Museu da Diversidade Sexual participa da Jornada do Patrimônio

Acontece neste sábado (19), às 14h, mais uma edição do rolezinho, iniciativa promovida pelo Museu da Diversidade Sexual (MDS)

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Acontece neste sábado (19), às 14h, mais uma edição do rolezinho, iniciativa promovida pelo Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, todos os meses pelas ruas da cidade. Esse mês, em virtude do Dia do Orgulho Lésbico, o tema do passeio será “40 anos do levante no Ferro’s bar”.

A ação faz parte da Jornada do Patrimônio, que este ano tem o tema: “Se a cidade, se a cidade fosse minha” que promove, em várias partes da cidade de São Paulo, a criação de debates sobre questões como inclusão e pertencimento, atrelados à concepção dos patrimônios materiais, imateriais e à recuperação dos apagamentos. Pensando nisso, os educadores do MDS vão convidar o público a conhecerem um dos principais pontos pela luta de direitos e visibilidade lésbica que, muitas vezes, fica ofuscada nas outras siglas da comunidade.

A atividade contará com a participação do Coletivo CoMonas e também integra a programação da Semana do Orgulho e Visibilidade Lésbica promovida pelo MDS em parceria com o Sesc 24 de Maio.

Além do rolezinho, quem estiver na região da República no dia poderá participar e curtir a feira de empreendedorismo lésbico. O evento, “Orgulho Lésbico – 40 anos do Levante do Ferro’s bar” reunirá artesãs, musicistas e poetas e terá como ponto alto a apresentação das Sapatrônicas.

E, a partir das 10h, poderá conferir no novo espaço educativo e de acervo do MDS, na Avenida São Luiz, a abertura da exposição “Quando as lésbicas se levantam: a luta e a resistência sapatão nos anos 80”, que conta, por meio de cartazes, cartas, vinis raros e fotos, a história de um dos movimentos mais importantes da comunidade LGBTQIAP+ e que muitas vezes é invisibilizado nas lutas.

Serviço:

Rolezinho: Especial Jornada do Patrimônio e 40 anos do levante em Ferro’s bar
Local de encontro: Av. São Luís, 130 – República – São Paulo
Data: 19/08/2023
Horário: 14h
Link de inscrição: Link

Feira “Orgulho Lésbico – 40 anos do Levante do Ferro’s Bar”
Local: Rua Bráulio Gomes – Lateral da Praça Dom José Gaspar
Data: 19/08/2023
Horário: Das 12h às 19h

Exposição “Quando as lésbicas se levantam: a luta e a resistência sapatão nos anos 80”
Local: Av. São Luís, 130 – República – São Paulo
Data: De 19/08/2023 a 19/011/2023
Horário: De terça à sábado, das 10h às 18h

 

Sobre o MDS 

O Museu da Diversidade Sexual (MDS) é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, sendo o primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à Memória e Estudos da Diversidade Sexual.

A instituição é destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIAPN+ (contemplando a diversidade de siglas que constituem hoje o MDS) e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIAPN+, que se propõe a discutir a diversidade sexual e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e a promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.

Atualmente, o MDS passa por uma reforma de ampliação da sua sede, na estação República do metrô, em São Paulo. Com isso, a unidade terá melhor infraestrutura para abrigar exposições, mostras e demais ações educativas do Museu, alcançando um público ainda maior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Uber para Empresas oferece viagens de limousine para divulgar serviços premium em São Paulo

Iniciativa contemplou colaboradores de empresas parceiras com passeios por pontos turísticos da capital

More Articles Like This

- Publicidade -