Museu da Diversidade Sexual divulga programação inclusiva para o mês de outubro

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -
- Publicidade -

No mês de outubro, o Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, comprometido em promover a inclusão e celebrar a riqueza da diversidade, tem uma programação educativa com série de cursos, encontros e eventos para a comunidade LGBTQIAP+, além de se aproximar da população da região da República.

Confira a programação completa:

Café com a Vizinhança: Conexões que transformam
Data: 06/10/2023
Horário: 16h às 18h
Local: Sebrae – Rua Vinte Quatro de Maio, n° 32, República. São Paulo – SP
Vagas: 30
O Café com a Vizinhança é um evento que busca conectar o Museu da Diversidade Sexual com a comunidade local. Uma oportunidade para vizinhos, moradores e trabalhadores se reunirem, compartilharem experiências e fortalecerem laços. O MDS acredita que esses encontros aproximam e conectam histórias.

Oficina de Abayomis: Celebrando a Cultura Afro-Brasileira
Data: 12/10/2023
Horário: 14h
Local: Ateliê MDS – Avenida São Luiz, 120 – República
Vagas: 10
Em comemoração ao Dia das Crianças, o MDS oferece uma oficina de criação de Abayomis, bonecas pretas feitas de retalhos e nós. Esta atividade lúdica trabalha questões de gênero, estimulando crianças a construir suas próprias bonecas, simulando o processo de construção da identidade de gênero. Esse encontro é destinado às crianças e suas famílias, mas é aberto para todos os públicos. Inscreva-se aqui.

Oficina de Teatro: Imagem e Debate para a Diversidade
Data: 13/10/2023
Horário: 15h
Local: Ateliê MDS – Avenida São Luiz, 120 – República
Vagas: Livre
Essa é a primeira vez que o equipamento faz uma oficina de teatro fundamentada nas metodologias do “teatro do oprimido”. Ela oferece a oportunidade de experimentar a linguagem teatral, discutir questões LGBTQIAP+ e construir soluções juntos.

Um Conto Cria um Encontro: Celebrando Duas Narrativas Inspiradoras
Data: 14/10/2023
Horário: 14h
Local: Ateliê MDS – Avenida São Luiz, 120 – República
Vagas: Livre
Nesta contação de história, em Libras e português, celebra o encontro entre as narrativas de Carolina Maria de Jesus e Xica Manicongo. Através do corpo e da palavra, os educadores-artistas Isart Silva e Bruno Vital apresentam uma parceria entre o Museu das Favelas e o MDS.

Foto: Eduardo Cordeiro / Divulgação
Foto: Eduardo Cordeiro / Divulgação

Sobre o MDS 

O Museu da Diversidade Sexual (MDS) é uma instituição do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, sendo o primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à Memória e Estudos da Diversidade Sexual.

A instituição é destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIAPN+ (contemplando a diversidade de siglas que constituem hoje o MDS) e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIAPN+, que se propõe a discutir a diversidade sexual e tem, em sua trajetória, a luta pela dignidade humana e a promoção por direitos, atuando como um aparelho cultural para fins de transformação social.

Atualmente, o MDS passa por uma reforma de ampliação da sua sede, na estação República do metrô, em São Paulo. Com isso, a unidade terá melhor infraestrutura para abrigar exposições, mostras e demais ações educativas do Museu, alcançando um público ainda maior.

Sobre o Instituto Odeon 

Atualmente o Museu da Diversidade Sexual é gerido pelo Instituto Odeon, uma organização social que tem como missão promover gestão e produção cultural e artística de excelência, em diálogo com a educação, agregando valor público para a sociedade. O Instituto Odeon existe para trazer mais cultura para as cidades e mais arte para as pessoas. Quer transformar a percepção do público sobre museus e eventos culturais, trabalhando em direção a um país que promove a expressão da arte, expande o acesso ao que é produzido e leva a sério seu legado cultural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -
- Publicidade -

Latest News

KLM amplia operação diária em São Paulo com novas cabines de luxo

A partir de 20 de maio, todos os voos incluirão as classes World Business e Premium Comfort

More Articles Like This

- Publicidade -