Museu da Diversidade Sexual participa da Jornada do Patrimônio

Acontece neste sábado (19), às 14h, mais uma edição do rolezinho, iniciativa promovida pelo Museu da Diversidade Sexual (MDS)

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Acontece neste sábado (19), às 14h, mais uma edição do rolezinho, iniciativa promovida pelo Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, todos os meses pelas ruas da cidade. Esse mês, em virtude do Dia do Orgulho Lésbico, o tema do passeio será “40 anos do levante no Ferro’s bar”.

A ação faz parte da Jornada do Patrimônio, que este ano tem o tema: “Se a cidade, se a cidade fosse minha” que promove, em várias partes da cidade de São Paulo, a criação de debates sobre questões como inclusão e pertencimento, atrelados à concepção dos patrimônios materiais, imateriais e à recuperação dos apagamentos. Pensando nisso, os educadores do MDS vão convidar o público a conhecerem um dos principais pontos pela luta de direitos e visibilidade lésbica que, muitas vezes, fica ofuscada nas outras siglas da comunidade.

A atividade contará com a participação do Coletivo CoMonas e também integra a programação da Semana do Orgulho e Visibilidade Lésbica promovida pelo MDS em parceria com o Sesc 24 de Maio.

Além do rolezinho, quem estiver na região da República no dia poderá participar e curtir a feira de empreendedorismo lésbico. O evento, “Orgulho Lésbico – 40 anos do Levante do Ferro’s bar” reunirá artesãs, musicistas e poetas e terá como ponto alto a apresentação das Sapatrônicas.

E, a partir das 10h, poderá conferir no novo espaço educativo e de acervo do MDS, na Avenida São Luiz, a abertura da exposição “Quando as lésbicas se levantam: a luta e a resistência sapatão nos anos 80”, que conta, por meio de cartazes, cartas, vinis raros e fotos, a história de um dos movimentos mais importantes da comunidade LGBTQIAP+ e que muitas vezes é invisibilizado nas lutas.

Serviço:

Rolezinho: Especial Jornada do Patrimônio e 40 anos do levante em Ferro’s bar
Local de encontro: Av. São Luís, 130 – República – São Paulo
Data: 19/08/2023
Horário: 14h
Link de inscrição: Link

Feira “Orgulho Lésbico – 40 anos do Levante do Ferro’s Bar”
Local: Rua Bráulio Gomes – Lateral da Praça Dom José Gaspar
Data: 19/08/2023
Horário: Das 12h às 19h

Exposição “Quando as lésbicas se levantam: a luta e a resistência sapatão nos anos 80”
Local: Av. São Luís, 130 – República – São Paulo
Data: De 19/08/2023 a 19/011/2023
Horário: De terça à sábado, das 10h às 18h

 

Sobre o MDS 

O Museu da Diversidade Sexual (MDS) é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, sendo o primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à Memória e Estudos da Diversidade Sexual.

A instituição é destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIAPN+ (contemplando a diversidade de siglas que constituem hoje o MDS) e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIAPN+, que se propõe a discutir a diversidade sexual e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e a promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.

Atualmente, o MDS passa por uma reforma de ampliação da sua sede, na estação República do metrô, em São Paulo. Com isso, a unidade terá melhor infraestrutura para abrigar exposições, mostras e demais ações educativas do Museu, alcançando um público ainda maior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

KLM amplia operação diária em São Paulo com novas cabines de luxo

A partir de 20 de maio, todos os voos incluirão as classes World Business e Premium Comfort

More Articles Like This

- Publicidade -