Cliente LATAM agora pode adquirir opção de devolução integral em crédito na compra de sua passagem aérea

Companhia também acaba de ampliar sua rede de atendimento e solicitação de reembolso por Direito de Arrependimento já pode ser feita 100% online

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Para oferecer uma melhor experiência aos seus clientes, a LATAM acaba de se tornar a primeira companhia aérea do Brasil a disponibilizar ao passageiro a possibilidade de contratar, no momento da compra, a opção de devolução integral em crédito do valor pago pela passagem em caso de desistência. O produto LATAM Flex¹ pode ser adquirido em latam.com para todos os voos e passageiros incluídos na reserva, nas tarifas que não oferecem a opção de reembolso e mediante o pagamento de um custo adicional. Já o cancelamento pode ser realizado até a data do embarque em “Minhas Viagens” e o crédito integral da passagem aérea será disponibilizado no LATAM Wallet para ser utilizado em outros serviços e produtos da companhia. O serviço, vale destacar, não está disponível para resgate de passagens com troca de pontos LATAM Pass.

Segundo Rafael Walker, diretor global de Customer Care do grupo LATAM Airlines, “o LATAM Flex é mais uma facilidade que veio para melhorar a experiência de nossos passageiros. Muitas vezes os planos mudam e queremos remanejar os compromissos de forma rápida, eficiente e sem prejuízos. Oferecer a liberdade de pagar por um produto apenas se desejado é uma forma de valorizar cada vez mais os nossos clientes.”

A LATAM também acaba de possibilitar de forma 100% online a solicitação de reembolso por Direito de Arrependimento. O pedido estava disponível apenas por telefone e agora pode ser feito também em latam.com (Minhas Viagens), desde que realizado em até 24 horas após a compra da passagem, para voos que tenham a data de embarque em sete dias ou mais.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA LATAM

A LATAM vive um processo de Transformação Digital que busca ressignificar a relação da companhia com o cliente e tornar toda a sua jornada de viagem cada vez mais simples, rápida e segura. A primeira fase da transformação mais visível ao cliente no Brasil foi iniciada em 2021, baseada em quatro pilares: novo fluxo de compra no site, que conta com perfil com todas as informações do cliente em um só lugar, notificações personalizadas, check-in automático e LATAM Wallet. O processo de Transformação Digital da LATAM também se aplica aos aeroportos brasileiros, reduzindo em até 50% o tempo de atendimento. Confira as iniciativas:

  • SITE MAIS INTELIGENTE: o cliente LATAM pode armazenar todas as suas informações e preferências em seu cadastro para agilizar futuras compras. Os clientes não cadastrados também podem efetuar compras e obter o comprovante de finalização para download.
  • CHECK-IN AUTOMÁTICO: logo após concluir a compra da sua passagem aérea, o cliente recebe o cartão de embarque virtual, que é atualizado de forma dinâmica e permite ao passageiro saber se houve mudança na rota, data, horário e portão de embarque. A funcionalidade já é utilizada por mais de 80% dos passageiros domésticos no Brasil e permite a redução de até 20 minutos no tempo de espera e atendimento nos aeroportos.
  • LATAM WALLET: é a carteira virtual da companhia aérea. Os créditos de pontos e reembolsos do cliente ficam armazenados nesta ferramenta e podem ser utilizados a qualquer momento para aquisição de novos produtos e serviços. Também permite acesso à uma nova experiência no LATAM Pass, o programa de fidelidade da LATAM.
  • CHAT PARA ALTERAÇÕES DE VOOS: o cliente pode concluir online e diretamente com um agente da LATAM as alterações de voos impactados por condições meteorológicas adversas ou contingência de voos em aeroportos, por exemplo.
  • WHATSAPP: o cliente tem fácil acesso à ferramenta diretamente pelo celular ou pelo site, com orientação rápida e fácil para tópicos frequentes ou mesmo falar com um dos atendentes.
  • DESPACHO AUTOMÁTICO DE BAGAGEM: totem de autoatendimento disponível para os clientes dos aeroportos de Brasília, Galeão, Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza e Confins. Atualmente, 70% dos clientes no Brasil já pesam, etiquetam e despacham as suas bagagens para aeronave de forma autônoma nesses equipamentos.
  • GOOGLE WALLET: os bilhetes da LATAM podem ser armazenados nesta ferramenta e agilizar o acesso ao documento e embarque nos aeroportos.
  • ANTECIPAÇÃO E POSTERGAÇÃO DE VOO: os clientes podem agora antecipar ou postergar o voo no mesmo dia diretamente em latam.com ou aplicativo LATAM – a função estava disponível somente no balcão da companhia nos aeroportos. Para isso, basta acessar a seção “Minhas Viagens” entre 24h e 1h40 antes do voo doméstico ou internacional.

 

A LATAM, vale destacar, conseguiu um feito histórico no Brasil durante o primeiro semestre de 2023. Segundo os indicadores registrados na plataforma Consumidor.gov.br, a companhia se tornou a empresa aérea menos reclamada do Brasil entre passageiros e membros dos programas de fidelização do setor aéreo. Os indicadores da plataforma apontam que a LATAM registrou o menor índice do País no período em comparação com outras companhias aéreas e seus programas de fidelidade somados, com 0,87 reclamações a cada 1 mil clientes. Nos seis primeiros meses do ano, a companhia também registrou o menor tempo de resolução ao cliente do setor no País, com índice de 3,6 dias em média.

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