuita para um acompanhante, por tempo limitado

More Articles Like This

- Publicidade -