A partir do sábado, 03 de agosto, a Galeria Houssein Jarouche em São Paulo receberá a mostra “All The Lonely People” da artista espanhola de pop art Adriana Oliver.
Em 2018 ela expôs individualmente na Duran Mashaal Gallery em Montreal (Canadá) com a mostra “A Night Thought”. Com outros artistas participou também da Secret Fresh Gallery em Manila (Filipinas) e na Abv Gallery em Atlanta (Estados Unidos) neste ano.
Com pinturas pautadas por questões feministas que discutem relacionamento, solidão e força, o conjunto da obra de Oliver faz referência à teoria pós-colonial e ao movimento democrático de vanguarda como forma de resistência à lógica do capitalismo selvagem que deu vida à pop art nos anos 50 mas que hoje é retomada pela artista como forma de resistência e denúncia.
“All The Lonely People” poderá ser visitada gratuitamente até o dia 14 de setembro.
All The Lonely People – Adriana Oliver na Galeria Houssein Jarouche
Abertura sábado, 03 de agosto, das 10 às 17 horas
Entrada Gratuita
Local: R. Estados Unidos, 2109 – Jardim America, São Paulo (próximo ao Metrô Oscar Freire)
Horário de funcionamento: de terça à sexta -feira das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 17h. A exposição segue até dia 14 de setembro de 2019.
Mais informações em galeriahousseinjarouche.com/
Sobre as obras
A pintura “All the Lonely People”, que dá título à exposição, representa, segundo a artista, uma história de amor que terminou. O homem sozinho de cabeça baixa lembra do passado representado pelo retrato do casal (ao fundo). Enquanto a mulher, da pintura “Alone with Everybody”, (veja foto da obra abaixo) está pensando no futuro e olhando para a lua. As cores monocromáticas e noturnas trazem esse sentimento de reflexão e melancolia.
Sobre Adriana Oliver
Nascida em Barcelona (Espanha) em 1990, Adriana Oliver é uma artista figurativa contemporânea e trabalha principalmente com pintura. As obras originais são uma reminiscência de elementos derivados da cultura pop. As pinturas de grande escala são criadas a partir da perspectiva feminista da artista, com interesse em explorar relações de papéis específicos de gênero e estereótipos.
Com uma abordagem que parte da pop art e ressoa o pós minimalismo, diversos temas recorrentes podem ser reconhecidos como a relação com a cultura de massa e a mídia, trabalhando com a repetição e obstrução/ abstração dos rostos de seus personagens.