Os falsos cognatos são palavras de duas línguas diversas que, embora possuam certa semelhança na forma e uma origem comum, diferem completamente no significado. Dois exemplos, utilizando o inglês e o português: “pretend” (ing.) não significa “pretender”, mas sim “fingir”, “simular”, “aparentar”. “Presently” (ing.) não significa “presentemente”, mas sim “em breve”, “logo”. São falsos cognatos. Existe um livro interessante e pouco conhecido sobre o assunto: A Tradução e os Falsos Cognatos, escrito por Mário Mascherpe e Laura Zamarin.
Abaixo listamos alguns falsos cognatos entre o português do Brasil e o de Portugal:
Portugal: Brasil
Xana: nome feminino
bicha: fila
grelos: um tipo de verdura
cacete: pãozinho
putos: crianças
pica: injeção
punheta (de bacalhau): prato com bacalhau cru desfiado
trepador: ciclista de montanhas
meter: não tem sentido sexual
gozar: tirar sarro, brincar
canalhas: grupo de crianças
caralhinho: pau de madeira usado para mexer a poncha (bebida típica)
crica: vagina
cona: vagina
pila: pênis
durex: camisinha
cu ou rabo: bumbum
olho do cu: cu
broche: sexo oral
fazer um bico: sexo oral
paneleiro: gay (pejorativo)
breque: pum
fufa: lésbica (pejorativo)
dar uma queca: transar
bica: cafezinho
ponta: tesão
estar com histórias: ficar menstruada
Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país soberano unitário localizado no sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. O território português tem uma área total de 92 090 km², sendo delimitado a norte e leste por Espanha e a sul e oeste pelo oceano Atlântico, compreendendo uma parte continental e duas regiões autônomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Portugal é a nação mais a ocidente do continente europeu. O nome do país provém da sua segunda maior cidade, Porto, cujo nome latino-celta era Portus Cale.
[…] para a então colônia do Brasil. Segundo alguns autores e historiadores, o Carnaval da Madeira, em Portugal, que remonta ao período áureo da produção de açúcar, no século XVI, e a sua ligação aos […]