Mostra de Arte Interativa em São Paulo: Explorando a Qualidade do Ar e Meio Ambiente na Praça Adolpho Bloch

Depois de passar pelo Parque Burle Marx, a mostra "VIVACIDADE - poéticas socioambientais" ocupa a Praça Adolpho Bloch em São Paulo

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

Depois de passar pelo Parque Burle Marx, a mostra “VIVACIDADE – poéticas socioambientais” ocupa a Praça Adolpho Bloch, nos Jardins, em São Paulo. De 26 de agosto a 10 de setembro, a obra de arte digital “RESPIRAMOS” (2023) ilumina o local, ao mesmo tempo em que reflete o conteúdo do ar que respiramos, em tempo real, a partir da coleta de dados sobre as concentrações de poluentes aéreos da cidade (divulgados pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

A cada momento, a escultura de luz criada pela dupla de artistas digitais Rizomatique possui um colorido diferente. A interatividade do público se dá através de um tablet, que será fornecido ao participante pela monitoria da mostra.

A partir do aparelho, é possível selecionar os componentes do ar para a visualização na escultura. Cada cor equivale a um dos poluentes mais comuns em São Paulo: partículas inaláveis (MP10), partículas inaláveis finas (MP2,5), ozônio (O3), monóxido de carbono (CO), dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2). Todos esses elementos são invisíveis ao olho nu, mas a escultura os revela através dos espectros de cor referentes a cada poluente no ar.

A estrutura de LED vazada integra-se com as árvores e o paisagismo da praça e sua alimentação é de fonte renovável e com o menor impacto ambiental possível (não há gerador, que é derivado de petróleo e, portanto, mais poluente).

O convite é refletir a respeito da qualidade do ar que respiramos, das mudanças climáticas e da densidade demográfica de uma megalópole como São Paulo. A linguagem da mostra é direcionada a crianças e jovens pelo caráter pedagógico. Porém, devido ao formato ao ar livre, impacta um público massivo.

Este presente à São Paulo vem através da produtora Cult.Bit (da curadora Marília Pasculli e de João Frugiuele), patrocínio do Meta / Facebook e realização do Promac (Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais).

Foto: Antônio Frugiuele
Foto: Antônio Frugiuele

SOBRE:

A mostra VIVACIDADE – poéticas socioambientais volta à São Paulo em 2023 com sua missão de abordar arte, tecnologia e meio ambiente. Esta é sua segunda edição, após um hiato de 10 anos. Em 2013, a mostra ocupou a Avenida Paulista com seis obras (interativas e visuais), com uma curadoria de grandes nomes da arte digital nacional e internacional, como: Nina Valkanova & Moritz Behrens, Music Technology Group, Tecné Collective, memeLab, entre outros. A curadoria é de Marília Pasculli e a produção da Cult.Bit.

SERVIÇO:

  • Mostra VIVACIDADE – poéticas socioambientais (parte 2) de 26 de agosto a 10 de setembro de 2023
  • Preço: Grátis
  • Onde: Praça Adolpho Bloch, esquina com Avenida Brasil, Jardins, São Paulo-SP
  • Funcionamento – 24 horas
  • Interatividade – aos sábados e domingos, das 10h às 17h.

FICHA TÉCNICA:

  • Curadoria: Marília Pasculli
  • Produção: Cult.Bit
  • Patrocínio: Meta | Facebook
  • Realização: Promac (Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais)
  • Apoio: Farah Service
  • Instagram: @cult.bit

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

Panamá deixa de exigir vacinação contra febre amarela para brasileiros

Medida do Ministério da Saúde panamenho retira obrigatoriedade de apresentar certificado internacional na entrada do país

More Articles Like This

- Publicidade -