Museu Casa Mário de Andrade reabre com novidades e acessibilidade

Espaço cultural na Barra Funda, em São Paulo, retorna com exposições imersivas e dobro o tamanho original

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Após um período de intensas reformas, o Museu Casa Mário de Andrade, localizado no bairro da Barra Funda, em São Paulo, reabriu suas portas ao público na última sexta-feira. Com um investimento de R$ 7,7 milhões e uma colaboração com a Organização Social Poiesis, o museu não apenas renovou sua estrutura, como também expandiu significativamente suas instalações, incorporando dois imóveis que faziam parte da história da família de Mário de Andrade.

A renovação permitiu a criação de novos espaços, incluindo salas para mostras temporárias e permanentes, uma loja e um café, além de um auditório com capacidade para 83 pessoas, cuja inauguração está prevista para o segundo semestre de 2024. As instalações agora contam com recursos de acessibilidade, como rampas, placas em braile, elevadores, pisos táteis e banheiros adaptados, garantindo o acesso a todos os visitantes.

Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, destacou durante a cerimônia de reabertura a importância da Casa Mário de Andrade como um símbolo cultural e um espaço dinâmico que promove a literatura, a arte e a memória cultural.

“Mário de Andrade foi uma figura central no modernismo brasileiro. A reabertura reafirma o compromisso que o Governo de SP tem com a preservação e promoção da cultura brasileira, ao oferecer um espaço dinâmico e acessível para a apreciação e a discussão sobre literatura, arte, memória, patrimônio cultural e questões importantes da atualidade”, afirmou Marton.

A programação de reabertura inclui duas exposições principais: “A origem de Macunaíma”, que traz uma experiência em Realidade Virtual e uma exposição multimídia, ambas curadas por Francisco Almendra, e “Estúdio de uma vida”, organizada pela equipe do museu. Ambas as exposições são gratuitas e ficarão abertas ao público até 4 de agosto.

Casa Mário de Andrade - Foto: André Hoff
Casa Mário de Andrade – Foto: André Hoff

Serviço:

Reabertura da Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda, São Paulo – SP.
Próximo ao metrô Marechal Deodoro

Exposição “A origem de Macunaíma”

Período de visitação: 11/05 a 4/08

Curadoria: Francisco Almendra

A mostra apresenta duas partes:

  • Experiência Realidade Virtual (VR)
    Classificação: a partir de 12 anos
    Agendamento pelo site – clique aqui
  • Exposição Multimídia
    Classificação: livre 
    Não é necessário agendar

Exposição “Estúdio de uma vida”

Período de visitação: 4/05 a 4/08

Curadoria: equipe do Museu Casa Mário de Andrade

Toda a programação é gratuita. Fique por dentro das demais atrações pela agenda completa disponível no site do Museu.

Tel.: 11 4096-9900 – ramal 9854; ou pelo e-mail disponível no site.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O Museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. A instituição também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa Mário de Andrade é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Panamá deixa de exigir vacinação contra febre amarela para brasileiros

Medida do Ministério da Saúde panamenho retira obrigatoriedade de apresentar certificado internacional na entrada do país

More Articles Like This

- Publicidade -