LGBT+ Turismo Expo estreia no Rio de Janeiro com foco em capacitação e networking

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Após criar e dirigir cinco bem-sucedidas edições do maior encontro B2B de turismo LGBT+ da América Latina, o executivo Alex Bernardes dá um passo à frente e apresenta ao mercado o seu novo produto, a LGBT+ Turismo Expo. O evento, agora independente, migra da capital paulista para a Cidade Maravilhosa e abre novas frentes para reforçar seu papel na geração de conhecimento e reflexão sobre as demandas desse perfil de viajante.

A ida do evento para o Rio de Janeiro em 2022, com a apresentação da Setur-RJ e TurisRio, insere ainda mais o encontro no contexto de atração do viajante LGBT+, já que a cidade e suas praias são atrativos conhecidos e apreciados mundo afora. “O Rio de Janeiro é porta de entrada para o turista LGBT no Brasil, mas a cidade nunca tinha feito um grande evento de profissionalização para a cadeia de atendimento. Isso nos aproximou da Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro e o desenrolar das conversas culminou na mudança de cidade”, revela Bernardes.

“A LGBT+ Turismo Expo que está vindo para o Rio de Janeiro mostra a força e a importância do turismo LGBT+. Esta é uma das marcas do Rio de Janeiro e reforça o compromisso do nosso destino com o bem receber das pessoas, o bem receber da diversidade. Os cariocas abraçam todos os seus visitantes, com todas suas características, diversidades, culturas, gente do mundo inteiro e o evento reforça essa nossa vocação para o estado do Rio de Janeiro”, celebrou Sávio Neves, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro.

Segundo Alex Bernardes, o título destaca as múltiplas possibilidades adicionadas ao eixo de conhecimento que consolidou o evento. “A programação deste ano vai além de um fórum, o que nos levou a renomear o encontro para destacar essas mudanças”, diz.

Vale lembrar que a LGBT+ Turismo Expo segue com o mesmo objetivo, voltado à capacitação dos profissionais do turismo por meio de palestras, workshops, debates e cases de sucesso. “As reflexões ajudam agentes de viagens, operadores, hoteleiros e todos os que trabalham na indústria a expandir o escopo de atuação, apoiando todo o trade no desenvolvimento de produtos e serviços voltados ao turista LGBT+”, explica Bernardes.

A edição 2022 do LGBT+ Turismo Expo já conta com players de peso do mercado de turismo. Um deles é a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul que, neste ano, tem a cota Master de patrocínio. “A equipe está muito feliz com o apoio à LGBT+ Turismo Expo porque entendemos a importância deste segmento para o nosso mercado e para o Brasil. Sabemos a importância de nos posicionar como destino friendly e estamos preparados para isso, pois estamos trabalhando o nosso trade há alguns anos sobre esse tema. Temos certeza que será um belo evento, com o Mato Grosso do Sul tendo destaque para que o número de turistas cresça cada vez mais e que todos venham conhecer as belezas de nosso estado”, destacou Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.

Outro player importante que se junta ao evento é Portugal. O destino tem investido em campanhas para atração do turista LGBT+. Para além disto, a cidade do Porto receberá, no início de julho, o primeiro festival de música LGBTQIA+, o LGBT+ Music Festival.

“Além de ser um dos melhores destinos turísticos do mundo, Portugal é um país inclusivo e que recebe todos da mesma forma, sem olhar cor da pele, religião, país e cultura de origem, gênero ou orientação sexual. Nos destacamos pelo caráter afável e humanista do nosso povo. Portugal e os portugueses continuam a ter todos os atributos e competências que nos levaram ao topo, pelo que a ambição se mantém: liderar o turismo do futuro, regenerando o nosso destino através de um forte propósito de receber todos e respeitar todas as diferenças”, reforçou Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal para o Brasil.

A LGBT+ Expo Turismo será realizada no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, em 26 de julho, com expectativa de receber 450 participantes – 20% a mais que em 2019, última edição 100% presencial. “O cenário não poderia ser melhor! Além da estrutura completa e da localização privilegiada, o hotel é membro da IGLTA, cumprindo todas as premissas da Associação e da própria Accor, que executa um trabalho fantástico dentro do segmento”, destaca.

Novidades

Além da área principal, uma segunda sala será dedicada a sessões educacionais focadas em boas práticas no atendimento e voltadas a hoteleiros, profissionais que atuam com receptivo, guias de turismo e colaboradores de restaurantes e bares, entre outros. O conteúdo técnico e a divulgação de dados relacionados ao mercado somam-se à palestra especial focada em estratégias para atração desse perfil de viajante e à criação de uma área de exposição com cerca de 35 destinos, empresas e marcas de peso que já atuam no mercado LGBT+.

 LGBT+ Brasil Famtour

A parceria com a Setur-RJ e TurisRio trouxe outra importante novidade para o encontro. Pela primeira vez, o evento terá uma viagem de familiarização com agentes e operadores internacionais pelo estado do Rio de Janeiro. O público-alvo é formado por profissionais da América Latina, Estados Unidos e Europa que já atuam no segmento e terão a oportunidade de conhecer novos destinos e produtos turísticos para criar pacotes que expandem a visitação para além da Cidade Maravilhosa.

Durante uma semana, o grupo irá visitar os principais destinos turísticos do estado fluminense, incluindo Angra dos Reis, Búzios e Paraty. O pré-requisito para participação é que o profissional seja membro da IGLTA, o que garante o compromisso com o segmento.

 Foco em tendências

O evento sempre foi conhecido por trazer dados atuais e tendências para provocar reflexões que tenham impacto no atendimento, premissa que segue inalterada para a edição 2022. Os debates programados para este ano incluem temas como grandes eventos, sazonalidade e empregabilidade. Confira!

Painel 1: Importância do turista LGBT+ em grandes eventos;

Painel 2: Turismo LGBT+ como alternativa para movimentação na baixa temporada;

Painel 3: Empregabilidade LGBT+ no setor de turismo;

Painel 4: Turismo LGBT+ em destinos menores.

Palestra especial:

“Como ser assertivo no marketing de atração de turistas LGBT+”

Leandro Aragonez, coordenador de parceiros globais da IGLTA

Para a edição 2022, já estão confirmadas as participações da TurisRio, Secretaria de Turismo do Rio de Janeiro (RJ), Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Fairmont Hotel Rio de Janeiro Copacabana, Miami e Fort Lauderdale (EUA), Hotéis Vila Galé, Rede Accor Hotéis, RCD Hotels e CC Hotels, Ministério do Turismo do Uruguai, Inprotur Argentina, Ministério do Turismo de Israel no Brasil, Out Asia Travel, XCaret Hotels, Setur-RS, Setur São Luís, Setur Recife, Empetur, R1 Soluções Audiovisuais, Copa Airlines e Curaçao, além dos apoios institucionais do, RioCVB e Abav RJ.

A LGBT+ Turismo Expo conta com a chancela e o apoio da Associação Internacional de Turismo LGBT (IGLTA). Outras empresas apoiadoras serão anunciadas em breve.

Serviço

LGBT+ Expo Turismo

26 de julho de 2022, das 8h30 às 18h

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana

www.lgbtmaisturismoexpo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Clube Giro anuncia descontos de até 60% em passagens durante novembro

Clientes podem aproveitar ofertas especiais para viagens nos meses de novembro, dezembro e janeiro

More Articles Like This

- Publicidade -