Largo do Arouche é a próxima parada do Projeto PrEP na Rua

Neste domingo (3), das 10h às 14h, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, estará no Largo do Arouche, no centro da capital, com o Projeto PrEP na Rua, iniciativa pioneira que disponibiliza a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV fora das unidades de saúde.

foto
Reprodução

A PrEP consiste no uso constante de medicamentos antirretrovirais (na forma de um comprimido por dia), de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. O primeiro frasco de medicamentos é entregue ao final do processo de teste e consulta com os profissionais de saúde que estarão presentes no Largo do Arouche, tradicional ponto de encontro da população gay e de pessoas trans na cidade de São Paulo.

“O objetivo do Projeto PrEP na Rua é oferecer essa forma de prevenção onde algumas populações mais vulneráveis ao HIV costumam frequentar, simplificando o acesso e retirando barreiras”, afirma Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids.

Segundo dados SMS, até o dia 10 de setembro, 14.180 pessoas já iniciaram a PrEP nas unidades municipais de saúde da cidade de São Paulo. Esse número é representa um terço de todos os registros de PrEPs iniciadas no Brasil. Segundo Cristina, a PrEP é um dos fatores responsáveis pela queda nos números de novos casos de HIV na cidade de São Paulo nos últimos três anos.

Além da PrEP, estará disponível no local teste rápido para HIV, camisinhas externas e internas, gel lubrificante e kits de autoteste para HIV – que permite que as pessoas façam o teste em casa.

Próximas ações do Projeto PrEP na Rua

Na mesma semana, o Projeto PrEP na Rua estará na zona leste da cidade. Na quinta-feira (7), a equipe da Coordenadoria de IST/Aids estará, das 18h às 21h na Praça Brasil, na Coab II de Itaquera. A ação acontecerá após um Luau realizado todo mês na praça.

O que é preciso para iniciar a PrEP?

A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se não houver impedimentos, a pessoa já sai com o medicamento. Após 25 dias, ela deve se dirigir a uma unidade da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids de sua escolha para dar continuidade ao método de prevenção.

A PrEP está disponível no SUS desde janeiro de 2018. Tem como público prioritário pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, o que inclui alguns segmentos sociais, como gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes, quando um tem HIV e o outro não.

O resultado do teste rápido, tanto para pessoas que buscam a PrEP como para quem apenas desejar realizar o teste para HIV, é dado por um profissional da saúde em local isolado. Em caso de teste reagente, é realizado um segundo exame. Se confirmado o resultado, a pessoa é orientada a buscar uma unidade de saúde especializada em IST/Aids. A equipe que realiza ação extramuros faz o acompanhamento até que a pessoa seja acolhida na unidade mais conveniente para o início do tratamento. Em caso de alteração na taxa de creatinina, a pessoa será encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde.

Na capital paulista, a PrEP está disponível nas 26 unidades da RME em IST/Aids. Pessoas trans e travestis que fazem hormonização em um dos serviços municipais de referência também podem ter acesso à profilaxia na unidade em que já são acompanhadas.

Sobre o autoteste para HIV

O autoteste para HIV permite que qualquer pessoa possa realizar o teste com a coleta de fluido oral. O resultado demora entre 20 a 30 minutos. Essa tecnologia amplia as possibilidades de testagem dando maior autonomia e privacidade para a população. Em caso de resultado positivo, a pessoa tem atendimento prioritário em qualquer unidade da RME.

Os kits estão disponíveis na RME em IST/Aids, nas unidades municipais de saúde que são referência para hormonização de pessoas trans, em organizações parceiras e em algumas ações de rua realizadas da Secretaria Municipal da Saúde.

Serviço:

PrEP na Rua no Largo do Arouche

O quê: Oferecimento do início da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) para HIV, Teste Rápido para HIV, distribuição de kits de autotestes para HIV, camisinhas e gel lubrificante
Onde: Largo do Arouche, Centro, São Paulo
Data: Domingo, 3 de outubro
Horário: Das 10h às 14h

Deixe uma resposta