Terminais Jabaquara e São Mateus da EMTU recebem ações de prevenção e cuidados para marcar o Dia do Sexo

Para lembrar o Dia do Sexo (6/09), a EMTU realizará a partir desta quinta-feira (02) até a próxima segunda-feira (06), ações nos terminais Jabaquara e São Mateus com o objetivo de conscientizar sobre diversidade sexual e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

foto
Reprodução

Em São Mateus, a ação ocorre nos dias 02, 03 e 06/09 em parceria com o Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont. Uma van estará estacionada dentro do terminal para atendimentos que procuram alertar para a LGBTIfobia e os cuidados com a saúde mental, disponibilizando aos interessados orientação sobre o processo da mudança de nome, sexo, hormonoterapia, além de sugestões de cursos de qualificação profissional.
A mesma ação ocorre no Terminal Jabaquara nesta quinta-feira (2/09) com o Centro de Cidadania LGBTI Édson Neri. No dia, a escola ESSA – Escola de Enfermagem participará da ação, disponibilizando aos passageiros aferição da pressão arterial, testes de glicemia e IMC, além da distribuição de materiais informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis. Também no Jabaquara, dia 06/09, o Instituto Cultural Barong estará em unidade móvel, estacionada próximo à Plataforma A, disponibilizando autotestes para HIV e testes de Sífilis e Hepatites B e C. Orientadores do Instituto vão alertar os passageiros sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuir materiais informativos.

foto
Reprodução

Em todas as ações, haverá distribuição de preservativos.
Centro de Cidadania LGBTI – É uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, por meio da Coordenação de Políticas para LGBTI, e tem o intuito de desenvolver atividades e marcar a luta contra a homofobia. Seu nome é uma homenagem à travesti Laura Vermont, assassinada em 2015.
Instituto Cultural Barong – Criado em 1996, o Instituto atua promovendo ações de Saúde Sexual e Reprodutiva. Para alcançar seus objetivos a equipe utiliza recursos lúdicos e linguagem adequada para cada público, produzindo materiais educativos tais como guias, folders e vídeos.
ESSA – Escola de Enfermagem – Criada em 2007, a escola atua na preparação dos alunos ao mercado de trabalho para transformá-los em agentes de saúde.

Serviço

Evento: Conscientização contra a Homofobia, aferição de pressão arterial e testes de glicemia e IMC
Data: 02/09
Horário: 10h às 14h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° – Jabaquara – São Paulo/SP

Evento – Conscientização contra a Homofobia
Data: 02/09, 03/09 e 06/09
Horário: 12h às 17h
Local: Terminal São Mateus
Endereço: Av. Adélia Chohfi, 100 – Jardim Vera Cruz – São Paulo – SP

Evento – Autotestes para HIV, testes de Sífilis e Hepatites B e C e orientações sobre ISTs
Data: 06/09
Horário: 12h às 18h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° – Jabaquara – São Paulo/SP

 

Deixe uma resposta