Os turistas e moradores da ilha de Fernando de Noronha vivenciam uma nova realidade desde abril deste ano, quando o Decreto Noronha Plástico Zero foi colocado em prática. Agora, o Governo do Estado e a Administração da Ilha ganham mais um importante reforço nessa jornada em prol da sustentabilidade local. Após a parceria com as empresas de impacto Menos 1 Lixo e Iönica, o Grupo HEINEKEN no Brasil, segunda maior cervejaria do País, é anunciado como o novo parceiro do projeto “Noronha Plástico Zero”.
“Com a nova parceria no projeto, serão viabilizadas quatro ações até o final do ano, começando pela instalação de um centro de engajamento em ponto estratégico da ilha que centralizará as ações educativas, como a formação de líderes locais multiplicadores e a distribuição de kits com itens reutilizáveis para os moradores e turistas, que não terão mais acesso a copos, canudos e pratos descartáveis”, conta Guilherme Rocha, administrador da ilha. Ele explica que a iniciativa ainda contempla a melhoria do sistema de coleta e beneficiamento do vidro consumido e descartado na ilha – que já possui um sistema de moagem e doação de pó de vidro para substituição da areia na construção civil.
A meta do projeto “Noronha Plástico Zero” é engajar toda a comunidade local, além dos mais de 100 mil turistas que a ilha recebe anualmente. Desde janeiro, os moradores e empresas instaladas na ilha têm sido impactados por ações de comunicação e participado de atividades pedagógicas focadas em educação ambiental. “Fernando de Noronha tem uma das maiores belezas naturais do mundo e deve ser tratada com cuidado e atenção. Esse projeto tem uma meta ambiciosa, mas que será extremamente exitosa pelo seu aspecto social, mobilizando a comunidade e os admiradores dessa paisagem em torno de um objetivo dessa grandeza”, avalia o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
Para Nelcina Tropardi, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil, a parceria é motivo de orgulho, pois reflete o que a Companhia acredita e está alinhada com sua estratégia para garantir a perenidade dos negócios e contribuir com o futuro dessa e das próximas gerações. “Estamos muito felizes em fazer parte do projeto. Essa é a materialização da nossa estratégia de sustentabilidade, traduzida pelo movimento Mais com Menos. Além de contribuir com a redução de emissões e acúmulo de resíduos plásticos, buscamos a mudança de comportamento efetiva por meio da educação e de atitudes das iniciativas pública e privada e de cada cidadão. É nisso que acreditamos”, comenta a executiva.
“A parceria caracteriza uma inovação por meio da qual empresas se unem e produzem um benefício real para a sociedade e constroem um legado de política pública socioambiental de impacto positivo”, afirma João Bernardo Casali, co-fundador da Iönica. “A transição para um novo modo de vida e consumo é urgente, e nesse sentido não temos tempo para ações paliativas ou meras campanhas de marketing sobre o tema do plástico. Em Noronha, estamos unindo todos em prol dessa mudança – governo, empresas, moradores e turistas – e produzindo frutos que vão se eternizar e se multiplicar, com a participação e engajamento de todos que vivem e frequentam a ilha”, diz Wagner Andrade, diretor de inovação no Menos 1 Lixo.
Decreto Noronha Plástico Zero
Em uma iniciativa inédita no Brasil, a ilha de Fernando de Noronha passou a proibir, desde abril deste ano, a entrada, uso e comercialização de itens descartáveis plásticos, como garrafas de bebidas abaixo de 500ml, canudos, copos, talheres e sacolas de supermercado, além de isopor e demais objetos compostos por materiais como polietilenos, polipropilenos ou similares. Assinado pelo Administrador da ilha, Guilherme Rocha, o decreto deve ser cumprido por todos os bares, restaurantes, quiosques, ambulantes, hotéis, embarcações, pousadas, entre outros estabelecimentos comerciais, e também pelos 3,5 mil moradores e mais de 100 mil visitantes que passam por Noronha todos os anos.
Sobre o Menos 1 Lixo e a Iönica
Menos 1 Lixo é a principal plataforma de educação ambiental do Brasil e já impactou mais de 30 milhões de pessoas, além de centenas de empresas no país. A Iönica é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de soluções de inovação socioecológica e atua apoiando organizações públicas e privadas na transição para a sustentabilidade. Juntas, criaram em 2018 uma “colab” para desenvolver projetos e negócios adequados à uma nova era, mais humana e responsável.
Sobre o Grupo HEINEKEN no Brasil
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA), Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE), Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel, Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Gl acial, No Grau e Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica, Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.