Campanha do Mercado Livre que construiu Beijos Icônicos LGBTQIA+s vira exposição digital na plataforma de Diversidade do Google

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

O Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigxs da Arte, e a GUT São Paulo lançam a exposição digital Beijos Icônicos, desenvolvida a partir de uma campanha publicitária criada para o Mercado Livre em celebração ao mês do orgulho. A ação lançada em junho desse ano tinha como principal proposta universalizar beijos entre todos os tipos de casais .

foto
Reprodução

A mostra será lançada na segunda quinzena de setembro e poderá ser acessada através das plataformas de Diversidade e Inclusão do Google Arts and Culture e #CulturaEmCasa, via smartphone ou computador. A exposição é importante para colaborar com a visibilização dos beijos LGBTQI+, que não são amplamente registrados – prova disso é o fato de que quase todos os beijos icônicos retratados no cenário cultural são heteronormativos.

“Beijos Icônicos” é composta por 10 fotos que retratam beijos inspiradores, clicadas pelo fotógrafo Rodrigo Maltchique. Conhecido por seu trabalho com perfil arrojado e criativo, Maltchique captura nas imagens expressões livres de amor em closes que fazem alusão a momentos icônicos da cultura Pop. As fotos foram produzidas para uma campanha assinada pela GUT São Paulo para o Mercado Livre, empresa patrocinadora da ação, no Mês do Orgulho. O resultado foi tão artístico que o trabalho transbordou para o universo da arte, tornando-se expressão de resistência.

“Para nós, do Mercado Livre, é uma honra receber o convite para o Museu. Ver que nossa campanha cresceu espontaneamente e se tornou um símbolo da luta e do Orgulho LGBTQIA+ nos dá mais força de vontade de continuar com esse trabalho tão lindo que realizamos. Temos em nossa premissa que o amor é livre e, com os ‘beijos icônicos’, trouxemos e fizemos que o amor ganhasse destaque com expressões variadas, representando todas as diversas formas de amar que existem. Com a nossa campanha, pudemos mudar o algoritmo para fazer com que quem se sente invisível diante dos olhos da sociedade, pudesse deixar o seu espaço demarcado”, fala Thais Souza Nicolau, Diretora Regional de Branding do Mercado Livre.

“Essa é uma das partes mais gratificantes do nosso trabalho: ter a oportunidade de ajudar a mover as estruturas, quebrando paradigmas e preconceitos. Uma campanha dá certo quando começa a fazer parte da cultura. Quando nasceu a ideia, sabíamos que seria ousada. Vê-la se transformando em uma exposição de arte e valorizando a bandeira LGBTQIA+ de forma ativa é uma alegria”, comenta Bruno Brux, ECD da GUT São Paulo. “As relações afetivas e as demonstrações de carinho de casais LGBTI+ sempre foram invisibilizadas. Essas referências e imagens de afeto sempre fizeram falta para nossa comunidade. Beijos Icônicos, a nova exposição virtual do MDS, procura ser uma resposta ao retratar beijos entre pessoas LGBTI+ e escancarar esse amor.”, diz Franco Reinaudo, diretor do Museu da Diversidade Sexual.

O Museu da Diversidade Sexual tem como missão fomentar ações que gerem impacto social, como a campanha de Mercado Livre que inspira a mostra Beijos Icônicos “É urgente aproximar do ambiente público as reflexões que esses Beijos Icônicos nos trazem. Outro ponto importante é tornar a exposição o mais acessível possível, por meio de uma ferramenta online e de fácil acesso, como a Google Arts and Culture”, comenta Danielle Nigromonte, diretora geral da Amigos da Arte.

Sobre o Museu da Diversidade Sexual

Primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática, o Museu da Diversidade Sexual foi criado em maio de 2012 e é uma instituição vinculada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Sua missão é preservar o patrimônio sócio, político e cultural da comunidade LGBTQI+ brasileira através da coleta, organização e disponibilização pública de referenciais materiais e imateriais. As atividades culturais, educativas e expositivas do MDS têm foco nas orientações, identidades e expressões de gênero dissidentes.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Panamá deixa de exigir vacinação contra febre amarela para brasileiros

Medida do Ministério da Saúde panamenho retira obrigatoriedade de apresentar certificado internacional na entrada do país

More Articles Like This

- Publicidade -