Rio de Janeiro Antigo

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

O bairro de Ipanema no Rio de Janeiro, antiga Vila Ipanema, foi fundado em 1894 e completou 121 anos. O nome foi dado em homenagem a José Antônio Moreira, o Barão de Ipanema e faz referência à região de Sorocaba (SP) onde passa rio homônimo e onde o primeiro barão ergueu uma metalúrgica.

11215863_543097729162794_1749557482373012098_n

A palavra “Ipanema”, que tem origem no idioma tupi-guarani, significa “lago fedorento”, “rio imprestável” ou “água imprópria para nadar e para pescar”. O nome tupi Ipanema admite três interpretações semânticas: “água ruim, rio sem peixes”, através da junção dos termos ‘y (“água”) e panema (“imprestável”); “lagoa fedorenta”, através da junção dos termos upaba (“lago”) e nem (“fedorento”); e “rio amarelo”, através da junção dos termos ‘y (“rio”) e panema (“amarelo”). O nome faz referência a uma região do atual município de Iperó, no estado brasileiro de São Paulo, onde José Antônio Moreira Filho (1830-1899), feito segundo Barão de Ipanema em 1847 (e conde em 1868), tinha uma metalúrgica. Essa metalúrgica, chamada Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, se localizava aos pés do Morro de Ipanema e havia sido fundada por seu pai, o primeiro Barão de Ipanema. José Antônio Moreira Filho investiu seu capital na região atualmente ocupada pelo bairro de Ipanema, fundando a Villa Ipanema. Com esse nome, homenageava o seu local de nascimento, a vila de São João de Ipanema, hoje pertencente ao município de Iperó.

Conheça o acervo de fotos do Rio antigo em:
Portal Brasiliana Fotográfica: http://brasilianafotografica.bn.br/
BNDigital: http://bndigital.bn.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

‘Cabaré Coragem’, com direção de Júlio Maciel, estreia no no Sesc Belenzinho, em SP

O espetáculo nasce da pesquisa sobre a linguagem do cabaré – que mistura música, teatro, dança – e a obra poética e musical de Bertolt Brecht

More Articles Like This

- Publicidade -