Museu Casa Mário de Andrade reabre com novidades e acessibilidade

Espaço cultural na Barra Funda, em São Paulo, retorna com exposições imersivas e dobro o tamanho original

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Após um período de intensas reformas, o Museu Casa Mário de Andrade, localizado no bairro da Barra Funda, em São Paulo, reabriu suas portas ao público na última sexta-feira. Com um investimento de R$ 7,7 milhões e uma colaboração com a Organização Social Poiesis, o museu não apenas renovou sua estrutura, como também expandiu significativamente suas instalações, incorporando dois imóveis que faziam parte da história da família de Mário de Andrade.

A renovação permitiu a criação de novos espaços, incluindo salas para mostras temporárias e permanentes, uma loja e um café, além de um auditório com capacidade para 83 pessoas, cuja inauguração está prevista para o segundo semestre de 2024. As instalações agora contam com recursos de acessibilidade, como rampas, placas em braile, elevadores, pisos táteis e banheiros adaptados, garantindo o acesso a todos os visitantes.

Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, destacou durante a cerimônia de reabertura a importância da Casa Mário de Andrade como um símbolo cultural e um espaço dinâmico que promove a literatura, a arte e a memória cultural.

“Mário de Andrade foi uma figura central no modernismo brasileiro. A reabertura reafirma o compromisso que o Governo de SP tem com a preservação e promoção da cultura brasileira, ao oferecer um espaço dinâmico e acessível para a apreciação e a discussão sobre literatura, arte, memória, patrimônio cultural e questões importantes da atualidade”, afirmou Marton.

A programação de reabertura inclui duas exposições principais: “A origem de Macunaíma”, que traz uma experiência em Realidade Virtual e uma exposição multimídia, ambas curadas por Francisco Almendra, e “Estúdio de uma vida”, organizada pela equipe do museu. Ambas as exposições são gratuitas e ficarão abertas ao público até 4 de agosto.

Casa Mário de Andrade - Foto: André Hoff
Casa Mário de Andrade – Foto: André Hoff

Serviço:

Reabertura da Casa Mário de Andrade

Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda, São Paulo – SP.
Próximo ao metrô Marechal Deodoro

Exposição “A origem de Macunaíma”

Período de visitação: 11/05 a 4/08

Curadoria: Francisco Almendra

A mostra apresenta duas partes:

  • Experiência Realidade Virtual (VR)
    Classificação: a partir de 12 anos
    Agendamento pelo site – clique aqui
  • Exposição Multimídia
    Classificação: livre 
    Não é necessário agendar

Exposição “Estúdio de uma vida”

Período de visitação: 4/05 a 4/08

Curadoria: equipe do Museu Casa Mário de Andrade

Toda a programação é gratuita. Fique por dentro das demais atrações pela agenda completa disponível no site do Museu.

Tel.: 11 4096-9900 – ramal 9854; ou pelo e-mail disponível no site.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O Museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. A instituição também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa Mário de Andrade é da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e gerenciada pela Poiesis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Inscrições abertas para a feira ‘LGBT+ Turismo Expo 2024’ em São Paulo

Agentes de viagens têm até 25 de julho para se inscreverem na exposição de turismo LGBT+, que acontecerá no Hotel Unique

More Articles Like This

- Publicidade -