A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) apresentou ações voltadas para o turismo LGBTQIAPN+ durante a 8ª Conferência Internacional da Diversidade, que ocorreu até na última semana no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo. O evento contou com a participação de lideranças e empresários de diversos países, incluindo Argentina, Uruguai, Colômbia, Canadá, Estados Unidos, Portugal e Espanha.
A coordenadora do Turismo LGBTQIAPN+ da Setur-BA, a drag queen Petra Perón, enfatizou a dedicação da Bahia em se destacar no cenário do turismo inclusivo. “Nossa presença em grandes eventos e feiras de turismo, tanto nacionais quanto internacionais, é uma prova do nosso empenho em promover a diversidade e a inclusão”, destacou Petra.
A Setur-BA aproveitou a conferência para lançar uma nova cartilha que orienta prestadores de serviços turísticos sobre o atendimento ao público LGBTQIAPN+. A cartilha está disponível na TurisQualy, uma plataforma digital desenvolvida pela secretaria que oferece cursos online gratuitos focados em turismo.
Além disso, a secretaria conduziu uma pesquisa para entender como hotéis, restaurantes, empresas de transporte e agências de viagens estão se preparando para acolher melhor esse segmento, utilizando os dados coletados para aprimorar suas estratégias de inclusão.
Entre os destinos mais procurados na Bahia pelo público LGBTQIAPN+ estão Salvador, Itacaré e Maraú na Costa do Cacau, Cairu na Costa do Dendê, Lençóis na Chapada Diamantina, Porto Seguro na Costa do Descobrimento e Praia do Forte na Costa dos Coqueiros.
Vitória da Conquista, na Bahia, anuncia 3ª Marcha do Orgulho LGBTQIA+