É o festival mais aguardado por todos: pelos amantes da boa gastronomia, que ampliam suas possibilidades de conhecer restaurantes reconhecidos, e pelas casas participantes, que veem o evento como um “Natal” em seu faturamento. A 24ª edição da São Paulo Restaurant Week, de 29 de março a 21 de abril, chega para aquecer todo o segmento no maior polo gastronômico do país.
São mais de 170 restaurantes com menus a preços fixos no almoço (R$ 46,90 e R$ 68) e no jantar (R$ 58,90 e R$ 89), com pratos elaborados especialmente para a edição, seguindo o tema “do campo à mesa”, que enfatiza a importância de insumos frescos e de produtores locais.
“É uma oportunidade para as pessoas que cortaram o restaurante de seu orçamento, durante a crise, voltarem a comer fora de casa – e com qualidade”, enfatiza Fernando Reis, CEO da Restaurant Week.
Os participantes têm aumento de 80% no público e de 60% no faturamento, na Restaurant Week. Ao todo, o evento movimenta aproximadamente R$ 25 milhões, nas quatro semanas, na capital paulista.
Fusões e vegetarianos
Cozinhas do mundo todo estão representadas no evento em que os chefs têm liberdade de criação nos menus. Entre os participantes, há cozinha contemporânea, italiana, francesa, argentina, árabe, peruana, e de regiões brasileiras como a amazônica.
Ao mesmo tempo em que o mote é valorizar ingredientes frescos e locais, a edição tem o caráter cosmopolita da cidade de São Paulo, que é um dos maiores polos gastronômicos do mundo.
“Por esse aspecto, encontramos muitas fusões nos menus da edição. Há pratos que carregam informações culturais de três e até quatro lugares”, comenta o curador Arian Carneiro de Mendonça. Exemplo dessa sinergia é um menu que apresenta lasanha de pato ao tucupi, jambo e farofa de laranja como prato principal, que usa uma base italiana com ingredientes no norte brasileiro.
Vegetarianos também terão opções no maior evento gastronômico do país, em entradas, pratos principais e sobremesas. “Há cada vez mais restaurantes que inserem opções vegetarianas nos menus”, diz Arian.
Menu Premium
Além do menu Restaurant Week, o evento proporciona o Menu Premium, com pratos elaborados a partir de ingredientes sofisticados, em casas premiadas. O Menu Premium também conta com preços fixos no almoço (R$ 68) e no jantar (R$ 89), e requer reserva no site da Restaurant Week.
“A proposta da Restaurant Week é gerar mais oportunidade de acesso à boa gastronomia e, a cada edição, organizamos temas e menus para que o público sempre tenha novidades e experiências completas à mesa”, afirma Fernando Reis.
Social
O maior evento gastronômico do país também gera transformação social. O Instituto Cesar Cielo vai receber R$ 1 por menu degustado. A doação é opcional, acrescida à conta final do cliente. O montante final será destinado para projetos que visam a incentivar e desenvolver a natação no país, entre eles, o de fomentar novos talentos no esporte, que hoje atende a 200 crianças e adolescentes.
As notas fiscais sem CPF também podem ser doadas à APAE-SP (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), por meio do aplicativo da Nota Fiscal Paulista.
As doações para o Instituto Cesar Cielo e para a APAE-SP, ambas opcionais, devem ser informadas ao restaurante no momento do pagamento.
Todos os restaurantes participantes e seus menus para almoço e jantar estão no site www.restaurantweek.com.br.
Serviço:
24ª edição da São Paulo Restaurant Week
De 29 de março a 21 de abril
Menu Restaurant Week: R$ 46,90 no almoço e R$ 58,90 no jantar
Menu Premium: R$ 68 no almoço e R$ 89 no jantar
Reservas: www.restaurantweek.com.br