Mercado de trabalho deve se adaptar às contratações LGBTQIA+

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

É notória a necessidade de inclusão de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho. Por outro lado, há o desafio em corresponder a essa realidade com medidas efetivas para que esses colaboradores e colaboradoras se sintam de fato incluídos e permaneçam nas empresas. E um dos segmentos mais competitivos, o da tecnologia, vem, de uma maneira ou de outra, apresentando alguns índices positivos.

Amanda Gutierrez se considera uma exceção profissional ao ser uma colaboradora da Gateware, empresa de TI com sede no Brasil, Argentina e Estados Unidos, que realiza um trabalho exemplar como Service Manager em uma grande multinacional de bebidas. Ela é uma mulher trans que encontrou no mercado profissional um lugar de destaque, o que é fundamental e constrói um caminho de confiança para a superação e ascensão de grupos sociais muitas vezes marginalizados na sociedade. Amanda integra o time de GW Outsourcing na área de tecnologia da Gateware, um braço estratégico de negócios da empresa de TI.

“Considero que tive sorte por estar dentro da Gateware, que é super inovadora, prestando serviço para outra empresa que é referência em diversidade, mas a minha realidade não reflete o caso da maioria das pessoas LGBTQIA+”, conta Amanda.

“Sabemos que há muito preconceito, embora haja uma inclinação em algumas companhias para medidas mais inclusivas. Ainda assim, seria importante que se acelerassem ações nesse sentido”, avalia.

Ela conseguiu construir uma trajetória de sucesso, em grande parte pela sua qualidade profissional e performance pessoal, mas também porque a empresa em que trabalha está preparada e tem espaço. “Nem todas as companhias que contratam conseguem se adaptar a mudanças. Desde a criação de um simples e-mail até o uso do nome social se tornam desafios no dia a dia para o tratamento da pessoa no trabalho”, conta.

Dessa forma, é importante que as organizações estejam atentas aos detalhes para que a inclusão seja feita de forma confortável, sem preconceitos no ambiente de trabalho.

Nessa direção, há uma série de ações concretas que as empresas podem seguir e executar que visam contribuir com a diversidade. Com a ajuda da Amanda, seguem algumas dicas para empresários e empreendedores.

“A partir do momento em que essas medidas são implementadas, a empresa atinge uma maturidade, consegue manter os colaboradores ou colaboradoras de uma forma, inclusive, que contribuiu para o seu sucesso econômico e administrativo. É importante que a empresa tenha foco na sua capacidade competitiva, ao invés de se preocupar com questões primárias e preconceituosas”, enfatiza.

 

Confira medidas para tornar os ambientes de trabalho mais inclusivos:

– Foque na qualidade profissional do colaborador ou colaboradora, ou não binários

– Valorize a performance profissional do quadro de colaboradores

– Identifique como ele ou ela deseja se apresentar no ambiente de trabalho e respeite

– Busque o diálogo com o objetivo de agregar temas que contribuam para o rompimento de preconceitos

– Prepare o seu time para receber a diversidade e vise que as pessoas LGBTQIA+ consigam se manter nas organizações

 

Sobre a Gateware – Focada em tecnologia e inovação, a Gateware foi fundada em 2000. Com matriz localizada em Curitiba, no Paraná, também possui unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e EUA. Atualmente conta com mais de 170 funcionários e atua em quatro suítes: GW Value Strategy (PMO Gestão de Projetos, GMO Gestão de Mudanças e Business Agility), GW Outsourcing (Alocação e Hunting de Profissionais de TI), GW Solution (Aplicativo LivID que realiza Prova de Vida e Recadastramento Digital por meio do reconhecimento facial e inteligência artificial, e a Consulta de Óbito em todo território nacional) e GW Labs (Fábrica de Softwares Multiplataforma).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

A importância do marketing inclusivo na indústria de viagens

O marketing inclusivo tornou-se uma peça fundamental na estratégia das empresas que buscam se destacar no mercado atual

More Articles Like This

- Publicidade -