Lançada em maio, a 2ª mostra idealizada pela Casa Fuerte – reduto de botânica, design e arte, na Lapa – recebe o artista pernambucano Filippe Lyra como curador de sua primeira exposição individual “Estrela Cinnabar”, que apresenta desenhos e pinturas resultantes de suas incursões em fragmentos de Mata Atlântica no interior de Pernambuco. Em cartaz até 13 de julho.
Dedicado à arte latino-americana independente e relação com a biodiversidade, a Casa Fuerte se destaca como ambiente ideal para a mostra, resultante de seis expedições feitas por Lyra ao longo de três anos com o propósito de comunicar conteúdo poético vivenciado pelas caminhadas em meio às matas, pedras e habitantes naturais.
O nome da mostra nasce a partir da percepção do artista em se deparar durante a jornada com diversas “orquídea estrela” (Epidendrum Cinnabarinum), que serviram de fio condutor para guiá-lo ao encontro de novos lugares, além de outros espécimes como Karawatã vermelho e singular (Canistrum Aurantiacum). Nas palavras de Filippe, “passei a ser tomado pela força contida nestes habitantes, pelo caráter bruto de sua existência, e, sobretudo, pela maneira com que trilham um caminho milenar com suas vidas efêmeras neste frágil e ameaçado habitat.”
Em relação às atividades de campo, “cultivar a mentalidade de que é preciso estar aberto ao que o lugar tem para nos dizer, e, assim, poder ser testemunha em primeira pessoa destes seres vivos, de seu drama diário e imemorial”, pontua o artista. “Significa não somente trilhar o caminho, mas ser encontrado por ele durante a caminhada.”
SERVIÇO
2ª Mostra Fuerte apresenta Fillipe Lyra
Onde? Casa Fuerte – Rua Tito, 1469 – Lapa – São Paulo/SP
Quando? Até 13 de julho; terça a sexta, 10h às 18h e sáb., das 10h às 16h
Quanto? Entrada gratuita
Contato? (11) 3641-4881 ou (11) 95224-4788
www.casafuerte.com.br/
@casafuerte1469