A diretoria do Conselho de Promoção Turística do México reuniu jornalistas e pessoas do trade para apresentar os resultados da parceria com o Brasil em 2017 e novidades para o ano que vem durante um café da manhã nesta quinta-feira (14). Diana Pomar, diretora da CPTM, destacou o aumento de 23% de brasileiros visitando o país em relação ao ano passado – cerca de 281 mil visitantes – e enxerga o momento como uma oportunidade para mostrar outros pontos do México que podem ser explorados.
“O brasileiro gosta do visual, das praias do Caribe, do povo mexicano, mas o que desejamos é abrir este interesse, este olhar do brasileiro para ter outras experiências e não ficar só na praia. Queremos que eles tenham a oportunidade de mergulhar em um Cenote Sagrado Maia, conhecer os grandes impérios maias, as áreas de pirâmides, as áreas arqueológicas, degustar pratos mexicanos milenares, vivenciar o dia dia do povo mexicano. São mais de 200 milhões brasileiros e 30 milhões com potencial de compra, mas não sabemos exatamente quem são essas pessoas, vamos estudar para atingir essas tribos com produtos que transformem o jeito de viajar”.
De acordo com a CTPM, o tempo médio de cada brasileiro no país é de nove dias com um gasto de US$ 1,755 de despesas e a estimativa para 2018 é que o número aumente de 10 a 12% de brasileiros em relação a este ano. Apesar de ainda manterem os investimentos com foco no segmento romance, luxo, sol e praia, Diana explica que LGBT sai da promoção de luxo e passa a ter ações específicas no segmento.
“Nós estamos abrindo a direção de turismo LGBT, mas com o foco no público final. Queremos mostrar o México sofisticado com ações específicas, estamos pensando até em um espaço na Parada Gay. O México já está tendo treinamento de sensibilização e comportamento em algumas áreas de turismo e para nós já faz parte da integração do produto”.
Nova campanha
Perto de alcançar a marca de 38 milhões de chegadas internacionais e o 7º lugar de país mais visitado do mundo – após pular de 15º em 2013 para 8º em 2016 – o México acaba de lançar a nova campanha mundial “Um mundo em si”. “Temos deserto, temos pirâmides, praias, neve, queremos nos posicionar mostrando que somos um país diversificado com inúmeras opções de experiências”.
Querido Brasil
E mesmo com o bom índice de visitantes brasileiros no país, o México também criou uma nova campanha para inspirar o turismo entre os dois países. No vídeo “Querido Brasil”, o México aparece falando em primeira pessoa e enaltecendo a parceria entre os dois. “Há algo que você precisa saber: gosto muito de você porque nós dois somos a América Latina e esse é o momento de dizer isso bem alto”, diz o vídeo endereçado ao Brasil.
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Com informações do Brasilturis Jornal