O Instituto Costarriquenho de Turismo (ICT) informou que a Costa Rica registrou um aumento de 25,6% no número de turistas brasileiros entre janeiro e junho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O levantamento considera as pesquisas realizadas no Aeroporto Internacional Juan Santamaría, principal porta de entrada no país, localizado próximo à capital, San José.
De acordo com os dados coletados, as pessoas brasileiras que visitam a Costa Rica buscam, principalmente, sol, praia e oportunidades para a prática do surfe nas regiões do Pacífico e do Caribe. A facilidade de deslocamento interno, com distâncias relativamente curtas entre diferentes paisagens e atrações, também é um fator apontado como relevante para quem viaja ao país.

Com área de 51.100 km², a Costa Rica é promovida pelo ICT como um destino com atividades diversas, que incluem esportes radicais, práticas de bem-estar, aulas de yoga, programação cultural e gastronomia. O país abriga uma das maiores biodiversidades do mundo, com mais de 500 mil espécies de flora e fauna catalogadas.
Segundo Heilyn James, responsável pelo mercado da América Latina no ICT, a crescente presença de turistas brasileiros está relacionada a ações de promoção e conectividade. “Estamos muito felizes que a Costa Rica esteja ganhando cada vez mais visibilidade entre os brasileiros. Esse resultado é fruto de um investimento contínuo e estratégico nesse mercado. Desde o ano passado, por exemplo, contamos com um voo direto entre San José e Guarulhos. Além disso, aumentamos nossa presença e participação em feiras e eventos importantes, como a WTM e a ILTM, para fortalecer ainda mais nossa conexão com o público brasileiro e convidá-lo a viver experiências únicas no país do Pura Vida”, declarou.