Espetáculo de dança Underneath-1 está na agenda da semana na Oficina Cultural Oswald de Andrade

A performance criada por Felipe Teixeira e Mariana Molinos faz parte da programação gratuita de um dos centros culturais que é referência em São Paulo

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

A performance de dança Underneath, criação que integra o projeto FTMM, terá quatro apresentações esta semana na Oficina Cultural Oswald de Andrade (Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP). Idealizado por Felipe Teixeira e Mariana Molinos, o espetáculo conta com sessões de 17 a 20 de janeiro, de quarta a sexta-feira às 19h30 e no sábado às 18h. É a dança como opção de atividade cultural nas férias. A atração é gratuita* com distribuição de ingressos uma hora antes da apresentação.

A performance ocupa um espaço de 3m x 5m demarcado por fitas no chão onde, mobilizados pela sonoridade e pela alta incidência de luz, dois corpos entrelaçados se deslocam, afetando-se mutuamente. O deslocamento lento e contínuo tece a trama dramatúrgica. Um trabalho que investiga a potência de pequenos gestos, de frestas que deixam escapar intimidades. Em possível contraponto ao movimento das relações afetivas da atualidade, es intérpretes se lançam à dificuldade de ver-se completamente revelados um a outro, num exercício de confiança profunda, uma vez que, somente juntes, têm condições de superar as adversidades que suas trajetórias impõem. Assim, a ação continuada, faz com que gestos de carinho possam se tornar agressões, e apoios (para garantir a integridade física) se transformem em ameaça ou acolhimento. Um reflexo de qualquer relação profunda e íntima. Na dança, toda ação, todo gesto, no passar do tempo transfigura, às vezes se torna uma parceria profunda, noutras um vínculo tóxico e abusivo.

Espetáculo de dança Underneath-1 está na agenda da semana na Oficina Cultural Oswald de Andrade
Espetáculo de dança Underneath-1 está na agenda da semana na Oficina Cultural Oswald de Andrade

FICHA TÉCNICA:
Criação e performance: FTMM – Felipe Teixeira e Mariana Molinos
Criação da trilha: DUOb
Operação da Trilha: Renan Luíz
Criação e Operação de luz: Lucas Brandão

Sobre o FTMM

Em 2014, quando se conheceram, Felipe e Mariana rapidamente localizaram o desejo de produzir a partir da investigação minuciosa do gesto, da possibilidade de discursar sobre os afetos e a capacidade de mobilizar as pessoas a partir da instauração da empatia. Aqui chega-se ao Materiais para Intimidades Extremas. Depois de 9 anos produzindo às margens da articulação do senso de inadequação (inclusive sobre a dança, já que as produções de FTMM, sempre ancoradas no corpo, no gesto e no movimento por vezes se articulam em vídeos, gifs, fotografias e textos), este projeto surge para dar a ver os gestos que foram retirados em suas histórias.

Materiais para Intimidades Extremas vem fazer caber toda a criança viada, tomboy, perua, doce, escandalosa e agressiva. Vem mostrar que toda a obsessão em investigar gestos e afetos atravessa toda a produção de FTMM, mobilizando o público a partir de contextos imersivos que deslocam a percepção da passagem do tempo a fim de dar força ao material gestual. A partir deste insight, FTMM propõe revisitar e circular 4 obras (UNDERNEATH-1Material BrutoMeltdown#1 e Ciclos para Desvio), promover a exposição de seu material videográfico, ofertar o compartilhamento de sua pesquisa nesses nove anos através de 3 LABs.

Serviço:

Underneath-1 – Espetáculo de dança

Datas: 17 a 20/01 | Quarta a sexta-feira às 19h30 e sábado às 18h
Duração: 50 minutos
Local: Galeria da Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP

* Vagas: Auditório com 40 lugares – ingressos distribuídos com uma hora de antecedência.

Recomendado para maiores de 14 anos.

@felipeteixeiraemarianamolinos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Bloco ‘Tarado Ni Você’ convida Caetana para show na Casa Natura Musical

No dia 22 de fevereiro, quinta-feira, às 22h30, a Casa Natura Musical recebe o show-tema “A Grande Cobra Coral Encantada”, do bloco Tarado Ni Você

More Articles Like This

- Publicidade -