SKOL convoca marcas a se unirem pela causa LGBTQ+

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

SKO. É assim, sem o “L”, que o consumidor de SKOL vai ler o nome da marca nas suas redes sociais em junho. A “perda” de uma letra pode soar como um ato simples, mas vai além de uma mera mudança de design. Patrocinadora da Parada do Orgulho LGBT em São Paulo pelo terceiro ano seguido, a cerveja vai doar a letra que fecha seu nome e que inicia a sigla, para chamar atenção para a importância das diversas comunidades e também dos aliados à causa.

Para amplificar essa conversa, SKOL convidou outras marcas, que também acreditam na construção de uma sociedade que valoriza o respeito, a igualmente doar parte de seus nomes para a causa. Juntas elas formarão a sigla LGBTQ+. Burger King com o “G”, Bis com o “B”, Trident com o “T” e quem disse, berenice?, com o “Q” são as primeiras parceiras nesta ação que não é apenas simbólica: todas as marcas aliadas farão doações reais a quatro instituições que fazem a diferença e ajudam de fato na luta pelos direitos LGBTQ+, como Casinha, Todxs e os coletivos Não Desculpo e Transformação.

Outras #MarcasAliadas que também quiserem doar para essas instituições e se tornarem parceiras desse movimento podem procurar SKOL pelo sitewww.marcasaliadas.com.br ou nas páginas da cerveja no Twitter ou Facebook até o dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBT. Não há um limite para marcas que queiram se aliar: quanto mais empresas se juntarem, melhor. Ao fim da campanha, todo o valor arrecadado pelos aliados será dividido entre as quatro instituições parceiras.

A iniciativa nasceu em junho de 2017, quando SKOL celebrou o Dia do Orgulho LGBT com o filme “Mãos”, um convite para que todas as pessoas que tem um compromisso com a bandeira do respeito também vistam essa camisa e se tornem aliadas à causa. Agora, com a campanha #MarcasAliadas, a intenção é dar ainda mais voz a esse movimento que enfrenta desafios diários para superar o preconceito na sociedade.

Em 2017, SKOL e o IBOPE Inteligência realizaram a pesquisa SKOL Diálogos, um retrato minucioso sobre os principais tipos de discriminação que infelizmente ainda existem no Brasil: racismo, machismo, homofobia e gordofobia. O estudo apontou que, entre os brasileiros que se declararam preconceituosos, a homofobia é a mais citada: 29%. O dado reforça a importância dos aliados na luta contra o preconceito.

Outra pesquisa, esta realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e inteligência de mercado da São Paulo Turismo, apontou que quase 20% do público que frequenta a Parada LGBT da cidade é formado por heterossexuais. Eles são aliados à causa e ajudam a transmitir a importância da empatia pelas pessoas LGBT.

Em 2017, a Skol doou parte das vendas de suas latas na Parada para a Casa 1, um espaço de abrigo e cultura LGBT que se tornou símbolo de resistência e de luta pela causa em São Paulo.  A entidade serve de moradia para pessoas LGBT que foram expulsas de casa em decorrência de sua orientação sexual ou identidade de gênero e também de ponto de encontro para palestras, aulas de línguas e outras ações para ampliarem as opções da população LGBT em situação vulnerável, e esse ano, por indicação do projeto, SKOL vai ajudar a Casinha, projeto irmão e parceiro da Casa 1 que está começando seus trabalhos no Rio de Janeiro.

Para Iran Giusti, fundador da Casa 1, essa visão de auxiliar outros projetos em outras cidades é muito importante. “A doação de 2017 permitiu que o projeto seguisse em pé em 2018, com o aluguel do Galpão Casa 1, onde ocorrem todas as atividades de formação e socioeducativas. E, assim como nós, muitos outros precisam desse auxilio. Para realizar as mudanças estruturais que grupos minorizados lutam é preciso ter essa visão que a marca teve de expandir, fazer parcerias e estar atenda a novos projetos”, disse Iran.

Lucas Melo, 27, é organizador institucional da Casinha e acredita que o apoio recebido neste ano vai viabilizar o aluguel de um espaço físico no centro do Rio que ajude pessoas LGBT em vulnerabilidade. Hoje, a Casinha funciona como um espaço virtual para encaminhamento de demandas dessa população para parceiros e apoiadores e recebe entre 10 e 20 mensagens por mês de pessoas que buscam auxílio em empregabilidade, saúde, cidadania e educação. “Queremos ser no Rio o que a Casa 1 é em São Paulo. Somos os irmãos mais novos deles e essa parceria com marcas vai agilizar o que já estamos buscando há quase um ano”, disse.

“SKOL quer motivar cada um dos nossos consumidores ou aqueles que são impactados por nossas mensagens a também ser um aliado nessa causa tão importante. Acreditamos que um grande e constante movimento de conscientização envolvendo agentes capazes de influenciar pessoas e empresas ajuda a sociedade a evoluir em um caminho de valorização do respeito a todas as pessoas”, disse Daniel Feitoza, gerente de marketing de SKOL.

Neste ano, Burger King, Bis, Trident e quem disse, berenice?, marcas que também se empenham na luta pelo respeito e pelos direitos iguais a todos e todas, se comprometeram a reunir doações em prol das ONGs parceiras.

“Diversidade tem tudo a ver com a gente. Essa é uma causa que o BK abraça sempre em relação aos seus consumidores. E agora, com essa iniciativa da SKOL temos a oportunidade de estar junto a diferentes empresas para atingir um objetivo maior. Acreditamos que isso pode servir de inspiração para as pessoas. E o fato de tudo isso acontecer no momento da Parada do orgulho LGBT, que o BK está apoiando, parece uma combinação perfeita”, disse Thais Souza Nicolau, gerente de Comunicação do Burger King.

“Recebemos esse convite especial e aceitamos logo de cara, afinal BIS é feito para dividir momentos de alegria e acredita que todos devemos aproveitá-los como e com quem quisermos: seja com amigxs, família ou namordxs” afirma Fabio Melo, diretor de Chocolates para Mondelez Brasil.

“Trident é democrático em sua essência e nosso produto vive nos bolsos dos consumidores brasileiros. Quando recebemos o convite para participar dessa ação tão icônica, nossa resposta não poderia ser outra além de aceitar. Por ser uma marca tão presente no dia a dia das pessoas, entendemos que não poderíamos ficar fora de um momento tão importante para a sociedade”, disse Julia Salgado, gerente da marca de Balas e Gomas para Mondelez Brazil.

“quem disse, berenice? sempre acreditou que cada um tem a liberdade de questionar as regras para encontrar sua própria verdade. Ao emprestar nosso ‘quê’, de queer, para a causa LGBTQ+ estamos contribuindo pra empoderar, em uma só voz, todos que buscam o amor, o respeito e a liberdade pra ser você mesmo, livre de qualquer rótulo” comenta Álvaro Garcia, diretor da marca quem disse, berenice?.

Outra instituição que receberá o apoio das #MarcasAliadas é a startup ​social sem fins lucrativos Todxs. Com 90 membros espalhados pelo país, a organização tem o compromisso de combater a LGBTIfobia no Brasil por meio da tecnologia e inovação. Uma das suas iniciativas, o TODXS App, mapeia atos de cunho LGBTIfóbico no Brasil – possibilitando que o usuário registre a sua denúncia, informe-se sobre seus direitos e leis de proteção LGBTI+ no país, e também descubra organizações de apoio na sua região. O aplicativo está ligado ao Ministério de Transparência e Controladoria Geral da União e auxilia na construção de uma rede que ajuda a criar melhores políticas públicas para o Brasil.

“Em 2016, eu e mais três amigos soubemos de um ato de discriminação com um conhecido em Fortaleza e ficamos sem palavras quando soubemos que ele não tinha a quem recorrer. Iniciamos ali a ideia de criar algo que fosse de fato ajudar na proteção de pessoas LGBTI+. Iniciamos como um app, mas hoje fomos muito além, criando projetos que vão de pesquisas a nível nacional usando machine learning até programas de liderança LGBTI+ e plataformas de ​inclusão e ​​retenção ​de pessoas trans em escolas brasileiras”, disse Willian Mallmann, de 22 anos, cofundador e diretor executivo da startup.

O Coletivo Não Desculpo, grupo de lésbicas que lutam contra os estigmas, estereótipos, discriminação e preconceito contra mulheres lésbicas ou bissexuais também receberão o apoio pela primeira vez. “Estamos buscando ampliar a perspectiva de como falar das coisas que nos afligem e uma das nossas vontades é levar o debate também à periferia porque entendemos que a nossa sexualidade, enquanto mulheres lésbicas e bissexuais é fetichizada, infantilizada e invisibilizada. Precisamos ampliar esse diálogo, já que nos fazer ouvir pode ser o início do rompimento do ciclo de violência, na qual muitas mulheres estão subjugadas”, afirma Paula Morais, uma das quatro mulheres à frente do coletivo.

A quarta ONG que será beneficiada é o Coletivo Transformação, composta por alunos e professores do Cursinho Popular Transformação, um curso preparatório para pessoas trans prestarem o ENEM. O projeto promove educação e cultura para pessoas transgêneras, travestis e não binárias em aulas no centro de São Paulo e teve três alunos aprovados no vestibular em 2017. Hoje atende 18 pessoas. A ajuda das marcas aliadas vai expandir essa capacidade. “Hoje temos professores voluntários e com algumas doações conseguimos transporte e alimentação para os alunos. Essa parceria nos ajudará a atingir mais pessoas e isso é o mais importante para nós”, disse Lucy Lazuli, coordenadora do Transarau e aluna do cursinho.

Para o doutorando em diversidade pela USP e consultor de SKOL, Ricardo Sales, as marcas têm um poder mobilizador e ter empatia por essa causa é muito importante. “Quando nos sensibilizamos pelas vítimas de crimes motivados por LGBTfobia, podemos e devemos nos tornar aliados na luta contra o preconceito.  Isso nos ajuda a refletir sobre os direitos básicos que os LGBT não têm, o que passa por questões de cidadania até outras mais simples, como  andar de mãos dadas na rua com sua namorada, seu marido”, disse ele.
A ação #MarcasAliadas é uma criação da agência F/Nazca Saatchi & Saatchi.

Ambev e a diversidade
Dentro da companhia, funcionários são incentivamos a compartilharem valores de autenticidade e respeito. Em 2016, com o objetivo de discutir melhorias que garantam total igualdade para todos funcionários LGBT, foi criado o grupo LAGER (Lesbian and Gay and Everyone Respected). Ele é responsável por promover um ambiente de trabalho com essas condições, reafirmado a Carta de Compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBT, da qual a companhia é uma das signatárias.

O LAGER também desenvolveu um treinamento específico para os profissionais da área de Gente e Gestão da Ambev que participam de entrevistas com candidatos a vagas na companhia garantindo total igualdade nos nossos processos de seleção.

Entidades apoiadas
Casa 1
Espaço de abrigo e cultura LGBT que se tornou símbolo de resistência e de luta pela causa em São Paulo, a Casa 1 serve de moradia para pessoas LGBT que foram expulsas de casa e também de ponto de encontro para palestras, aulas de línguas e outras ações para ampliarem as opções da população LGBT em situação vulnerável. Foi apoiada por SKOL em 2017.

Todxs
É uma startup social sem fins lucrativos que usa a tecnologia como ferramenta para criar soluções práticas e inovadoras de impacto direto para construir um Brasil mais inclusivo para todos. Possui cerca de 90 membros voluntários trabalhando em mais de 15 iniciativas, como, por exemplo, o TODXS App, o primeiro aplicativo brasileiro que compila informações sobre os direitos da população LGBTI+ brasileira. São, por exemplo, mais de 700 leis municipais, estaduais e federais e um portal de denúncia ligado diretamente ao Ministério da Transparência-CGU disponibilizado gratuitamente para toda a comunidade LGBT no Brasil.

Não Desculpo
Coletivo de mulheres lésbicas que promove encontros no formato de rodas de conversa possibilitando a troca de forma horizontal, construtiva e singular entre mulheres homossexuais ou bissexuais. O projeto nasceu como braço da festa “Desculpa Qualquer Coisa”, criada em 2016 e se expandiu pela necessidade de articular diálogos, uma estratégia de defesa, de limites, de choques e resistência das mulheres.

Coletivo Transformação
O Coletivo Transformação conta com a participação de aproxidamante 70 vonluntáries, dos quais 18 são alunes e o restante atua no corpo docente do Cursinho Popular Transformação e demais atividade do coletivo como o TRANSarau e a TRANSarrada. O Cursinho Popular Transformação conta com as parcerias da Ação Educativa, onde são realizadas as aulas e do CRD (Centro de Referência a Diversidade), que colabora com lanches e passagens para alunes. Com novas parcerias, eles desejam ampliar os acessos da população trans a mais eventos culturais, como museus, shows e teatros e promover TRANSarais em locais públicos e periféricos, assim como produzir um segundo volume do livro “Antologia Trans”.

FICHA TÉCNICA:
AGÊNCIA: F/Nazca Saatchi & Saatchi
CLIENTE: Ambev
PRODUTO: Skol
TÍTULO: #MarcasAliadas LGBTQ+
1a DATA: 27/05/2018
DIREÇÃO GERAL DE CRIAÇÃO: Fabio Fernandes
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO:  Pedro Prado | Rodrigo Castellari
CRIAÇÃO: Rodrigo Adam | Dudu Barcelos
ATENDIMENTO: Ricardo Forli | Thiago Iusim | Beatriz Almonacid | Luiz Gama | Aline Pacheco | Rafael Franceschini | Antônio Salgueiro
MÍDIA: Mauricio Almeida | Fernando Nogueira | Amaury Magalhães | Bruna Guise | Marina Signori | Luiza Oliveira
PLANEJAMENTO: Rita Almeida | Danilo Lima | Giovana Orlandeli | Rafael Moura
CONTEÚDO: Fernanda Fontes | Rafael Venturelli | Gabriela Moura | Nabil Carone | Ana Paula Martinelli
B.I.: Diego Mattera | Verônica Zanuzzo
PRODUÇÃO GRAFICA: Jomar Farias | Leandro Ferreira
ARTBUYER: Edna Bombini | Juliana Gardim
APROVAÇÃO (AMBEV/SKOL): Paula Lindenberg | Maria Fernanda Albuquerque | Daniel Feitoza | Kim de Moraes | Mariana Bier
APROVAÇÃO (MONDELEZ/TRIDENT): Renata Vieira | Maximiliano Diaz | Julia Salgado | Isabella Arão
APROVAÇÃO (MONDELEZ/BIS): Fabio Melo |Caio Colzi | Julia Santos
APROVAÇÃO (quem disse, berenice? ): Álvaro Garcia | Juliana Perna | Natasha Sanchez de Paula
APROVAÇÃO (BURGER KING): Ariel Grunkraut | Thais Nicolau | Natalie Bursztyn | Bruna Yoshida
CONSULTOR DE COMUNICAÇÃO E DIVERSIDADE: Ricardo Sales

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

‘Cabaré Coragem’, com direção de Júlio Maciel, estreia no no Sesc Belenzinho, em SP

O espetáculo nasce da pesquisa sobre a linguagem do cabaré – que mistura música, teatro, dança – e a obra poética e musical de Bertolt Brecht

More Articles Like This

- Publicidade -